quarta-feira, 17 de novembro de 2021

AG. BR ANANINDEUA TEM O SEGUNDO CASO DE COVID SÓ NESTE MÊS

 

Ontem, 16, ao final da tarde, a Afbepa tomou conhecimento de que mais um funcionário da Ag. BR Ananindeua testou positivo para a covid19. Já é o segundo caso de contaminação na Unidade do Banpará somente neste mês de novembro.

A Afbepa soube que, desta vez, a pessoa infectada começou a sentir os sintomas da contaminação logo após a colega, do grupo de risco, ter sido afastada por estar com o vírus, no dia 5 deste mês.

Segundo se soube, apenas foi aguardado o prazo recomendado pelas autoridades em Saúde, entre o 3º e o 7º dia de sintomas, para a realização do teste que detecta a presença da covid no organismo, para confirmar a infecção.

Para a nossa Associação, há algum protocolo – ou, talvez, nem haja- sendo executado da maneira errada, já que temos uma segunda contaminação em tão pouco tempo do primeiro caso. A Afbepa acredita que a limpeza e a descontaminação do meio ambiente do trabalho podem não estar sendo feita da maneira apropriada, com os produtos químicos corretos e por profissionais capacitados para tal.

A testagem dos demais trabalhadores, que não foi feita e parece que nem será, é extremamente necessária em situações como essas, pois a partir disso, podemos isolar quem está positivado dos demais e impedir que o vírus se prolifere em outros organismos já vacinados e acabe criando uma nova mutação. Há muitos que são assintomáticos e, portanto, não manifestam sintomas nenhum a não ser que façam os testes, mas transmitem os vírus às outras pessoas.

Essas duas condutas podem acabar com os surtos de covid que vemos nas Agências e Postos do Banpará, tanto na Capital quanto no Interior. Porém, o Banco além de não agir no controle da contaminação, agora, não faz mais nem as ações de prevenção.

A Afbepa foi informada pelas Unidades de que não há mais distribuição de máscaras e nem de álcool 70% aos nossos colegas bancários (as). Se você quiser usar máscaras ou higienizar as mãos no Local de Trabalho, precisa arcar com a aquisição desses EPIs com o seu salário, ou seja, mais itens no orçamento que já está apertado.

Nossa Associação acredita que, as máscaras e o álcool, na situação pandêmica que ainda estamos vivendo, são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários! Como o bancário, que lida com dinheiro – que circula de mão em mão no país inteiro – e com atendimento ao público diariamente, não tem à sua disposição ferramentas para lhe ajudar a se prevenir da doença que mais matou pessoas no último ano?

Chega a ser desrespeitosa e ofensiva esta atitude do Banco. Deixando claro ao seu Funcionalismo que não está se importando em proteger, cuidar ou amparar, mas tão somente extrair o máximo da mão de obra que garanta o lucro e resultado da empresa.

O comportamento da Dirad nos impacta brutalmente, uma vez que essa Diretoria parece não se importar com os números indesejados resultantes dessa pandemia.

A Afbepa repudia todas as ações e omissões que vão contra o combate e a prevenção da covid19, queremos que todos os nossos (as) colegas possam trabalhar em ambientes seguros e salubres! Com unidades de trabalho limpas e livres de doenças, e com o básico para garantir a proteção: máscara e álcool à disposição!!


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: