quinta-feira, 13 de maio de 2021

AFBEPA REÚNE COM MPPA PARA TRATAR SOBRE A DENÚNCIA DE DÉFICIT DE FUNCIONÁRIOS NAS UNIDADES DE TRABALHO E MAIS CONTRATAÇÕES.

 

Reunião da AFBEPA com o MPPA.

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Afbepa se reuniu virtualmente, por meio do aplicativo zoom, com a 1ª Promotoria de Justiça da Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa de Belém, do Ministério Público do Estado do Pará para tratar sobre a denúncia formalizada pela Afbepa, em março deste ano, contra as constantes exposições dos Trabalhadores (as) a filas intermináveis, que violam normas trabalhistas e sanitárias.

A queixa principal da Afbepa é o déficit de funcionários (as) para suprir a demanda do Banpará, principalmente, por causa desse período pandêmico, o qual tem sido difícil para os funcionários (as) darem conta de tantos auxílios a serem pagos. A Afbepa solicitou ao MPPA que firme um Termo de Ajuste de Conduta com o Banpará, a fim de convocar o Cadastro de Reserva, oriundo do concurso 001/2018, para que esse déficit seja suprido nos vários Locais de Trabalho.


Além do mais, o Banco tem sido negligente ao lidar com a crise sanitária, especificamente com a Saúde dos seus empregados (as) e a Higiene do ambiente laboral. A Afbepa tem, reiteradamente, denunciado as negligências e descasos do Banpará com os seus empregados (as), vez que testam positivo para a covid19 e não há limpeza adequada por empresa especializada dos Locais, assim como não há as testagens dos suspeitos. A Afbepa noticiou várias vezes em suas mídias digitais as enormes aglomerações causadas nas Agências.

Todas essas questões foram levadas pela Associação ao MPPA para que nos ajude, no que se refere a contratação de pessoal.

Na reunião, o Ministério Público do Estado esclareceu que, no momento, há determinações Legais de contenção de gastos públicos e a Lei proibe novas contratações durante esse período de Pandemia. A Afbepa rebateu dizendo que essa Lei não se aplica ao Banpará, pois o Banco se mantém.

 


A Promotora nos informou que a reunião foi a primeira e que o processo será direcionado para outra Promotoria que trata de contratação, que avaliará a questão.

A Afbepa segue na luta pela preservação de Conquistas e Defesa de Interesses e Direitos dos funcionários (as) do Banpará.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Um comentário:

Jéssica Ramalho disse...

Muito bem! Ainda bem que temos a AFBEPA para tratar de nossos interesses. Estou à espera de convocação do BANPARÁ, meu polo é o V. Vejo o Banco inaugurando agências, com déficit de pessoal, agências lotadas, etc. Mas, não vejo contratações. Quando se tem é 3 ou 4 por mês. Um absurdo! Fico imaginando o que os funcionários estão passando tendo que suportar uma carga de trabalho intensa e expostos à contaminação todos os dias. Espero que o MPPA tenha uma pouco de humanidade como a AFBEPA tem. Que Deus abençoe a todos que estão aguardando convocação, dispostos a colaborar no BANPARÁ.