quinta-feira, 28 de novembro de 2019

LUTA FAZ A PRESIDÊNCIA DO BANPARÁ RECEBER ENTIDADES


                Presidente do Banpará recebe entidades e promete atender às reivindicações

Durante toda a semana a AFBEPA e o Sindicato dos Bancários tem reclamado da postura do Banpará para com os trabalhadores, que estão se desdobrando na longa jornada de renegociação dos débitos dos consignados e outros produtos, sem que o Banco tenha elaborado um calendário de atendimento por secretaria e órgão. O Sistema Tecnológico oscilante e o déficit de estrutura de pessoal contribuem para que haja uma sobrecarga de trabalho, e algumas agências nos alertam da falta de cômputo de todas as horas extras.

                Presidenta da AFBEPA participa do ato em frente à sede do Banpará

Hoje pela manhã, as entidades realizaram um ato público denunciando o comportamento desrespeitoso e violador de normas protetivas ao trabalhador, assim como pedindo uma reunião com a Presidência do Banco, para resolver as demandas necessárias de condições de trabalho. “A Diretoria do Banpará agiu sem avaliar as reais necessidades das Unidades de Trabalho e expôs os trabalhadores a riscos e a insegurança”, disse a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, no ato realizado em frente à Agência Belém Centro, na Avenida Presidente Vargas.
              Entidades no ato por mais dignidade aos trabalhadores do Banpará
A AFBEPA desde a semana passada acompanha, incansavelmente, a rotina de trabalho dos funcionários, denunciando a deficiente estrutura de pessoal para atender aos clientes, porque o banco não repôs pessoas no lugar dos funcionários que aderiram ao Plano de Demissão Voluntária, realizado este ano, ou aquelas afastadas por licença maternidade e outros casos de saúde. Há agências trabalhando com menos 5 ou 6 empregados, o que é uma temeridade.
O déficit de trabalhadores e mais as oscilações tecnológicas tem posto em desespero quem está trabalhado. Há dentro das Unidades funcionários trabalhando a peso de remédios. Por causa desses problemas o atendimento é lento, embora ontem apresentou uma ligeira melhora nos sistemas tecnológicos.
Em mesa realizada com o Presidente e as Diretorias Comercial e de Administração foi relatado pelas Entidades os principais problemas vistos, os quais o Presidente do Banpará disse que irá solucionar, como todo o pagamento das horas extraordinárias; o remanejamento de colegas do interior que querem vir pra Belém e a contratação de mais funcionários para suprir as vagas necessárias, pois agora o Banco trabalha emergencialmente com colegas da Matriz, política que não resolve o problema; a manutenção dos gerentes regionais, de Belém e interior do Estado, nos Locais de Trabalho, para acompanhar e ajudar os funcionários nas questões que ocorrem dentro do meio ambiente do trabalho; acompanhamento da Gerência de Saúde do Trabalhador-Gesat aos colegas, pois muitos estão adoecidos, além de maior número de  terapias, para recompor a saúde de todos os colegas que estão à frente dessa árdua e estressante missão. Alguns gerentes ainda descumprem a liberação de alimentação e lanches a todos os colegas neste período, o que ficou de ser reforçada a Liberalidade. Sobre problemas com ar condicionado e equipamentos foi informado que tudo foi resolvido, a pedido do próprio presidente. O Banco comunicou que nesses dias, já atingiu um pouco mais de 60% de pessoas que poderiam renegociar os seus débitos.
Para a Presidenta da AFBEPA, “as idas das Entidades aos Locais de Trabalho, acompanhando e vivenciando a rotina, tem sido importante, para que possamos defender as melhorias que as nossas Vidas precisam, dentro e fora da relação laboral, e o fato do Banpará ouvir e atender às nossas reivindicações é positivo para a categoria”.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

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