terça-feira, 6 de outubro de 2020

BANPARÁ DESCUMPRE ACORDO DE PROMOVER TESTES DE COVID-19 EM ADOECIDOS NOS LOCAIS DE TRABALHO

Negligência. Essa palavra define como o Banpará está se comportando frente à pandemia de Covid-19. Nós, da Afbepa, recebemos diariamente reclamações dos casos de omissão do empregador com o funcionalismo. Todos estão cansados de cobrar o mínimo, que é o respeito e cuidado pela Vida, nosso bem maior.

Soubemos de mais um caso na Ag. Senador Lemos e outro suspeito na Ag. Nazaré. No primeiro caso o funcionário apresentou atestado com diagnóstico de Corona Vírus e estava trabalhando normalmente junto com os colegas antes de ser afastado, inclusive com funcionários do grupo de risco. O segundo caso o funcionário fez por conta própria o teste de Covid e o resultado está sendo esperado para esta quarta-feira. Foi solicitado ao Banpará testes em todos da Agência Senador Lemos, uma vez que mais pessoas possam estar infectadas, mas a resposta do Banco é que o protocolo em situações caóticas como essas é somente de higienização do local.

Em relação aos sintomáticos, isso significa um descumprimento de acordo pelo Banpará, já que assinou  acordo com o Sindicato homologado na Justiça do Trabalho, em que se obrigou a realizar testes nos sintomáticos, em Belém e Região Metropolitana. Mas, os testes não estão sendo feitos, o que caracteriza o descumprimento do acordado.

O Sindicato deveria fiscalizar e cobrar do Banco a efetivação desses testes.

Nos ambientes de trabalho, vários casos de Covid-19 estão vindo à tona, inclusive de pessoas pertencentes ao grupo de risco, os quais estamos lutando para serem afastados ou realizarem teletrabalho. Locais como o Nupro, Suloc, Sueng, Suser, Sulog, Nazaré e Senador Lemos estão com casos de Corona Vírus. O Banpará está agindo sem responsabilidade com as vidas de seus trabalhadores, pois não disponibiliza os testes para os adoecidos e, também, suspeitos, a única providência é desinfecção dos locais, colocando em risco os funcionários e clientes. 

É preciso que o Banco trate a questão que envolve esse vírus de forma preventiva, cuidando e protegendo as Vidas de quem tanto se dedica a essa empresa.

Todos devem continuar lutando para que o Banpará mude essa postura, deixando de negligenciar direitos e protegendo o funcionalismo e a sua clientela.

Em Manaus, a segunda onda de Covid-19 está acontecendo, já que os números de hospitalizações por casos graves de síndrome respiratória está elevado. Isso ocorreu por queda no número de pessoas em isolamento social, aglomerações em bares e festas clandestinas. Isto é, o Brasil ainda vive um cenário desordenado de pandemia, com uma possível segunda onda acontecendo em vários estados no país. Não é o momento de afrouxar os cuidados com esse Vírus perigoso e letal. 

Pedimos, mais uma vez, por respeito aos funcionários e mais responsabilidade com a Vida de cada um de nós. Esperamos uma postura diferenciada, com zelo, cuidado e atenção com a categoria nesse momento tão difícil de pandemia do Corona Vírus.


Trecho do Acordo entre o Banpará e o Sindicato: 

Disponibilização de testes rápidos: Inicialmente os testes rápidos serão disponibilizados aos empregados lotados na Região Metropolitana de Belém, porém, a Diretoria se compromete a necessidade de extensão da medida aos empregados lotados no interior do Estado, desde que haja a disponibilidade de testes rápidos nos referidos locais, fica garantida a aplicação dos protocolos definidos abaixo. Após a aquisição dos testes rápidos, caso o empregado lotado da Região Metropolitana de Belém apresente os sintomas da Covid-19, deverá informar a GESAT, no prazo de 48 horas, conforme disponibilidade e indicação médica, com vistas a realização do teste rápido, nos moldes previstos nos protocolos constantes do presente acordo. Caso o resultado seja positivo para o novo Corona Vírus, o empregado permanecerá afastado das atividades, para tratamento


RETIFICAÇÃO:


Informamos nesta matéria que havia caso de funcionário com sintomas de Covid-19 (e agora confirmado), segundo fontes, na Ag Nazaré. Mas fomos informados pela própria Agência que não há caso de infectado com o Corona Vírus naquela Unidade de trabalho, por isso retificamos o que foi veiculado. Na realidade, o caso de colega com Covid confirmado é na Matriz Presidente Vargas.



UNIDOS SOMOS FORTES 

Diretoria da Afbepa

Assessoria de Imprensa  

Nenhum comentário: