A Unidade está operando com ventiladores, mesmo em pleno período de altas temperaturas, o que já seria inadequado em qualquer circunstância. A situação se agrava durante os dias de pagamento, quando a agência fica lotada, e o calor se torna insuportável tanto para clientes quanto para os funcionários (as).
Essa realidade expõe o descaso com a saúde e segurança do ambiente do trabalho e o atendimento à população. Vale relembrar que, segundo declarações do DIRAD, a empresa Pará Frios venceu a licitação para realizar a instalação e manutenção de sistemas de climatização nas agências do Estado, que deveria ter iniciado o seu trabalho em novembro do ano passado. No entanto, as denúncias mostram que, até agora, as promessas não se concretizaram em Novo Progresso e, parece, em outras Unidades.
O calor extremo não é apenas uma questão de desconforto; é um problema de saúde pública. Funcionários (as) e clientes são expostos diariamente a condições que podem causar estresse térmico, queda de produtividade e até mesmo riscos mais graves para a saúde.
A AFBEPA, de acordo com a Legislação, exige que a Administração do Banco tome providências imediatas para resolver o problema. É inadmissível que, mesmo com uma empresa contratada, as agências continuem operando em condições tão degradantes, insalubres e inseguras.
A nossa Associação reforça seu compromisso em defender os direitos e a dignidade dos funcionários(as), assim como a dos clientes.
A Afbepa continuará monitorando a situação e cobrando respostas efetivas do Banpará.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário