A Associação dos Funcionários do Banpará- AFBEPA participou no último sábado, 25 de junho, no Sindicato dos Bancários, da 11ª Conferência Estadual de bancárias e bancários do Pará. 75 colegas, de diversos Bancos, de Belém e do interior do Estado, estiveram presentes para debater a Minuta local e eleger os delegados paraenses que representarão a categoria bancária na 18ª Conferência Nacional dos Bancários que ocorrerá nos dias 29 a 31 de julho, em São Paulo.
No início da Conferência, o que ficou nítido é que, mais uma vez, as nossas reivindicações salariais e os nossos interesses, enquanto trabalhadores, seguem um direcionamento que vem de cima para baixo e não o inverso, como deveria ocorrer. Isso ficou claro quando, ao invés de abrir uma Mesa que visasse a importância da Campanha Salarial, a conjuntura nacional e local e a nossa Participação, Força e União, o que se viu foi uma Mesa contra o golpe, que culminou com a saída de diversos colegas bancários do espaço, devido aquele Fórum não ser o momento adequado para esse debate. A AFBEPA entende que aquele espaço devia estar lotado, devido a grande importância da Conferência para as nossas vidas laborais.
De acordo com Kátia Furtado, Presidenta da AFBEPA, “o debate sobre o Golpe e a quebra da Democracia deve ser feito, mas não nesse momento, que entendemos ser de ouvir e fazer reivindicações que nortearão o nosso dia-a-dia enquanto bancários e bancárias. A Conferência é o momento específico para debater salários e melhorias de condições de trabalho, principalmente, investimentos em segurança bancária que vise a pessoa humana. A AFBEPA entende que um Fórum para discutir a quebra da Democracia pode ser chamado pelo Sindicato e participa quem quiser”.
Após as palestras iniciais, organizaram-se Grupos de Trabalho para discutirem as reivindicações específicas dos Bancários, como Emprego, Remuneração, Saúde e Condições de Trabalho e Segurança Bancária. A AFBEPA participou do último grupo, sobre Segurança Bancária, pois é um dos pontos que mais tem causado transtornos à vida dos trabalhadores e trabalhadoras bancárias no Banpará. O número de Sapatinhos ainda é recorde no Banco Estadual e o investimento em segurança, visando a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, é muito pouco.
Nossos pedidos para a Campanha Salarial Unificada são:
- Recomposição das Perdas Salariais analisadas por Banco;
- Garantia do Salário do DIEESE, com piso de R$ 3.716,77;
- Gatilho no Ticket Alimentação;
- Fortalecimento dos Planos de Saúde;
- Contratação de Mais Bancários;
- Reajuste das perdas da Tabela de IRPF;
- Reajuste do Saldo do FGTS pela Inflação;
- Fim do Assédio Moral;
- Redução da Jornada para 6 horas para todos, com pagamento de horas-extras;
- Investimentos em Prevenção contra Assaltos que vise a Pessoa Humana;
- + Democracia no Movimento Bancário para avançar nossas lutas.
No Banpará, queremos:
- Reajuste mensal do ticket alimentação, tomando como base o índice de reajuste dos preços ao consumidor
- Incorporação anual de 10% da comissão;
- Auxílio aluguel pelo tempo que o empregado permanecer transferido à disposição do banco;
- Ticket alimentação aos aposentados por invalidez e aos adoecidos pelo tempo que perdurar o afastamento;
- Inclusão de ascendentes e manutenção de descendentes acima de 18 anos no plano de saúde;
- Concessão de ticket alimentação aniversário;
- Estabilidade e garantia no emprego dos dirigentes de associações de empregados dos bancos, de delegados sindicais, de empregados eleitos para os comitês e comissões;
- Entre outras.
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Assessora de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário