quarta-feira, 10 de julho de 2024

RODADA DE NEGOCIAÇÃO DEBATEU TECNOLOGIA

 



A rodada de negociação ocorrida nesta data, 10, debateu Tecnologia. Pela Afbepa participaram Kátia Furtado e Ana Carolina (advogada do escritório Tuma&Torres); Tatiana Cibele, Érica Fabíola, Vera Paoloni e assessoria jurídica estavam pelo Sindicato; Dirad, Ditec e assessoria compunham pelo Banpará.

O Sindicato expôs a previsão contida na Cláusula 41 da Minuta, que trata da Tecnologia. Neste Artigo se pede a modernização do parque tecnológico, de equipamentos e sistemas.

Nos parágrafos do artigo se pede contratação, redução de terceirizados e protocolos de ação aos empregados, quando os sistemas estiverem indisponíveis.

Não houve uma posição efetiva do Banpará no sentido de substituição de sistemas. Acerca dos equipamentos, foi informado da troca de 400 terminais de caixas, com perspectivas de troca de mais terminais.

O Ditec nos informou que há investimentos em links de Internet do Elon Musk, que propiciará efetiva conectividade de alta performance, com prazo de 90 dias para isso funcionar.

Sobre projetos estruturantes o Diretor falou do datacenter, que armazenará é processará dados com mais rapidez e com mais memória. O tempo para funcionamento é de 9 meses, segundo o Ditec e Dirad.

A Afbepa sabe desse projeto multidisciplinar, da modernização do datacenter, que o Bacen exigiu do Banpará, há cerca de mais ou menos 3 anos, mas que até hoje  não foi finalizado. A Afbepa torce que dê certo.

A Aquisição de Servidores Hiper Convergentes com processador e memórias altamente modernos.

A Afbepa expôs o seu relatório com diagnósticos da área tecnológica e solicitou que medidas sejam providenciadas, a exemplo de criar procedimentos padrões para as Unidades de como agir internamente e com a clientela em caso de panes, intermitências e não funcionamento dos Sistemas; a Área de Tecnologia criar Comunicados para os Locais de Trabalho acerca dos problemas Tecnológicos,  principalmente tempo de resolução; elaborar plano de ação para resolução das principais causas de instabilidade no PDCRED, SPA, INTERNET BANKING e CONTA CORRENTE. Este Plano de Ação deve ter, além do problema, responsáveis e prazos; os Projetos Estratégicos de TI têm de ser vistos como projetos do Banpará como um todo; assessor de TI para a Presidente; Fortalecimento e Autonomia da Gerência de Conformidade de Contrato  de TI-GECTI; Fortalecimento das Competências do Fiscal do Contrato na prática, saber o que fazer quando ocorrem determinados problemas e incidentes, em especial quando há má prestação de serviço pelo contratado; Reforçar pedagogicamente o papel do fiscal do contrato;  Criar estratégias Organizacionais para a TI, a fim de que todos entendam que o Banco é um só, inclusive com outras Superintendências, em especial as de projetos estratégicos; Contratação de Novos TIs; Substituição de Sistemas defasados ou obsoletos, entre outros pontos mais internos.

O Ditec informou que na Intranet do Banpará há disponível o Projeto Nova Automação, o Plano Diretor de TI e o Projeto Estratégico da Área de TI, e foi pedido para que o Diretor envie para as Entidades.

A preocupação da Afbepa é que isso fica muito no formal, sem que na prática se veja resultados,  daí o pedido da nossa Associação de um Grupo de Trabalho para acompanhar os Projetos e encaminhamentos da tecnologia.

Houve polêmica nesse pedido, pois o Dirad falou que trata de assuntos confidenciais. Ficou de ser dada uma resposta na próxima rodada.

Afinal, que a Afbepa não vislumbrou na prática, o atendimento dos nossos pleitos. O Diretor Administrativo é reativo às nossas proposições e apela para o volume de despesas, e como isso onera o Banco.


A próxima reunião será dia 22 de julho.



 UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: