terça-feira, 14 de setembro de 2010

AFBEPA, EM RITMO DE CAMPANHA SALARIAL, MOBILIZANDO OS COLEGAS NO INTERIOR

Agências lotadas e carência de funcionários.
O resultado é o adoecimento pela extrapolação da jornada,
nem sempre, devidamente remunerada.




A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, e os colegas da Ag. Viseu.


Bancários e bancárias da Ag. Bragança, junto com a Presidenta da AFBEPA.


No ritmo da Campanha Salarial, sempre escutando de perto e acompanhando a rotina e as necessidades dos colegas da capital e interior, A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, visitou, nos últimos dias 24 e 30 de agosto de 2010, as agências Castanhal, Viseu, Bragança, Capitão Poço e Capanema.


Foi importante conversar com os colegas e informar diretamente aos bancários e bancárias sobre os Planos de Saúde, CAFBEP/PAS e o novo Plano da UNIMED, as pendências da campanha salarial 2009/2010, como ponto eletrônico e eleição do Comitê Disciplinar, e as nossas principais reivindicações da Campanha Salarial 2010/2011. Foi mais importante ainda ouvir a posição dos funcionários e funcionárias sobre todos os pontos e as demandas por local de trabalho. Em cada unidade foi reforçado pelos bancários, a importância de termos uma excelente campanha salarial, e também a preocupação quanto a um maior esclarecimento sobre o novo Plano de Saúde UNIMED, e como ficará o Plano CAFBEP/PAS.


Em relação ao ponto eletrônico, foi com surpresa e frustração no olhar que os bancários das unidades do interior receberam a notícia de que o ponto eletrônico não seria implantado, e que o Sindicato dos Bancários apenas colocou como NOVA REIVINDICAÇÃO da MINUTA 2010/2011, uma vez que, na Conferência dos Bancários do BANPARÁ para aprovação da Minuta Específica foi encaminhado e aprovado, pela plenária, que se o BANPARÁ não implantasse o ponto eletrônico, como previa o act 2009/2010, mesmo com as explicações dadas para não cumprir com a implantação, o Sindicato dos Bancários deveria solicitar do banco PAGAMENTO COM TICKET ALIMENTAÇÃO OU HORA EXTRA, PARA COMPENSAR A ESPERA, JÁ QUE HOUVE UMA LESÃO AO DIREITO. Portanto, essa seria a solução mais democrática, correta e justa, já que o ponto eletrônico, se implantado, demonstraria a REAL JORNADA DE TRABALHO do bancário, sem a devida contraprestação do banco empregador.


A AFBEPA também recebeu denúncias dos funcionários que se deslocam para fazer a compensação bancária mais cedo, extrapolam jornada, mas, infelizmente, não estão recebendo as horas extras. A AFBEPA solicita que a administração do banco, determine que os administradores UNIFORMIZEM O PROCEDIMENTO, e paguem as horas extras, pois, na maioria das unidades do banco, as pessoas que se deslocam de sua casa mais cedo para o trabalho da compensação, têm recebido as horas extras, portanto, não é correto que em poucas unidades o procedimento seja diferente. Não há motivo que justifique a usurpação desse direito, uma vez que a jornada de trabalho no seu tempo normal é realizada dentro de um limite biológico do ser humano, e quando há excesso, por motivo de serviço cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto, o trabalhador não pode ser penalizado com o não pagamento da hora extra devida.


AGÊNCIAS LOTADAS E TRABALHADORES ADOECIDOS

Foi também verificado a necessidade urgente de intervenção do banco, na alocação de mais funcionários nas unidades de trabalho, pois é fato que na maioria das unidades, os trabalhadores desempenham mais de uma função, o que trará, como resultado, o adoecimento.


Os funcionários existentes nas unidades de trabalho, têm se desdobrado, principalmente nos fins e inícios de mês, na concessão de empréstimos; atendimento de convênios, como o bolsa trabalho; abertura de novas contas; pagamento de salários, etc.


A AFBEPA já tem notícias de funcionários adoecidos por conta das condições de trabalho, portanto, é fundamental que os olhos da administração do banco recaiam imediatamente sobre as unidades de trabalho mais necessitadas.
Nós sabemos que a administração do banco tem boa vontade e já está tomando todas as providências para que as políticas de pessoal sejam cada vez melhores, e venham ao encontro das expectativas dos funcionários, e isto, com certeza, vai trazer dentre o funcionalismo, um novo cenário de entusiasmo, motivação e harmonia.


TODOS E TODAS NA ASSEMBLÉIA DO DIA 17, NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS. É NOSSA VIDA QUE ESTÁ EM JOGO. AGORA É A HORA DE DECIDIRMOS, JUNTOS, O QUE É O MELHOR PARA NÓS!





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Um comentário:

Anônimo disse...

Aki no sul do pará o gerente quer que a gente chegue cedo, mas não quer pagar a nossa hora extra. Espero que o banco procure averiguar as denúncias, pois pelo menos a gente vai receber a nossa hora.