quarta-feira, 22 de abril de 2015

AFBEPA ATENDE A SOLICITAÇÃO DA ASSEMBLEIA, REFERENTE AO PONTO ELETRÔNICO

A AFBEPA enviou, na última sexta-feira, 17 de abril, um Ofício ao Sindicato dos Bancários, conforme decisão em Assembleia extraordinária (RELEMBRE AQUI), como forma de contribuir na pedida de soluções para as diversas problemáticas que o Ponto Eletrônico, desde a sua implantação, vem apresentando.

No ofício, a AFBEPA pede que o Sindicato solicite ao Banco que todas as correções sejam feitas até o final deste mês, 30 de abril, conforme foi decidido na Assembleia, e cobre do Banpará explicações sobre que Sistema é esse e quais as capacidades de seu funcionamento.

O Ofício do Sindicato dos Bancários, juntamente com o Ofício da AFBEPA, foi entregue hoje, 22/04, ao Banpará.


Leia abaixo o Ofício da AFBEPA na íntegra:


Oficio nº 015/2015

ASSUNTO: FUNCIONALISMO DO BANPÁRÁ QUER EXPLICAÇÕES SOBRE O SISTEMA ADQUIRIDO PARA IMPLANTAR O PONTO ELETRÔNICO E A URGENTE CORREÇÃO DE FALHAS APRESENTADAS. 

Senhora Presidente,

Cumprimentando-a, a AFBEPA participou, ontem 16/4, da Assembleia Extraordinária, para avaliação e deliberação sobre a proposta de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho específico sobre o registro eletrônico, realizada na sede do Sindicato dos Bancários, juntamente com o funcionalismo do Banpará, em que foi deliberado, pela maioria dos presentes, que o Sindicato ainda não está autorizado a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho específico sobre o Ponto Eletrônico, proposto pelo Banpará, devido esse Sistema Eletrônico de Ponto continuar apresentando diversos problemas, que vêm prejudicando a categoria. Problemas esses, que já deveriam estar sanados, visto todo o tempo dado ao Banpará, para regularizá-los.

Todos os dias, a AFBEPA recebe denúncias e queixas de funcionários(as), da capital e interior do Estado, que não conseguem registrar a sua real jornada de trabalho, por causa desse Sistema que foi implantado, por isso, decidimos na Assembleia que queremos o nosso Direito ao Controle da Real Jornada de Trabalho Garantido e Efetivado, e que o Banpará tem até o final deste mês, 30 de abril, para solucionar todos os problemas listados abaixo:

1) LENTIDÃO DO SISTEMA: Os funcionários(as) não conseguem registrar o Ponto no horário em que chegam, devido a lentidão do Sistema, que não responde a tempo, e, geralmente, registram com atraso, computando débito de horas ao Banco, mesmo que o funcionário já esteja tentando fazer o registro minutos antes do horário contratual definido;

2) HORÁRIO DESSINCRONIZADO: O horário do Sistema do Ponto Eletrônico não está sincronizado com o horário do maquinário que o funcionalismo trabalha, apresentando uma diferença de até 5 minutos, causando débitos de horas, mais uma vez ao funcionalismo do Banpará, o que gera desconto indevido;

3) PAUSA COMPENSATÓRIA: A pausa compensatória dos Caixas, de 10 minutos para cada 50 trabalhados, não está sendo respeitado, inclusive com denúncias de que a SUDEP havia comunicado aos funcionários que eles não possuem mais esse Direito;

4) DESSINCRONIDADE ENTRE UNIDADES DE TRABALHO: Devido à diferença no horário de funcionamento entre os PABS e as Agências, um funcionário do PAB quando retorna para a Agência, para finalizar a sua jornada, o Sistema do Ponto Eletrônico ‘desloga’ esse funcionário, como se este já tivesse saído do Banco, ou seja, não há sincronidade entre as Unidades de Trabalho (PAB e Agência) e o Sistema do Ponto Eletrônico;

5) SOBREJORNADA: O Sistema do Ponto Eletrônico não está computando corretamente as horas extraordinárias dos funcionários do Banpará. As denúncias são que o Sistema sempre computa menos do que deveria, e essa diferença é de horas e, também, de minutos;

6) SPA E PONTO ELETRÔNICO: O SPA dos Caixas continua aberto durante o intervalo dos Caixas, o correto é o SPA travar assim que o funcionário registra o Ponto e voltar a ser logado, quando o funcionário retorna do intervalo;

7) COMPETÊNCIA PARA CHEFIA IMEDIATA FLEXIBILIZAR NO SISTEMA DE PONTO OS ABONOS E COMPENSAÇÕES: Há um excesso de burocracia imposto pelo Banco, que não dá poderes para Chefia imediata flexibilizar o horário dos funcionários que precisam, por algum motivo, não cumprir a sua jornada em determinado turno, o que é realizado atualmente pela SUDEP. Ainda, em casos como o de abonar o tempo de atraso, que geralmente é por causa do Sistema, a chefia não tem competência, e precisa solicitá-la também da SUDEP; 

8) REP VIRTUAL E SERVIDOR (Link): De acordo com os funcionários, essas são as duas formas de registrar a jornada de Trabalho. O Rep Virtual, um balãozinho que aparece na tela do computador do funcionário, que geralmente aparece com atraso ou nem aparece; e o Servidor, um link que os funcionários podem acessar e fazer o registro. O problema aqui é que não sabemos se são dois Sistemas diferentes, ou apenas duas formas diversas de registrar o Ponto. Além disso, nenhuma das duas formas é eficiente ou resolve o problema dos funcionários. As duas travam, atrasam e causam diversos transtornos a todo o funcionalismo do Banpará;

9) O EMPREGADO NÃO REALIZA O INTERVALO DE 15 (QUINZE) MINUTOS, QUANDO PRORROGADA A JORNADA DE TRABALHO: Pelo fato do Sistema não permitir mais do que quatro (4) registros, o empregado apenas pode registrar os horários de entrada, saída para o almoço, retorno do almoço e o final da sua jornada. Portanto, o Sistema não registra o intervalo de pausa obrigatória de 15 (quinze) minutos, para o funcionário e a funcionária, que prorrogarão a sua jornada de trabalho, o que nos leva a crer que esse Direito não é observado.


Assim, solicitamos que o Sindicato dos Bancários solicite que o Banpará corrija, até o final deste mês, conforme determinado em Assembleia, todas as problemáticas apresentadas acima, e, que, além das correções, o Banco explique ao seu funcionalismo que Sistema é esse??

Queremos o nosso Direito a um melhor Controle de Jornada de Trabalho Respeitado.

Saudações Cordiais.

Belém (PA), 17 de abril de 2015.


KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA

À

ROSALINA AMORIM
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ

Nesta



UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa




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