quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É URGENTE HUMANIZAR O ATENDIMENTO AOS CLIENTES E A RELAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS




A AFBEPA visita constantemente as agências e, no dia de ontem, 30, registrou as unidades superlotadas e o enorme desconforto a que estão sendo submetidos os funcionários e clientes do Banco, onde grande número de pessoas aguarda atendimento em pé, em meio ao calor enfrentado no interior das Unidades do Banpará, porque muitos equipamentos de refrigeração de ar não estão funcionando a contento, quando se considera a quantidade de pessoas no ambiente.

Nesse dia 30, assim que os clientes percebiam a Presidenta da AFBEPA fotografando, aproximavam-se de pronto para reclamar e solicitar que o Banco oferecesse um local mais refrigerado, com mais cadeiras, televisor, café e água, principalmente para os aposentados da SEAD, que na sua maioria são pessoas da melhor idade e necessitam de um atendimento especial, além de mais humanizado. A AFBEPA acredita que isso é o mínimo que a direção do Banco tem que proporcionar a esse público importante para o Banpará.

CONTRATAÇÃO URGENTE
Garantir, também, melhor estrutura de pessoal é outro fator decisivo para o bom atendimento e o respeito às leis trabalhistas, pois o número de funcionários atualmente lotados nas Agências e Postos é insuficiente para fazer frente à real demanda existente, principalmente levando-se em conta que há uma intensa cobrança da Direção do Banco para o atingimento das metas, estipuladas unilateralmente. Resultado: altos níveis de estresse e, por conseguinte, muitas doenças, principalmente infarto e doenças do estômago.

BANCÁRIOS ESTÃO PAGANDO PARA TRABALHAR?!
Outras graves denúncias que temos recebido são de funcionários que, agora, não bastassem as condições inadequadas de trabalho, de estrutura, de equipamento, de logística que, em muitos casos contrariam as regras da ergonomia, os colegas estão sendo cobrados por ligações telefônicas que tem sido feitas em função do trabalho, muitas vezes para ajustar informações entre funcionários de uma mesma unidade, em postos diferentes, ou entre unidades do interior e matriz, ou mesmo para clientes que estão sendo convidados a conhecer e trabalhar com o Banpará e/ou serem fidelizados. Os bancários, agora, estão tendo que pagar para trabalhar?! Houve colega que foi cobrado em R$ 700,00. Um absurdo! Inadmissível!

JORNADA DE TRABALHO E (IN)SEGURANÇA
Outro grande problema causado e, lamentavelmente, mantido pelo Banco é a prorrogação do horário de fechamento das unidades do interior, feita de forma unilateral pela direção, expondo os bancários a riscos desnecessários, quando só os funcionários do Banpará permanecem atendendo até as 16h, e as agências de outros Bancos fecham as 15h, exatamente por questões de segurança. A AFBEPA continua cobrando resposta ao ofício enviado sobre essa e outras questões, mas adianta que está preparando uma agenda de mobilizações para denunciar à sociedade os riscos a que estão expostos os bancários e bancárias do Banpará.

Atualizaremos este post com mais fotos de outras unidades superlotadas, nas quais, como estas, o colegas estão extrapolando a jornada, prejudicando a saúde, pedindo socorro, porque somos humanos e não máquinas de metas e lucros!

SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!




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2 comentários:

Anônimo disse...

Com o assalto do nosso ticket extra, estamos pagando sim para trabalhar, pois esse benefício ajudava em muito no pagamento de nossas dívidas. Há funcionário que, já contando com essa ajuda, gastou enfiado que nunca iríamos sofrer esse assalto a mão desarmada e está, hoje, passando sérias dificuldades financeiras, enfiado em empréstimos de longos prazos. É uma pena o que o mundo se tornou nesses tempos, tão sanguinário, tão desumano, tão insensível e sem nenhum amor mais ao próximo. Mas Deus não perde nada de vista.

Anônimo disse...

Colegas, fazer dívida confiando no ticket extra é um erro duplo: primeiro porque não é uma conquista definitiva, poderia ser retirada do ACT se o banco quisesse; segundo porque para pagar essas dívidas vocês precisariam "vender" esses tickets, o que é proibido, podendo até levar a justa causa. Tem Hipermercados que sequer aceitam os nossos tickets para a compra de eletrodomésticos...