terça-feira, 28 de abril de 2020

BANPARÁ MANTÉM A SUA POSTURA INTRANSIGENTE E INFORMA EM REUNIÃO QUE APLICARÁ A MP 927 DO GOVERNO FEDERAL


Hoje, 28, o DIRAD respondeu às Entidades certas questões pendentes encaminhadas na última reunião.

1) VACINAS DE GRIPE: que estão buscando Empresas de vacina, e quem queira se vacinar o Banco ressarce R$100,00;

2) MÁSCARA DE ACETATO, o Banco adquiriu e será de uso obrigatório, a partir de amanhã a SULOC já estará distribuindo para as Unidades;

3) ANTEPARO DE ACRÍLICO serão colocados nas Guicherias de Caixas das Unidades de Trabalho. Inicialmente a primeira que recebeu o equipamento foi a Ag. Pedreira;

4) TESTES RÁPIDOS- Contratação dos Laboratórios CSD E AMARAL COSTA
Em caso de resultado negativo volta a trabalhar; se positivo fica afastado pelo tempo da doença; se negativo, mas com sintomas, fica afastado.

O problema reside no caso negativo e sem sintomas, pois se a pessoa teve contato com alguém infectado tem 14 dias para ela apresentar sintomas.


FÉRIAS COLETIVAS

O Banpará aplicou a MP 927 do Governo Bolsonaro ao grupo de risco, e isso foi dito para as Entidades na reunião anterior, naquele momento foram feitas algumas contrapropostas como Banco de Horas Negativo e Cursos Online para teletrabalho, o Banco ficou de estudar e, nesta reunião, rechaçou para o momento.

Vemos que o Banco inicia o seu Comunicado expressando o cenário de crescimento do Covid-19 e a superlotação de hospitais públicos e particulares, escreve, ainda, da necessidade de tomar medidas urgentes para conter a circulação e aglomeração de pessoas, mas a medida encontrada é a imposição de férias coletivas aos empregados do grupo de risco. Isso é incoerente com o cenário colocado no início desse documento, que requer  PROTEÇÃO.

Esse Comunicado é contraditório e um retrocesso, pois retira um direito de proteção benéfico da Vida mais fragilizada!

Infelizmente respaldada pela MP Governo Federal.
A AFBEPA não conseguiu enxergar a proteção alardeada neste Comunicado.

O Banpará se quisesse proteger e reduzir substancialmente o número de infectados por Covid-19, deveria deixar funcionando somente as atividades essenciais e por Agendamento algum serviço presencial essencial, isso sim evitaria filas e efetivamente protegeria os trabalhadores, como, também, a adoção maciça de teletrabalho. Mas essa solicitação o Banco se mostrou reticente e discordante.

Em quase todas as Unidades os colegas estão trabalhando com quadro reduzido e muitos estão afastados por estarem doentes, filas se aglomeram nas portas do Banco, sem que haja obediência da distância mínima, muitos clientes têm entrado infectado nas agências, sendo que a cada dia, a intranquilidade aumenta, comprometendo o psicológico de cada trabalhador(a), que precisa de ajuda.

O Banpará necessita ter atitudes de Proteção, que nem os funcionários fazem pela empresa, já não é aceitável certas posturas, principalmente num momento tão crítico pelo qual estamos passando no território Paraense.

É PRECISO GARANTIR A VIDA!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Atendi uma cliente que foi diagnosticada com Covid-19, mas o banco não tomou qualquer providência e estou trabalhando normalmente, apesar de me sentir inseguro e temeroso pela minha vida.