quinta-feira, 29 de outubro de 2020

DISCRIMINAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS DO INTERIOR MARCA VOLTA DO PROCESSO SELETIVO INTERNO NO BANPARÁ


A Afbepa parabeniza o Banpará por realizar, novamente, o Processo Seletivo Interno-PSI, para preenchimento de vagas de funções comissionadas.

Os trabalhadores (as) anseiam por processos seletivos democráticos e transparentes para a escolha dessas funções. Muitos se preparam por longos períodos, financiando os seus próprios estudos.

Em negociações anteriores o Banpará excetuou das concorrências somente as funções de confiança, gerência geral, assessoria e superintendência, e se comprometeu de, através do Comitê de Relações Trabalhistas, encaminhar Processos Seletivos para outras Funções Comissionadas, como, também, proposições para o comissionamento e o descomissionamento dessas funções, inclusive essa é uma reivindicação antiga dos bancários e bancárias, a luta é por adoção de critérios claros que propicie essa ascenção e avaliações quando for o caso de destituição. 

Agora o Banpará está ofertando dois processos seletivos. Para a Matriz, no setor NUCIC – assistente de gestão e analista, mas com o público alvo somente para Belém e Região Metropolitana, excluindo os colegas do interior da concorrência. Já nos PSI’s de Magalhães Barata, Brasil Novo e Colares, os empregados lotados na capital e no interior podem concorrer.

Pois é, por quê?? Quais ou qual o motivo?


Os colegas não entenderam o que motivou essa atitude do Banco não ter ofertado as vagas de Matriz também para o interior, uma vez que há pessoas lotadas em vários municípios do Estado, aptas a concorrer nesse processo da Nucic.

Há vários questionamentos que permeiam esse assunto e a Afbepa entende que o mais correto e justo seria a abertura da concorrência para todos participarem nos processos seletivos, afinal, ao fim é selecionado quem se enquadrar e conseguir se sobressair em todas as etapas. 

Não se entende o por que dos funcionários de outros interiores terem sido discriminados para as vagas da Nucic, mas para o PSI de Colares, Magalhães  Barata e Brasil Novo o Banco ter aberto processo para funcionários da capital e interior.

É preciso que o Banpará dê explicações sobre essa discriminação.


MAIS INVESTIMENTOS EM QUALIFICAÇÃO

Vários colegas conversaram com a Afbepa sobre a necessidade de maior qualificação dos funcionários. 

A Afbepa já havia conversado com os colegas em várias Unidades de Trabalho e essa solicitação foi feita ao Banco, de mais investimentos em qualificação e capacitação.

É importante para empresa que sempre capacite e prepare os seus trabalhadores, de forma online ou presencial, pois significa crescimento para ambos os lados, assim como é sinônimo de cliente satisfeito.

Há queixas de que produtos e serviços são lançados e o funcionalismo é o último a ficar sabendo. Isso tem de ser corrigido. Assim que o Banpará for lançar qualquer produto ou serviço tem de preparar muito  antes os funcionários que o oferecerão ao público alvo.

Há de fato uma certa desconexão sobre essa necessidade, que a Associação espera ser melhorada.

Investir em cursos, minicursos, preparatórios e oficinas, entre outros, leva a Valorização e todos ficam satisfeitos.


UNIDOS SOMOS FORTES

A Direção da Afbepa

Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário: