sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

AFBEPA INICIA ENTREGA DAS AGENDAS 2025 E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA NOSSA UNIÃO

Na última terça-feira, 7 de janeiro, a AFBEPA deu início à entrega dos kits, contendo agenda 2025, caneta e calendário. Já foram entregues os kits na Agência e Matriz Nazaré, Agência e Matriz São Brás e Agência e Matriz Presidente Vargas.

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, está indo presencialmente nessas entregas para dialogar com os bancários(as) sobre a agenda e outros temas importantes. Em relação as nossas agendas, Kátia fala das belas fotos autorais  dos nossos colegas, que ilustram os meses de janeiro a dezembro e a capa da nossa agenda, além do layout diferente onde podemos utilizar a data que quisermos. Fala, ainda, da nossa Luta e Resistência na Campanha Salarial 2024, “Não podemos aceitar qualquer reajuste, como queriam que a gente aceitasse na nossa Campanha Salarial, e achar que é muito. Não adianta mais ninguém dourar a pílula, todos sabem que as Nossas vidas têm valor e valem muito, logo precisamos reforçar isso diariamente”, destaca.

O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS (PCS) NO FOCO

Kátia, como representante eleita do GT-PCS e a mais votada pelos colegas, reafirma seu compromisso em honrar a confiança de cada um(a). A prioridade, segundo Kátia, é iniciar pelo problema que emperra e congela o PCS: estudar os capítulos nos quais estão as Promoções por Antiguidade e Merecimento, para que o GT Paritário PCS possa encaminhar proposta sobre as mudanças no Regulamento, esperadas pelos funcionários (as). 

ENCONTRO DOS ASSOCIADOS 2025

Outro destaque é o Encontro dos Funcionários(as) do Banpará, marcado para o dia 25 de janeiro, de 9 às 11h, em formato online. Este será um momento de integração e troca de ideias entre todos(as). A proposta é que a nossa assessoria jurídica fale para os participantes sobre as nossas Ações Coletivas e a conjuntura da Justiça Trabalhista Brasileira. Além do mais, a presidenta Kátia Furtado falará sobre o nosso PCS.

Oportunamente,  a nossa Associação divulgará a plataforma na qual o nosso encontro será realizado.

 Faça o seu credenciamento: clique aqui


AGENDA 2025: CELEBRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A agenda deste ano vai além da organização diária. Ela conta a história e celebra a força da categoria bancária, com foco na sustentabilidade. Seu layout personalizado permite que os(as) associados(as) escolham o dia e o mês, evitando desperdícios de páginas em branco. As fotos, autorais e selecionadas no concurso de fotografia promovido em novembro de 2024, exaltam as belezas naturais do Pará, captadas pelos próprios associados(as).

DINÂMICA DE DISTRIBUIÇÃO NO INTERIOR

Para os colegas do interior, a AFBEPA criou a campanha “ Meu Amigo AFBEPA” . Toda semana, 12 agências do interior serão postadas nos grupos de WhatsApp da Associação para votação. Todas essas agências votadas receberão seus kits com agenda, caneta e calendário 2025.

Estar com cada funcionário(a) nessas visitas tem sido uma experiência enriquecedora para a AFBEPA, que reafirma seu compromisso em ouvir as demandas da categoria. Afinal, a agenda 2025 é mais do que um item de organização – é um símbolo de união, história e celebração da nossa força coletiva.

A AFBEPA segue em defesa da nossa Classe, na luta por nossa Valorização e Respeito as nossas Vidas, e a construção de um futuro melhor para todos nós.


CONFIRA AS FOTOS:





UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Mentoria de Conhecimentos Bancários: Rômulo Trindade oferece curso intensivo para concurso do Banpará

 

Com mais de 10 anos de experiência no setor bancário, Rômulo Trindade está com uma oportunidade imperdível para quem deseja se preparar para o concurso do Banpará, que ocorrerá no dia 16 de março de 2025. Sua mentoria, que começa na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, e oferece um programa completo de estudos até o dia 26 de fevereiro.

O curso inclui aulas ao vivo, materiais exclusivos, um cronograma de estudos detalhado, além de 500 questões práticas de conhecimentos bancários e a possibilidade de participar de um grupo de estudos. O investimento é de R$ 200,00 por aluno, e a metodologia foi pensada para garantir uma preparação intensa e eficaz.

Uma das grandes vantagens da mentoria é o acompanhamento diário. Os alunos terão que responder 10 questões de conhecimentos bancários todos os dias, e receberão um vídeo de Rômulo explicando as respostas de forma detalhada. Tudo isso é disponibilizado em uma plataforma exclusiva, onde também é possível acessar gráficos de desempenho e materiais em PDF para aprofundamento.

Com foco na excelência e na prática, a mentoria de Rômulo Trindade se apresenta como uma excelente oportunidade para quem deseja conquistar a sua vaga no Banpará.

Para mais informações, entre em contato diretamente com Rômulo pelo WhatsApp: (91) 98208-2205.


A DIREÇÃO DA AFBEPA


terça-feira, 7 de janeiro de 2025

AGÊNCIA CIDADE NOVA TEM 2 CASOS DE COVID CONFIRMADOS

 


A AFBEPA foi informada na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, sobre a situação de infecção por covid-19 na Agência Cidade Nova. De acordo com as informações recebidas, dois funcionários testaram positivo para o coronavírus, e uma terceira funcionária apresenta sintomas gripais graves, o que levanta a suspeita de contaminação pela doença.

Diante dessa situação, a AFBEPA esteve reunida com a Gerência de Saúde, para que oriente o pessoal dessa Unidade com procedimentos que devem ser solicitados aos Setores do Banco, incluindo a desinfecção desse Local.

Nos últimos meses, Belém tem registrado um aumento no número de casos de covid-19. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), dezembro de 2024 apresentou um leve aumento no número de infecções, especialmente em grupos de risco e em áreas mais densamente povoadas. Em janeiro de 2025, a cidade continua monitorando a situação com vigilância, com novos casos sendo identificados diariamente.

A vacinação segue sendo uma das medidas mais eficazes no combate à covid-19. Além disso, a recomendação das autoridades de saúde é de que as pessoas sigam os protocolos de prevenção, mesmo após a vacinação, já que o vírus ainda pode apresentar variações e surtos pontuais. A Associação recomenda que todos (as) continuem usando máscaras; façam a devida higienização das mãos, use álcool 70% e fique atento para o monitoramento dos seus sintomas, se tiver apresentando sintomas gripais procure imediatamente a Urgência do seu Plano de saúde, e siga todas as recomendações médicas

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

EM SITUAÇÃO DE RISCO E COM FUNCIONÁRIO(AS) ADOECIDO(AS) AGÊNCIA CAMETÁ TEVE PROBLEMA DE FALTA DE REFRIGERAÇÃO RESOLVIDO

 

Com instalação de aparelhos de ar-condicionado de 12 e 24 mil BTUs, após um longo tempo, mais de ano, a Agência Cametá teve neste final de semana a situação de falta de refrigeração resolvida.

Por volta de 2 a 3 semanas dois colegas adoeceram de pneumonia por causa do intenso calor predominante no ambiente do trabalho, no dia 3 de janeiro outra funcionária teve uma forte crise de asma e foi necessário levá-la para atendimento médico de urgência.

A nossa Associação soube que, essa funcionária, além de ser asmática tem, também, neuralgia dos trigêmeos, considerada a pior dor que afeta a pessoa humana, inclusive, o calor é fator que potencializa a dor em quem apresenta essa condição.

As súplicas do pessoal dessa Unidade vinham de muito tempo, em duas ocasiões a Afbepa detectou esses problemas in loco, encaminhou ao Dirad como prioridade, mas, infelizmente, não foram resolvidos, só pioraram, até a agência Cametá operar com apenas 1(um) ar-condicionado funcionando, o da tesouraria.

Assim que a Afbepa soube do que estava acontecendo  em Cametá, foi feita a denúncia em nossas redes sociais e, imediatamente,  entramos em contato com o Diretor Financeiro que acumula a Diretoria Administrativa, o qual disse que seria feita uma força-tarefa para encaminhar os aparelhos de ar-condicionado e os seus instaladores para aquela Unidade.

A nossa Associação, ainda, entrou em contato com a assessoria da presidente, para denunciar o que estava ocorrendo com as Vidas dos funcionários (as) na agência Cametá e cobrar providências que dessem respostas efetivas.

 

CHEGADA DOS APARELHOS DE AR-CONDICIONADO EM CAMETÁ E SUAS INSTALAÇÕES NESTE FINAL DE SEMANA

A Afbepa já está sabendo que os aparelhos de ar-condicionado chegaram naquela Unidade e que já foram instalados no sábado e domingo.

Outra queixa dessa Unidade é acerca da parte elétrica que precisa urgentemente ser consertada.

A Afbepa agradece ao Diretor Financeiro e a Presidente do Banpará, que agiram celeremente e fizeram as áreas resolverem o problema.

Isso é Respeito às Vidas!!

Inadmissível demorar mais de ano para ver que algo não presta e não tem mais funcionalidade e trocar, quer seja por licitação ou emergencialmente, mas a prioridade tem de ser a defesa da Vida.

A Afbepa não consegue entender como a Dirad e a Sueng deixaram o problema chegar a esse ponto, com funcionário(as) adoecido(as) e o Banpará mal falado por conta da extrema quentura ambiental, um inferno como relatado à Afbepa.

A nossa Associação pede que as Unidades que ainda estejam com problemas de condições de trabalho nos informem pelo WhatsApp (91) 99247-6774.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

EFETIVAÇÃO DA PROMOÇÃO EXCEPCIONAL EM JANEIRO/2025-CLÁUSULA 16 DO ACT


A AFBEPA celebra mais uma conquista importante para os empregados do Banpará: a Promoção Excepcional, prevista na Cláusula 16 do Acordo Coletivo de Trabalho-ACT, que será paga na Fopag de janeiro de 2025. Essa promoção valoriza a dedicação e o esforço dos trabalhadores (as) ao Banpará.

Terão direito a essa promoção os empregados (as) que, em 31 de agosto de 2024, contem com, no mínimo, 02 (dois) anos de efetivo serviço no Banco.

No entanto, como o próprio nome indica, trata-se de uma regra excepcional.

Essa promoção é uma pedida da nossa Associação, fruto do nosso Encontro dos Associados(as) da AFBEPA, realizado em março e levada ao Encontro dos Funcionários (as) do Banpará em maio. 

Critérios de Elegibilidade: A promoção excepcional não será concedida aos trabalhadores (as) que, nos dois anos anteriores à assinatura do acordo, apresentaram qualquer das seguintes ocorrências:

a) Suspensão de contrato de trabalho; b) Estar sob efeito de penalidade regulamentar disciplinar; c) Faltas injustificadas em número superior a 12 (doze) por ano.

Exceções Importantes: Cabe destacar que, em relação à suspensão do contrato de trabalho, serão observadas as seguintes ressalvas:

• Empregados (as) que, dentro do período de interstício, tenham se afastado por até 90 (noventa) dias de licença previdenciária;
• Afastamentos devidamente comprovados por atestado ou laudo médico relacionados à COVID-19 (CID B34.2);
• Empregadas que tenham gozado de licença-maternidade.

A Promoção Excepcional é uma vitória, porém é fundamental lembrarmos que o verdadeiro objetivo da nossa AFBEPA e de cada funcionário (a) é assegurar um Plano de Cargos e Salários (PCS) que seja Regular e Efetivo. É por isso que vamos seguir empenhados nas discussões dentro do Grupo de Trabalho do PCS (GT PCS), buscando avanços concretos e duradouros, que tragam, realmente,VALORIZAÇÃO contínua para a nossa categoria.

A AFBEPA reforça seu compromisso de lutar pelo nosso direito a valorização.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Calor Infernal: Segundo Dia do Ano e Funcionários (as) Sofrem sem ar-condicionado!


Mal começou 2025 e os problemas de 2024 permanecem com força total, vez que as palavras do Dirad não se cumprem, referente ao inferno que os trabalhadores (as) vivem nos seus locais de trabalho.

No dia 18 de dezembro a AFBEPA foi acionada pela Agência Cametá devido a falta de funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, inclusive com consequências graves por causa das condições desumanas de trabalho dadas pelo Banco, vez que dois colegas contraíram pneumonia.

A AFBEPA agiu rapidamente no mesmo dia e acionou o Dirad, para que resolvesse essa situação crítica. A resposta do diretor foi que centrais de ar-condicionado de 24.000 BTUs já haviam sido adquiridas e estavam à caminho dessa agência, com chegada na sexta-feira, 20 de dezembro. No entanto, para a indignação de todos (as) os envolvidos, a nossa Associação foi informada hoje, 2/1/2025, que essas centrais não chegaram nessa unidade e que apenas a central da tesouraria está funcionando

Esse tratamento é inaceitável!!!

A responsabilidade por esse descaso para a Afbepa é do Dirad, que emite ordens, mas, parece, que não fiscaliza a sua execução? Por que a Área de Engenharia do Banco deixa que essas condições se mantenham e não age??

A Constituição Federal manda que os meios ambientes de trabalho sejam seguros e salubres, o que não ocorre nessa agência e em várias outras.

O Dirad disse à Afbepa que, em novembro, novos aparelhos de ar-condicionado estariam sendo entregues nas Unidades do Banpará, porém, isso não ocorreu em Cametá que, conforme relatório da Afbepa entregue em maio ao diretor, já apontava essa agência em situação crítica, assim como várias outras.

É fato que quem está pagando o preço desse descaso são os funcionários (as). É inadmissível que trabalhadores (as) continuem enfrentando condições precárias que colocam as suas saúdes em risco até hoje.

A AFBEPA pede explicações e, mais que isso, ações imediatas para resolver essa e outras situações. A promessa feita em novembro e dezembro precisam ser cumpridas com urgência! Não aceitaremos mais desculpas enquanto nossos colegas padecem com o calor e a negligência.

 SOMOS PESSOAS E NÃO COISAS!!!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA