quarta-feira, 20 de novembro de 2019

FALTA DE COMUNICAÇÃO E DE PLANEJAMENTO PREJUDICAM ATENDIMENTO NAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ


AGÊNCIA DO BANPARÁ DA SENADOR LEMOS

Tumulto, agressões físicas, palavrões e irritação marcaram o segundo dia de trabalho nas agências do Banpará, onde os servidores buscaram suas renegociações de dívidas, acreditando que dia 29 termina o prazo e lotaram novamente as unidades, o que fez o Sistema Tecnológico ficasse muito lento e muitas vezes no dia inoperante, ocasionando muitos problemas para os trabalhadores e clientes. Nesta terça-feira, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, conferiu in loco todos esses problemas nas agências da Senador Lemos, Augusto Montenegro, Cidade Nova e Ananindeua e deu orientações aos funcionários sobre seus direitos acerca de horas extras, alimentação e condições de trabalho.  
                           AGÊNCIA DO BANPARÁ DA AUGUSTO MONTENEGRO
Nas agências, a AFBEPA constatou problemas no Sistema Tecnológico. Embora o Banpará tivesse aberto algumas unidades às 8h, houve agências em que o Sistema só começou a funcionar a partir das 11h e depois deixou de funcionar, voltando uma hora depois, ou seja, ele está oscilante por conta de muitas demandas, o que irritou bastante os clientes. Além de computadores que ficaram sem funcionamento, na agência Senador Lemos, mas o técnico do Setor de Informática do Banco estava no local para consertar.
                                      AGÊNCIA DO BANPARÁ DA CIDADE NOVA
Outro problema recorrente em várias unidades do Banco é o déficit de funcionários para atender à multidão. Mesmo assim quem está à frente do atendimento se dedica com muita disposição e afinco. Na Senador Lemos, funcionários atendiam a clientes com senha do dia anterior e, em outro espaço do prédio, outros bancários atendiam a clientes com senhas de hoje, terça-feira.
A situação mais grave ocorreu na agência Ananindeua, onde houve tumulto. Um cliente simplesmente se apossou da chave da agência e trancou todos que estavam dentro da unidade, causando apreensão entre funcionários e demais clientes.
   
AGÊNCIA DO BANPARÁ EM ANANINDEUA

DIREITOS
Nem um minuto a menos
Não deixe de bater ou assinar seu ponto sem perda de nenhum minuto. É preciso registrar todo o tempo disponível neste período, que o banco está abrindo às 8h e alguns funcionários estão saindo às 18h, às 18h30 ou 19h30. A CLT, em casos de trabalhos inadiáveis, prevê o pagamento de toda a jornada extra. Se o bancário ou bancária trabalhou de 8h da manhã até às 18h, exceto o intervalo de almoço, as horas extras devem ser computadas, nesse caso computa-se 3h45 minutos de horas extras.

Alimentação
Em relação à alimentação foi pedido ao DIRAD que pague a refeição e o lanche para os funcionários que estão fazendo a renegociação de dívidas e o Diretor Paulo Barros informou que liberou as agências para bancar a alimentação.  Esse pedido nem deveria ter sido feito pelas entidades. Deveria ser uma atitude natural do banco de reconhecer o esforço de cada trabalhador e trabalhadora para o fortalecimento e engrandecimento do Banpará e com todas as situações adversas uma vez que não houve planejamento e as agências continuam lotadas.
POLÍCIA MILITAR EM ANANINDEUA PARA CONTER TUMULTOS

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, afirma que uma das principais causas para o caos registrado nos últimos dois dias é a falta de um calendário, que deveria ter sido feito pelo Banpará, para atender aos servidores de cada órgão estadual. “Se tivesse elaborado um calendário organizado para cada secretaria, o Banpará teria evitado boa parte desses problemas”, avalia Kátia.

Diante de todos os problemas, as entidades representativas da categoria, AFBEPA e Sindicato, vão se reunir nesta quinta-feira, às 11h30, com a Direção Administrativa do Banpará para, entre vários assuntos,  que seja elaborado um comunicado para divulgação na grande mídia de que a renegociação não acaba agora dia 29 e vai continuar, desta forma se evita a superlotação das agências e sobrecarga de trabalho aos funcionários.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DA COMUNICAÇÃO

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