Na última quinta-feira, dia 19 de novembro, a atividade de Prestação de Contas da AFBEPA foi iniciada com a apresentação do Relatório da Auditoria feita pelo Contador Raimundo QUEIROZ.
A auditoria foi contratada pela própria diretoria da AFBEPA para avaliar as causas, até então inexplicáveis, do déficit financeiro da associação, até agosto de 2008. Aqui apresentamos um resumo bastante explicativo dos trabalhos da Auditoria. Todos os dados, o Relatório e a prestação de contas da AFBEPA estão à disposição de todos os associados na sede da associação.
Ainda no início dos trabalhos da auditoria, vários problemas foram detectados e houve mudanças significativas na AFBEPA, de modo que as recomendações do auditor estão, praticamente, todas implementadas, desde 2008.
O financeiro foi racionalizado e hoje é administrado com rigor. Todos os pagamentos da AFBEPA são feitos em cheques nominais e inclusive os valores do caixa pequeno são sacados em cheque, conferidos e os restantes devolvidos à conta da AFBEPA.
A diretoria da AFBEPA detectou improbidade administrativa por parte de antiga funcionária que cuidava dos convênios. Os prejuízos para a Associação são incalculáveis, especialmente quando se projeta ao longo de anos e anos passados, algumas condutas indevidas que sangravam as contas da associação.
A Gestão Resgate e Ação reafirma seu compromisso com a democracia, que só se efetiva com transparência e respeito ao que é de todos.
Abaixo, o resumo do relatório da Auditoria realizada na AFBEPA no período de outubro de
AUDITORIA REALIZADA NA AFBEPA
CONCEITO
De forma bastante simples, pode-se definir Auditoria como uma técnica contábil que tem como finalidade fazer o levantamento, exame e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade.
OBJETIVOS
Examinar a movimentação financeira da AFBEPA no período de janeiro de
METODOLOGIA
O trabalho foi executado de acordo com as normas de auditoria e os exames aplicados seguiram duas linhas de análise:
1. ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, E
2. EXAME DOS PAGAMENTOS EFETUADOS AS EMPRESAS CONVÊNIADAS
ALGUMAS IRREGULARIDADES REVELADAS:
Cheques compensados que totalizaram RS 99.699,26 sem a documentação comprobatória;
Escrituração contábil em desacordo com a NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade, ou seja, sem documentos fidedignos;
Baixa de despesas de viagens sem documentação que comprove os referidos gastos.
Ausência de documentos que identifiquem a finalidade de depósitos efetuados na conta corrente da AFBEPA.
RECOMENDAÇÕES
Melhorar os controles administrativos para que todos os pagamentos efetuados sejam feitos com base em documentos fidedignos;
Determinar que os fatos contábeis sejam registrados com estrita observância às Normas Brasileira de Contabilidade;
Normatizar os gastos com viagens e a forma de prestação de contas a fim de evitar gastos desnecessários;
Emitir documento para identificar os depósitos realizados na conta corrente da AFBEPA.
ANÁLISE DOS PAGAMENTOS EFETUADOS ÀS EMPRESAS CONVENIADAS
A análise da documentação referente aos pagamentos efetuados às empresas: UNIODONTO, CENTRAL DE CARNES, ÓTICA TELÉGRAFO, ÓTICA TOPÁZIO, ÓTICA PROGRESSIVA E FARMÁCIA EXTRA FARMA evidenciou as irregularidades elencadas a seguir:
Ausência de cobrança de mensalidades do plano odontológico UNIODONTO, na folha de pagamento do BANPARÁ, gerando prejuízos para a AFBEPA;
Cobrança de mensalidade do plano odontológico em valores inferiores ao informado pela empresa conveniada;
Cobrança de mensalidade por valores superiores ao informado pela UNIODONTO;
Ausência de cobrança de parcelas de compras efetuadas por intermédios dos demais convênios supracitados;
Cobrança indevida de pessoas que não eram mais beneficiárias do plano UNIODONTO.
Controle administrativo ineficaz.
QUANTO A AFBEPA DEIXOU DE ARRECADAR EM 2006, APENAS NO CONVÊNIO DA UNIODONTO
Janeiro – R$ 886,56.
Fevereiro – R$ 845,51³.
Março – R$ 845,51³.
Abril – R$ 1.060,20.
Maio – R$ 845,51³.
Junho – R$ 845,51³.
Julho – R$ 845,51³.
Agosto – R$ 738,72.
Setembro – R$ 845,51³.
Outubro – R$ 845,51³.
Novembro – R$ 696,54.
Dezembro – R$ 845,51³.
Total – R$ 10.146,1.
Obs: os valores marcados com o número 3 estão
avaliados por baixo, por documentação incompleta.
RECOMENDAÇÕES
Segregar as funções administrativas a fim de que a pessoa encarregada da cobrança ou consignação dos associados não seja a mesma que efetue os pagamentos às empresas conveniadas;
Conciliar os valores consignados na folha de pagamento ou debitados a cada associado mediante o confronto do relatório do sistema gestor de recursos humanos do Banpará, com os valores informados pelas empresas conveniadas;
Reavaliar os limites de compras concedidos aos associados a fim de evitar problemas com limite de consignação; e
Adotar um controle rígido de cobrança de pendências de associados que ficarem sem limite para consignação ou efetuam pagamento diretamente na AFBEPA.
CONCLUSÃO
Nossas recomendações para cada ponto apenas sinalizam a possibilidade de solução, não devendo impedir a aplicação de alternativas decorrente de uma análise mais aprofundada.
Quero registrar a boa acolhida que tive por parte de todos os funcionários e corpo diretivo da associação, cuja colaboração e disponibilidade foram preponderantes para o êxito do meu trabalho.
Raimundo Queiroz
Contador / Auditor
Telefones: 3255 - 7566 / 8859-7588
Rdo_queiroz@ig.com.br
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