sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A COMPENSAÇÃO DAS 7ª E 8ª HORAS EXTRAS E A LESÃO DIRETA DO SINDICALISMO NACIONAL À CATEGORIA BANCÁRIA.

 


Após o surgimento de diversas dúvidas e formulação de alguns questionamentos por parte dos(as) seus(as) associados(as), a AFBEPA sentiu necessidade de esclarecer a questão do ajuizamento das ações de 7ª e 8ª Horas Extras após o advento da nova redação da “Cláusula 11° – GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO” e parágrafos, oriunda da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT - 2018/2020) celebrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN).

Associados(as), a partir da CCT 2018/2020, a referida cláusula permitiu a “compensação” de eventual reconhecimento judicial das 7ª e 8ª horas extras com o valor da gratificação de função percebida pelos(as) bancários(as), de modo que, o ajuizamento da ação, deixou de ser atrativo.

A Associação reitera que em decorrência da redação que foi conferida à citada cláusula coletiva, o Sindicalismo Nacional anuiu com a lesão direta aos direitos da categoria que, diante da referida previsão, viu esvaziada a possibilidade de obter o pagamento pelas horas excedentes à 6ª hora trabalhada, em razão do labor em duração superior a jornada regular do bancário de 06h/dia, independentemente do reconhecimento judicial da ausência de confiança no exercício de determinadas funções.

Essa foi uma porrada na boca do estômago do trabalhador (a) Bancário (a) e de quem não esperávamos, pois é mais um Direito subtraído, e que empodera os patrões.

Se você, Associado(a), ainda possui alguma dúvida mais específica sobre a questão, entre em contato com a Assessoria Jurídica da AFBEPA (Tuma, Torres & Advogados Associados) via telefone (91 3222-5746) ou e-mail (atendimentobelem@tumaetorres.com.br) para mais informações e esclarecimentos!

A AFBEPA e sua Assessoria Jurídica são incansáveis na defesa dos direitos dos(as) associados(as) e seguirá firme na luta com vistas a evitar subtrações e ataques aos nossos Direitos e Conquistas!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

Nenhum comentário: