quinta-feira, 13 de maio de 2021

TELETRABALHO PARA TODO O GRUPO DE RISCO. NÃO A QUALQUER ACORDO QUE EXPONHA A RISCOS MAIS VIDAS.

 

A nossa Associação teve conhecimento de mais uma reunião entre Sindicato e Banpará para retorno do grupo de RISCO. Num pequeno trecho de Whatsapp é mencionado que já há um acordo entre os dois e que a redação será analisada, a Afbepa crê que deve ser algo redigido pelo Banco, e que após, o Sindicato chamará a assembleia acreditando "Que deve sair o acordo".

Por que essa entrega?? Hoje é temerário aceitar o retorno do grupo de risco ao trabalho presencial. Mesmo com as duas doses da vacina.

Já está público e notório que para se alcançar a imunização de rebanho é necessário que 60 a 70% da população tem de estar vacinada. No Pará temos um pouco mais de 14% de pessoas vacinadas. No Brasil 17,24%.

Enquanto a população não for vacinada na proporção necessária para a imunidade coletiva, novas variantes vão se originando e mais letais. Há, ainda, a eficácia de cada vacina que não chega a 100%.

Há, também, a questão que o Banpará é um grande descumpridor do que acorda, a própria presidente do Sindicato disse isso em assembleia, desta forma, há grandes chances, dele não cuidar da proteção das Vidas que estão sob sua responsabilidade. Hoje, o Banco não zela pelas Vidas de quem está nos Locais de Trabalho, inclusive muitos, já estão com suas Saúdes comprometidas, além de uma grande parte dos colegas terem se infectado por covid19 sem que o Banco emita o CAT.

O Sindicato tinha de lutar pelo Teletrabalho. O Governo do Estado propõe na Cartilha de Combate à Covid19 nos Ambientes de Trabalho e no Decreto Estadual nº 800/2020 de Bandeiramento do Estado, no Anexo III - Protocolo Sanitário Geral, que o Grupo de Risco fique em teletrabalho. Assim, por que acordar esse retorno presencial?

A Afbepa não concorda com o que o Sindicato está fazendo. Não é esse o papel que a gente espera da nossa Entidade de Classe.

Não é a primeira vez que o Sindicato faz acordos com o Banco que nos retiram direitos. Sofremos muito na época do Governo do PT, depois veio PSDB e agora PMDB e os enfrentamentos com a Direção do Banco ocorrem pouco ou não ocorrem. O PCS está implantado por uma luta árdua dos trabalhadores (as) encabeçada pela Afbepa. Na época do governo petista tivemos que realizar assembleia na calçada do Sindicato, pois não queriam nos ouvir.

A Afbepa não quer conflitar com o Sindicato neste momento tão difícil, a nossa Associação quer a Luta conjunta por Direitos, em prol dos trabalhadores (as). O fato do Banco querer o retorno ao trabalho do grupo de risco, não precisa o Sindicato querer também. A Defesa tem de ser da Vida com Saúde. TELETRABALHO PRA TODOS E QUE O BANPARÁ CUMPRA O SEU DEVER DE ASSEGURAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E VALORIZAÇÃO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS (AS).

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: