terça-feira, 5 de novembro de 2019

FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM QUE BANPARÁ ESTÁ EXIGINDO ANUÊNCIA SOBRE NORMATIVOS NÃO CONHECIDOS E ESCLARECIDOS



Denúncias encaminhadas à AFBEPA dão conta que o Banco estaria obrigando os funcionários a assinar um Termo de Responsabilidade em que confirmam ter conhecimento sobre o Código de Ética, demais normativos e sanções aplicáveis,, independente da função e se conhecem ou interpretam de forma correta essas leis. Sabe-se que para se exigir dos Bancários tal assinatura, primeiramente, é preciso realizar cursos e leituras para interpretação das mesmas, até mesmo de atualização dos normativos.

A AFBEPA orienta que, diante da situação que o Banpará está submetendo os funcionários, que ninguém assine o documento, pois não houve treinamento para isso e no dia a dia de trabalho não há tempo para ler eles todos. A AFBEPA vai solicitar ao Banco que faça treinamento, onde os normativos sejam a base e que todas as regras que forem discutidas e debatidas, especificamente, o funcionário vai poder anuir.

É fundamental, também, que o Banpará autorize, de forma geral, que os trabalhadores possam dispor de pelo menos 1h, na jornada de trabalho, para ler os normativos a que se refere o Termo de Ciência e Responsabilidade, bem como possa realizar o intitulado curso.
"A AFBEPA vai encaminhar ofício à Presidência do Banpará para que ocorra uma reunião sobre esse assunto, pois é preciso que se assegure a disponibilidade de tempo e a interpretação adequada das regras que norteiam os interesses do Banco", arremata a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado. 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: