As pautas gerais da Campanha Salarial 2015 já foram decididas (leia aqui), todavia, além das pautas gerais, o funcionalismo do Banpará deve defender suas pautas específicas, que já constam na Minuta a ser entregue ao Banco. As pautas locais foram definidas durante o 7º Encontro Estadual dos Bancários (relembre aqui).
Entre as principais reivindicações desse ano do funcionalismo do Banpará estão:
- A devolução do ticket extra no valor de R$ 5.200,00;
- Ajuste dos funcionários e funcionárias na tabela do Plano de Cargos e Salários;
- Aumento do anuênio;
- Melhor reajuste salarial;
- Implementação de proteção contra o “Sapatinho” e garantia de itens básicos de segurança em todas as unidades;
- Realização de processo seletivo interno;
- Revisão do processo decisório no Comitê Disciplinar;
- Combate Efetivo à Violência Organizacional;
- Fiscalização das Consultorias contratadas pelo Banpará, como forma de garantir um maior Controle Externo e Transparência nos atos da Adm. Pública Indireta;
- Isonomia de tratamento e liberação de 4 diretores para a AFBEPA, dentre outros.
O Sistema de Ponto Eletrônico é outra reivindicação dos bancários (as) do Banpará. O pedido é um Ponto Eletrônico que registre a real jornada de trabalho dos bancários (as), pois o que está sendo utilizado pelos trabalhadores (as) apresenta falhas constantes, além dos travamentos diários do Sistema.
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015
Desde a assinatura do ACT 2014/2015, a Direção do Banpará ainda não cumpriu com diversas cláusulas acordadas entre Banco e Funcionários, como:
- A inclusão de ascendentes e descendentes no plano de saúde, direito já firmado, mas que até agora o Banpará não implementou;
- Devolução do saldo remanescente do plano PAS/CAFBEP, aos participantes do extinto plano, na forma de pagamento do plano de saúde Unimed; aporte de valores no Plano Previdencial de quem não migrou para o atual plano de saúde da empresa e devolução aos aposentados e pensionistas dos valores custeado por eles no Plano.
- Disponibilização do regulamento de pessoal aos bancários e bancárias na intranet da instituição
É dever da Entidade Sindical dos bancários do Pará vigiar para que os nossos Direitos sejam garantidos e respeitados, por isso queremos que o Sindicato entre URGENTEMENTE com uma Ação de Cumprimento contra o Banpará, para que ele cumpra com todas as cláusulas do ACT que ainda precisam de respostas e que já vão expirar no próximo dia 31 de Agosto.
A AFBEPA espera que mais uma vez o funcionalismo do Banpará faça uma Campanha Forte e Unida. Não podemos permitir que nossos Direitos sejam usurpados e desrespeitados pelos nossos empregadores.
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Texto e imagem: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário