sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Funcionários do Banpará Questionam Valores da PLR em Meio a Lucros Crescentes

 



Na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, o Banco do Estado do Pará (Banpará) realizou o pagamento da parcela final da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao exercício de 2024. No entanto, muitos funcionários (as) estão questionando os valores pagos, sem compreender os cálculos realizados. O que se percebe é que o valor é inferior ao recebido em 2023, mesmo com o Banco apresentando um lucro maior em 2024.

Segundo informações disponíveis, o Banpará distribuiu R$ 93,4 milhões em dividendos em 2023, representando 33% do lucro líquido do período. (Fonte: Moodys Local)

A presidenta da nossa Afbepa, Kátia Furtado, se pronunciou sobre a situação e garantiu que a entidade já está tomando providências para cobrar mais transparência do Banpará.

"Muitos colegas estão reclamando do valor reduzido da PLR, comparando com o ano passado e até mesmo com o adiantamento pago anteriormente. Quero lembrar que esse adiantamento é subtraído na parcela final, mas entendemos que a preocupação dos funcionários (as) é legítima. Nossa Associação sempre lutou para melhorar esse percentual. Foi por iniciativa nossa, em 2023, que conseguimos ampliar a PLR Social em 7%, ao pautarmos essa demanda diretamente para a presidência e a diretoria do Banco."

Kátia também esclareceu que a PLR Social e o Adicional são pagos de forma linear para todos os empregados (as), enquanto a Regra Básica varia de acordo com salário, anuênio e gratificações individuais.

"A AFBEPA não tem acesso aos números exatos dos cálculos, pois isso é responsabilidade do Banco. O que nós podemos — e vamos — exigir é transparência. Vamos solicitar oficialmente que o Banpará forneça a cada funcionário seu demonstrativo de cálculo da PLR, detalhando a forma como os valores foram distribuídos. O banco tem esse dever com seus trabalhadores (as)."

A AFBEPA reafirma seu compromisso em defender os Direitos dos empregados (as) do Banpará.

Acesse aqui para ouvir o áudio da Presidenta da Afbepa sobre a situação.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: