segunda-feira, 9 de novembro de 2020

INFELIZMENTE MAIS UM AMIGO DO GRUPO DE RISCO NOS DEIXA EM 2020

Perdemos o nosso querido amigo Benedito Passos Goes na madrugada de hoje, 09. Ele estava lutando contra o Covid-19, após ter retornado ao Local de Trabalho no Banpará, por força do Comunicado 020, porém seu organismo não conseguiu reagir ao poder desse vírus, ele tinha diabetes e era hipertenso.

Benedito era associado da Afbepa e um profissional excelente. Foi auditor no Banpará, depois presidente da Cafbep. Retornou ao trabalho no Banco e sempre foi muito solícito, exemplar, dedicado e leal. Contribuiu muito pelo fortalecimento e engrandecimento do Banpará enquanto Banco Público, e ele, como várias pessoas do grupo de risco, foi mais um que deu sua saúde e Vida, pelo bem da empresa.


Nosso colega era do grupo de risco e foi obrigado a retornar às atividades presenciais por causa do Comunicado 020 emitido pelo Banco em setembro. Por conta disso, ele se contaminou com o Covid-19 e não resistiu a essa doença letal. O falecimento do Benedito é fruto da negligência e irresponsabilidade do Banco que obrigou o grupo de risco a retornar ao trabalho presencial, para suprir o quadro deficitário de funcionários, em vez de realizar contratações para fazer os trabalhos nas unidades, evitando, assim, sobrecarga.

Quer dizer, o Banco resolveu trazer de volta o grupo de risco e expor essas Vidas e temos hoje um colega que faleceu por ter se infectado. Além de Benedito, vários outros colegas, do mesmo local, se infectaram e estão lutando por suas Saúdes e Vidas. Agora a pouco a Afbepa soube de mais duas pessoas contaminadas, uma se reinfectou e outra se infectou. Além de outras duas colegas, desse Setor, que testaram positivo.

Não adianta ficar com protelações porque isso não resolve. É ESSENCIAL enfrentar a decisão da juíza de conceder prazo ao Banco e fazer cumprir o que foi determinado em segundo grau, que AFASTA o grupo de risco do trabalho presencial, porque eles têm esse direito, já que são pessoas mais fragilizadas em suas saúdes.

Não podemos esperar que mais pessoas da categoria partam por negligência do empregador que não está pensando em salvaguardar essas Vidas.

Precisamos de respostas urgentes e de uma postura responsável do Banpará!!! Chega de tantos absurdos que colocam em risco as Vidas do funcionalismo que tanto luta pelo bem do Banco!

O Sindicato precisa agir, atuar, enfrentar o problema. Cumprir o seu papel de representante de toda a categoria, pois desde setembro esse comunicado já era para ter sido combatido. Já há Acordos Judiciais em vigor, portanto, é preciso requerer da Justiça Trabalhista, no segundo grau, o cumprimento do Acordo de testagens e a tempestiva desinfecção dos ambientes de trabalho contaminados e o afastamento do grupo de risco imediatamente, uma vez que o Banco comete ilegalidades. É preciso que se exijam essas atitudes de forma urgente, além de contratações, para suprir nas Unidades as necessidades de pessoal. Hoje os trabalhadores estão trabalhando em meio a uma pandemia e precisam de toda Proteção.

A Afbepa se solidariza e está de Luto com a partida de um associado bancário e amigo tão leal e fraterno como o colega Benedito Goes. Prestamos nossas condolências à família, amigos e colegas.

 

Que Deus o receba em sua casa e nos console!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A Direção da Afbepa

Assessoria de Imprensa

2 comentários:

Unknown disse...

Além do ser humano que era, profissional de quantidade. Grande perda. Vai com Deus meu amigo. Mas uma vitima desse maldito virus😪😪

Unknown disse...

Além do ser humano que era, profissional de quantidade. Grande perda. Vai com Deus meu amigo. Mas uma vitima desse maldito virus😪😪