terça-feira, 3 de novembro de 2020

DÉFICIT FUNCIONAL SOMADO ÀS EXIGÊNCIAS DE TRABALHO CAUSAM ADOECIMENTOS NOS TRABALHADORES. BANPARÁ PRECISA FAZER CONTRATAÇÕES URGENTE

Quando falamos de crescimento do Banpará, automaticamente remetemos ao funcionalismo que trabalha nas Unidades com dedicação, esmero e muito profissionalismo, justamente para que o cliente fique satisfeito com o serviço prestado.

Ao dialogarmos com diversos Locais de Trabalho, a Afbepa verificou que há deficiência de funcionários, muitas cobranças e sobrecarga de trabalho.

Há urgência de Contratações, para realização e cumprimento de todos os serviços exigidos pelo Banpará. 

Agências como Afuá, Icoaraci, Marituba, Castanheira e Estrada Nova estão com grande deficiência de pessoal, sobrecarregando os funcionários que estão realizando trabalhos de 3 ou 4 pessoas. Há muitos afastamentos por adoecimentos, demissões por PDV e dispensas que o Banco realizou. Há, também, movimentações de funcionários de agências para Matriz, ou de agências para agências, sem o necessário suprimento do quadro de pessoal que fica incompleto.

Ouvimos relatos de que há falta também de estagiários nas unidades, além de exigência exacerbada para bater metas diante de filas e e-mails sem fim, por falta de pessoal no auxílio das demandas. Esse problema resulta no cliente insatisfeito, por conta desse déficit funcional e também de sistemas operacionais lentos e sem funcionamento. Os trabalhadores também apresentam um stress alto, o que reflete no psicológico. A Gesat deveria ajudá-los realizando um trabalho que leve prevenção e remediação a várias doenças que já se apresentam.

No dia 27 de outubro, foi sancionado pelo governador Helder Barbalho, o programa Renda Pará, que terá o início do pagamento em Dezembro, através do Banpará. Aliás, ainda vem o pagamento do décimo terceiro do funcionalismo do Estado e de salários, de novembro e dezembro.

Quer dizer, a carga de trabalho vai aumentar bastante nesse fim de ano e as agências do Banpará não estão preparadas, já que faltam funcionários, como explicado acima.

Tem uma lacuna no quadro de pessoal das Unidades, que precisa ser preenchida, para não gerar mais feridas e doenças.

A Afbepa entende que o Banco precisa olhar com mais cuidado e zelo para essa situação, contratando funcionários, sem contar com o grupo de risco, já que esse grupo tem que estar afastado, por causa de suas fragilidades de Vida. Ou seja, ver onde está o déficit em cada unidade, fazer contratações necessárias e urgentes, pois há um quadro de reserva do último concurso que o Banpará pode contar para suprir o quadro deficitário dos Locais de Trabalho.

Abaetetuba, Altamira e Senador Lemos também estão com falta de pessoal, acumulando funções. Então a Afbepa pede que o Banco tome uma atitude imediata, uma vez que as agências já estão sobrecarregadas e o trabalho vai aumentar com o Renda Pará.

O correto agora é que o funcionalismo cruze os braços e espere o Banpará tomar uma atitude responsável em prol da qualidade do serviço, pois os colegas já estão esgotados e insatisfeitos com tanta sobrecarga, com hora para entrar, mas sem hora para sair das unidades de trabalho.

Que contratações sejam efetuadas o quanto antes para preencher essas lacunas e, como consequência disso, ofertar um serviço de qualidade ao cliente, assim como evitar o adoecimento dos funcionários.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A Direção da Afbepa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: