quinta-feira, 9 de abril de 2020

BANPARÁ FAZ COMUNICADO TÍMIDO APÓS CASO SUSPEITO DE COVID19


O Banpará fez um Comunicado ontem informando que irá higienizar a Agência Barcarena Centro, a partir de hoje, “ ...para garantir o retorno das atividades, com a devida segurança, no dia 15/04/2020”.
Expressa, ainda, que o afastamento do empegado suspeito de contágio se deu a partir de 01/04/2020, data em que sinalizou sintomas  gripais e que os demais empregados estão monitorados pela Área de Saúde do Banco.



A AFBEPA repudia e lamenta a forma que desrespeitosamente e reprovadamente o Banpará vem conduzindo essa grave pandemia, no que tange ao Direito à Vida, pois enfrentamos um vírus tão letal, que tem ceifado quase 2000 mil vidas em um dia.
No Comunicado o Banco não informa quais Atitudes está tomando em relação aos funcionários que trabalham com o colega suspeito.

Há muito temos solicitado ao Banco atitudes preventivas, utilização de EPIS pelos empregados e manutenção apenas dos serviços essenciais, mas as respostas foram tímidas, insuficientes e as mesas com as Entidades canceladas.

A  nossa Associação tem notícias que funcionários do grupo de risco estão sendo convocados para retornar ao trabalho. Setores da Matriz trabalhando sem observância da distância mínima e sem máscaras.  Agências atendendo sem nenhuma proteção, porque o Banco, principal responsável por fornecer EPIs, não fornece e exige o trabalho. Enfim, são as várias irregularidades que o empregador Banpará tem cometido por não querer ouvir os seus funcionários e suas Entidades Representativas.

Na semana passada a AFBEPA teve conhecimento de uma outra colega de agência provavelmente infectada, comunicamos à GESAT, porém, inexplicavelmente, nada foi feito, inclusive a própria funcionária pagou o seu teste e como passou muito mal em casa foi internada num hospital particular onde está recebendo os devidos cuidados. Já sabemos que mais dois colegas da mesma agência também se afastaram com os mesmos sintomas.

E o Banpará o que fez??? Nada. Quem está acompanhando são os colegas da Unidade, a AFBEPA e o Sindicato. A GESAT parece que não tem poder, autonomia, independência, prontuários, Protocolos etc.

Há várias denúncias, inclusive feitas pela AFBEPA, de pessoas com laudo de asma, pneumonia e doenças respiratórias que não foram afastadas, por quê????
Quanta insensibilidade, diante de um mal grave, que mata rápido, e muitas pessoas.

Em relação as três Unidades, todos os prováveis funcionários atingidos, Barcarena (Vila dos Cabanos e Centro) e Ananindeua, a AFBEPA entende que devem ser fechadas imediatamente; os trabalhadores levados a fazer testes para o Covid19, as expensas do Banpará, pois a intranquilidade mental é imensa, em Laboratório Particular e afastados até o risco ser eliminado e a tranquilidade mental e espiritual seja restabelecida.

A AFBEPA quer que o Banpará deixe todas as suas Redes Eletrônicas funcionando para que os clientes possam se autoatender, além de manter entrega de cartões e pagamentos de cheques avulsos para quem não tem cartão de débito, de forma agendada. Ainda, entregue os EPIS para quem ficar nas Unidades. Hoje, estamos num momento que não se pode expor Vidas, assumir o risco de perdê-las, a Vida é uma só e é cara para todos nós.
Que fiquemos em orações por todos nós, e em especial pelos colegas que estão em suas casas ou em Hospitais lutando por suas Vidas.

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou cliente da agência icoaraci, e gostaria de dizer que o getente de la não esta tomando cuidado nem um, ele mesmo não usa mascara pra atender os clientes, fica cuspindo na cara da gente, égua! Fiquei ate com medo, e não fiz meu empréstimo.