segunda-feira, 19 de outubro de 2020

AUDIÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO SOBRE GRUPO DE RISCO OCORRERÁ NESTA TERÇA-FEIRA

Após duas audiências serem remarcadas para decidir o futuro do grupo de risco do Banpará, nesta terça-feira, 20, na 8ª Vara do Trabalho, deve ocorrer a decisão sobre o necessário afastamento do trabalho presencial desse grupo, infelizmente, mais frágil em resistência contra o Corona Vírus.

Em setembro, a Diretoria do Banpará emitiu o comunicado 020, convocando, de imediato, o retorno do grupo de risco ao trabalho presencial, mesmo diante de uma pandemia que ainda não teve fim. Nossos colegas foram colocados sob risco iminente, já que a saúde dos mesmos é mais fragilizada.

A Afbepa espera que na negociação entre Sindicato e Banpará prevaleça o BOM SENSO, pois NÃO HÁ COMO AFERIR A GRAVIDADE OU RESISTÊNCIA DE CADA INTEGRANTE DESSE GRUPO. Que a negociação seja em prol da Vida do funcionalismo e que a decisão seja PELO AFASTAMENTO DO TRABALHO PRESENCIAL DO GRUPO DE RISCO, principalmente agora em que há um aumento nos casos de Covid-19 no estado, com hospitais públicos e privados lotados novamente. A Europa está vivendo um caos com a segunda onda do Vírus, e os governantes estão priorizando e resguardando a Vida da população.

Nossa associação aguarda que o Banco opte pela proteção do grupo de risco, mantendo-o afastado do trabalho presencial, ressalvando a opção de pessoas que já tiveram Covid-19 e possuem anticorpos. 

TRATAR FUNCIONARIOS SINTOMÁTICOS E QUEM TENHA CONTATO COM ELES NO MESMO LOCAL DE TRABALHO.

Também testar e tratar quem tenha sintomas e quem trabalha no mesmo Local, fato que o Banco desleixa e não cuida. Os colegas estão na linha de frente, ajudando a empresa, e quando alguém sente sintomas, providências urgentes têm de ser tomadas, no sentido de resguardar a integridade de todos. Os funcionários em geral que estão no dia a dia ajudando a empresa necessitam desse cuidado e atenção, na prevenção e remediação. Entendemos que é ESSENCIAL que o Banpará afaste os sintomáticos e que forneça testes para todos que tiveram contato com quem possivelmente está infectado, resguardando a categoria e o público em geral, o que ajuda a diminuir os casos de contaminação.

Percebemos que o nosso empregador está tratando com negligência e desleixo o funcionalismo, renegando o direito à saúde que cada um de nós tem.

A Afbepa Reitera que amanhã prevaleça o bom senso e que o Sindicato lute pela manutenção dos direitos conquistados, fazendo com que o Banco proteja os colegas do grupo de risco determinando o afastamento do Trabalho presencial. 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A Direção da Afbepa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: