sexta-feira, 1 de março de 2024

ASSEMBLEIA GERAL DA AFBEPA APROVA POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2023


Diretores e associados(as) da Afbepa participaram de uma Assembleia Ordinária na última quinta-feira, 29 de fevereiro, com o intuito de analisar e aprovar a prestação de contas referente ao exercício de 2023. A abertura do encontro foi dada pela presidente Kátia Furtado, que, logo em seguida, apresentou o demonstrativo patrimonial, exibindo detalhadamente as receitas e investimentos da Associação.

Todas as receitas e investimentos foram exibidos, a exemplo de honorários advocatícios, que prestam excelentes assessorias jurídicas em processos coletivos e nas defesas dos direitos trabalhistas e Administrativos Disciplinares dos(as) associados(as). Ressaltados ainda os aportes destinados a brindes, donativos, contribuições, serviços gráficos, despesas cartorárias e custeio de deslocamentos para visitas às agências no interior do estado, entre outros.

Dessa maneira, o Balanço Anual do ano passado foi aprovado de forma unânime pelos presentes.

Ao encerrar a reunião, a presidente Kátia Furtado expressou seus agradecimentos pela presença e apoio de todos os diretores e membros participantes do encontro.

Confira o Resumo Financeiro de 2023:


A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários(as) do Banpará associados(as) a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais.


O Balanço Anual com realização de assembleia dos associados (as) ocorre sempre no mês de fevereiro, conforme Artigos 11, Parágrafo I; Art.15, Parágrafo Único; combinado com o 67 do Estatuto Social desta Entidade. As informações apresentadas a seguir são relativas ao exercício de 2023.


Servem como base, para demonstrar as receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2023.

O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da nossa Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado(a). Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de: Adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

A AFBEPA fechou o ano de 2023 com 1395 associados(as).


O VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS(AS) ASSOCIADOS(AS) EM 2023 FOI DE: R$ 1.108.273,41


OS INVESTIMENTOS EM 2023 FORAM EM:
  • 13º SALÁRIO
  • INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA
  • AJUDA DE CUSTO
  • ALIMENTAÇÃO
  • ALUGUEL / CONDOMÍNIO
  • ANÚNCIOS E PUBLICAÇÕES
  • BENS DE NATUREZA PERMANENTE
  • BRINDES E EMBALAGENS
  • CARTÓRIO
  • COMBUSTÍVEL
  • COMISSÃO SOBRE COMPRAS DE BRINDES
  • COPA / CANTINA
  • CORREIOS
  • DESPESAS BANCÁRIAS
  • DONATIVOS
  • ENERGIA ELÉTRICA
  • ESTACIONAMENTO
  • EVENTOS SOCIAIS
  • FÉRIAS
  • MATERIAIS E MANUTENÇÃO DE INFORMÁTICA
  • HONORÁRIOS ADVOGADOS E CONTADORA
  • IMPRESSÃO GRAFICA
  • INSS / FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF
  • INTERNET
  • VIAGEM
  • MULTA
  • MATERIAL DE ESCRITÓRIO
  • PLANO DE SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS
  • RESCISÃO CONTRATUAL
  • RESSARCIMENTOS A ASSOCIADOS
  • SALÁRIOS DAS EMPREGADAS(O)
  • SAÚDE E PREVENÇÃO
  • SERVIÇOS PRESTADOS, MANUTENÇÃO E REPAROS
  • TELEFONIA FIXA E MÓVEL
  • TICKET ALIMENTAÇÃO
  • TRANSPORTE
  • VALE TRANSPORTE

13º SALÁRIOS – Empregadas(o) da AFBEPA: R$ 8.239,79

INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA –
R$ 76.225,81

AJUDA DE CUSTO – estadia, deslocamento e alimentação em viagens às agências, para a presidente, diretores(as) e empregadas da AFBEPA: – R$ 65.361,99

ALIMENTAÇÃO- para atividades da AFBEPA em idas às Unidades do Banpará, em trabalhos extraordinários, reuniões com associados(as) e Diretoria, assembleias etc: R$ 19.397,38

ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA e Aluguel de carro para viagens em visitas às agências do interior; condomínio da sede da AFBEPA: R$ 33.443,80

ANÚNCIOS E PUBLICAÇÕES – Para ato na Agência Palácio: R$ 785,00

BENS DE NATUREZA PERMANENTE – R$ 15.880,54
  • 02 cadeiras de escritório
  • 01 cafeteira Dolce Gusto
  • 01 sanduicheira
  • 01 MOP de limpeza
  • 04 smartphones
  • 01 escada de serviço
BRINDES E EMBALAGENS – Brindes, sacolas e embalagens para o dia das Mães, dia dos Pais e Natal de 2023 e boas-vindas (kit natura, maleta de ferramentas, toalhas, sabonetes, vasilhas plásticas e bolsas térmicas) aos associados da AFBEPA: R$ 258.724,44

CARTÓRIO – R$ 450,80


COMBUSTÍVEL – em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará: R$ 16.213,51

COMISSÃO – Para revendedora dos kits natura entregue as associadas no dia das mães: R$ 4.000,00

COPA / CANTINA – Compras de supermercado: mantimentos, produtos de limpeza, compra de água mineral: R$ 4.983,41

CORREIOS - Envio por SEDEX/PAC de brindes de Boas-vindas, Mães, Pais e Natal/2023 à associados(as): R$ 3.686,05

DESPESAS BANCÁRIAS –
Tarifas bancárias e retirada de talões de cheques: R$ 2.655,26

DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados: R$ 2.495,93

DONATIVOS E CONTRIBUIÇÕES - Camisas Círio TRT; Doação doutorado; coroa de flores: R$ 6.450,00

ENERGIA ELÉTRICA – R$ 8.256,22

ESTACIONAMENTO – Uma vaga de estacionamento mensal: R$ 3.436,00

EVENTOS SOCIAIS – confraternização dos empregados, diretoria e prestadores de serviços da AFBEPA: R$ 6.008,00

FÉRIAS - período aquisitivo 2022/2023: R$ 7.012,94

FGTS – R$ 10.420,76

INFORMÁTICA – R$ 5.183,48

  • 01 impressora colorida
  • 02 fontes para computador
  • 01 mouse
  • 06 toners
  • 03 monitores
  • 02 teclados
HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil: R$ 103.882,16

IMPRESSÃO GRÁFICA – Impressão de panfletos para protesto na Agência Palácio, gravação da logo da AFBEPA em bolsas térmicas, confecção de agendas, canetas, calendários e jornais para brindes de final de ano: R$ 50.935,00

INSS - R$ 34.675,56

INTERNET – Consumo de 02 linhas de internet (VIVO e OI): R$ 1.353,53

VIAGENS - Da diretoria e empregadas para as agências do interior do Estado; compra de colete salva-vidas, travessia em balsas, lanchas passagens de barco, avião: R$ 19.285,57

IPTU – R$ 750,54

IRRF APLIC FINANCEIRA – R$ 3.171,26

MULTA – R$ 312,37

MATERIAL DE ESCRITÓRIO – R$ 3.869,40


PIS - R$ 1.033,95

PLANO DE SAÚDE – Das empregadas da AFBEPA: R$ 15.097,57

RESCISÃO CONTRATUAL - R$ 4.269,88

SALÁRIOS – Empregadas(o) da AFBEPA: R$ 100.401,66

SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado 70% líquido; borrifadores; farmácia primeiros socorros, testes admissionais e periódicos: R$ 923,80

SERVIÇOS PRESTADOS E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REPAROS – R$ 48.776,60
  • Manutenção de 03 (três) ar condicionados;
  • Visita técnica para verificação dos computadores da associação;
  • Material e manutenção hidráulica da pia da cozinha;
  • Troca de lâmpadas;
  • Lavagem das cortinas;
  • Instalação do Office e configurações em 04 (quatro) computadores;
  • Conserto da fechadura da porta de entrada da Afbepa;
  • Serviços de Diarista;
  • Serviços de Psicólogo;
  • Manutenção externa de Computadores;
  • Serviços de carregadores de brindes
TELEFONIA FIXA E MÓVEL - Consumo de 01 linha fixa, 01 linha móvel TIM e 03 linhas móveis CLARO: R$ 5.778,42

TICKET ALIMENTAÇÃO – Das empregadas(o) da AFBEPA: R$ 34.881,78

TLPL - R$ 261,86

TRANSPORTES – Para diretoria e empregadas em visitas as agências do Banpará interior e capital; para empregadas da AFBEPA em atividades externas da Associação; entrega de brindes de novos associados e associadas e para associados aposentados: R$ 16.690,22

VALE TRANSPORTE - Das empregadas(o) da AFBEPA e empresa: R$ 4.848,00


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO

RECEITA OPERACIONAL

RECEITA BRUTA COMPOSTA DE:


Contribuições dos associados: R$ 1.108.273,41
Recuperação de despesas descontados dos empregados: R$ 18.789,72
Bonificações: R$ 18.256,31
Receitas diversas: R$ 154,90
Receita Bruta: R$ 1.145.474,34


DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:

Pessoal: Essas despesas se referem a pagamentos de salários, 13° salário, férias, ticket alimentação, plano de saúde, vale transporte e rescisão dos empregados: R$ 174.751,62

Tributárias: INSS / FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF: R$ 50.313,93

Financeiras: Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$ 2.655,26

Administrativas: são as demais despesas descritas, que somam o total de: R$ 780.789,43


TOTAL: R$ 1.010.510,24
RESULTADO DO EXERCÍCIO: R$ 134.964,10

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