segunda-feira, 1 de novembro de 2021

MÁSCARA = RESPONSABILIDADE POR SUA VIDA E PELA VIDA COLETIVA.

 

Fonte: Reprodução/Internet.

As máscaras que devemos usar no nosso dia a dia oferecem proteções variadas, umas chegam a proteger 100% e outras somente 15% contra as partículas que podem conter o coronavírus. Mas é indiscutível que elas são mais do que necessárias na prevenção e no combate a covid19.

Esses dados foram obtidos pela Universidade de São Paulo através de um estudo feito pelo seu Instituto de Física. 

O Pará tem somente 57,52% da população do estado com a primeira dose e 38,87% com as duas doses. O que significa que ainda estamos longe de uma imunidade coletiva adequada para descartamos, por nossa conta, sem observarmos a proteção contra a covid, o uso obrigatório da máscara, o que, de acordo com os cientistas, seria em torno de 70% de imunizados totalmente – com duas doses ou dose única. No Brasil, só 47,53% da população está com o esquema vacinal completo.

Desde junho de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de máscaras de tecido para todo mundo que precisa sair de casa. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, fez a mesma indicação um pouco antes, a partir do mês de abril.

A nossa Associação traz o assunto à tona, novamente, devido as reclamações e o incômodo de vários funcionários (as) a respeito do comportamento de certos colegas que não utilizam as máscaras nas Unidades e dependências do Banpará.

A Afbepa é totalmente contrária a esse tipo de comportamento, e o considera desrespeitoso e nocivo.

Há muitos colegas que querem que a Saúde Coletiva seja protegida e, enquanto não temos o controle desse vírus cruel, temos que juntos nos comprometermos com as medidas que evitam a contaminação: lavagem das mãos com Sabão; utilização de álcool 70 e o uso de máscaras cobrindo boca e nariz. No Banpará isso é Lei, e deve ser cumprida.

Colegas foram, recentemente, internados, mesmo após tomarem as duas doses de vacina, por se infectarem com o coronavírus, a Afbepa acompanhou os casos e teve um que registrou oxigenação baixa, inclusive se encontra afastado do trabalho no Banco. Na agência que o colega trabalhava, haviam pessoas que já não usavam máscaras, como se a vida estivesse normal, desprezando que a covid e suas variantes já mataram mais de 600.000 mil Vidas, jovens ficaram órfãos de pai e mãe por causa desse vírus exterminador. Um horror!

 

Os contágios, nessa altura da pandemia, se dão pelas novas variações e subvariações do coronavírus, que circulam no Brasil e no mundo, esse último já contabiliza mais de 5 milhões de óbitos. Temos de imaginar a dor e o sofrimento da subtração de pessoas queridas e amadas, por esse vírus.

Hoje, não é questão de gostar ou não de usar máscara, ela representa Proteção e é isso que importa.

O Prefeito Edmilson Rodrigues, foi um que se infectou com uma sub variação da Delta. O seu pulmão sangrou, mesmo após já estar curado do vírus. Quantas incertezas cercam as nossas Vidas quando somos contaminados por esse vírus. E, quanto sofrimento.

Nós podemos nos cuidar e cuidarmos do outro!! Como? Observando as regras postas pelas autoridades sanitárias.

Os especialistas afirmam que as máscaras trazem dois pontos de sucesso contra o vírus da covid e outros tipos de vírus: elas irão proteger tanto quem usa, quanto quem está por perto também. Os infectologistas explicam que o tecido irá impedir que o vírus entre nas nossas bocas ou nossos narizes, através das gotículas que são expelidas quando um de nós espirra, tosse ou conversa com outra pessoa.

Atualmente, já sabemos que o contágio do coronavírus é muito maior dentro de ambientes internos, fechados ou com pouca ventilação. É mais provável do vírus ficar instalado em ambientes como esses. Por isso, nesses locais, as máscaras precisam ser melhores e usadas por todos.

A máscara é um pacto de responsabilidade coletiva, quanto mais teimarmos em não a usar, mais longe nos colocamos do fim desse período tão difícil e dolorido.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém a indicação de máscaras de tecido para a população em geral e de máscaras cirúrgicas ou PFF2 para profissionais de saúde.

Ainda na reportagem da BBC, os pesquisadores reforçaram que, independentemente de qual seja, usar máscara é fundamental. "Queremos deixar muito claro que, embora algumas máscaras sejam mais eficientes do que outras, o uso de máscaras é essencial, qualquer que seja", diz o físico Fernando Morais, principal autor do estudo, à BBC News Brasil.

A Afbepa faz um apelo de responsabilidade coletiva pela Vida! Os casos de coronavírus ainda não acabaram e a máscara é, ainda, um dos acessórios fundamentais para nos protegermos e, assim como, aqueles que amamos, respeitamos e convivemos.

Não deixe de usar sua máscara, não coloque ela no queixo ou em cima da sua mesa. Use-a. Tenha responsabilidade com você e com seu próximo.

 

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: