terça-feira, 13 de outubro de 2020

BANPARÁ MANTÉM POSTURA NEGLIGENTE E CASOS DE COVID-19 ENTRE OS FUNCIONÁRIOS SÓ AUMENTA

Hoje, 13, deve ter ocorrido a audiência entre Banpará e Sindicato dos Bancários do Pará, sobre o grupo de risco. Ainda não foi divulgado pela Entidade de Classe o resultado, repita-se que a Afbepa pediu a sua participação para defender o Direito, mas o Sindicato negou o nosso pedido.

Estamos enfrentando ainda a pandemia avassaladora de Covid-19, que já ceifou mais de 150 mil vidas só no Brasil e, infelizmente, ainda não cessou. Continuamos lutando diariamente para que tudo isso acabe o mais rápido possível e que nossas vidas voltem à normalidade. Mas, enquanto isso não acontece, lidamos com o novo normal. Esse novo formato exclui do trabalho presencial o grupo de risco, porque esses funcionários tem o direito resguardado pela decisão judicial e decreto do Governo Estadual de permanecerem afastados e, se possível, realizando teletrabalho. 

Contudo, o Banpará não respeitou o direito do grupo de risco e os colegas voltaram a trabalhar, cumprindo o comunicado 020. A Afbepa já denunciou alguns casos de infecção pelo Covid-19 desses funcionários e todos os dias novos casos vem à tona, comprovando o que a nossa associação defendeu desde o início: Não é o momento apropriado para a volta do trabalho presencial do grupo de risco, pois as Vidas dessas pessoas são fragilizadas. Além do mais é mais aglomeração, o que não é recomendado.

Um funcionário do grupo de risco que retornou ao trabalho presencial, na última sexta-feira, foi encontrado desmaiado em sua casa e diagnosticado com Covid-19, hoje ele foi entubado, outros dois colegas do grupo de risco estão com todos os sintomas da doença, além do colega que já denunciamos lotado na Matriz Presidente Vargas, já confirmado com o Corona Vírus e o caso do funcionário da Ag. Senador Lemos que continuou trabalhando mesmo com o resultado positivo para o Covid-19. Ou seja, os trabalhadores do grupo de risco  adoeceram após retornarem ao trabalho presencial, seguindo as normas do Banpará e os outros mesmo contaminados não foram afastados, continuaram trabalhando. UM ABSURDO E DESRESPEITO COM A VIDA!!

O Banco demora a afastar os funcionários, logo nos primeiros sintomas, isso precisa ser corrigido urgentemente; não comprovou a realização  de testagens e o Sindicato, diante de toda essa irresponsabilidade, não toma as atitudes necessárias, de Proteção à Vida. É preciso coibir as ações desrespeitosas do empregador Banpará. O fato é que, o comunicado 020 (convocando a volta do grupo de risco ao trabalho presencial) deveria ter sido suspenso, segundo a nossa assessoria jurídica. Mas em nenhum momento o Sindicato lutou pela suspensão desse Comunicado, para que os funcionários do grupo de risco fossem afastados do trabalho presencial, até ulterior decisão judicial.

A Afbepa entende que o Banco deve afastar os sintomáticos, porque essas pessoas geralmente são confirmadas com o Vírus da Covid-19 e podem passar para os outros funcionários e público em geral.

Nossa Associação espera que nessa audiência na Justiça do Trabalho, a opção tenha sido pelo Cuidado e Proteção à Vida. Pela Defesa do Direito.


UNIDOS SOMOS FORTES 

Diretoria da Afbepa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: