sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

RESUMÃO AFBEPA – Últimos 20 dias de Janeiro



🔹 Desafio "Meu Amigo AFBEPA" – Finalizadas as últimas rodadas do concurso, a participação das agências foi positiva. A Afbepa buscou o engajamento da categoria e isso aconteceu. O propósito é continuarmos esse fortalecimento da nossa União e estarmos conectados com todos os colegas. A Afbepa agradece a todos (as) e vamos manter o nosso envolvimento!

🔹 Precariedade na Agência Augusto Montenegro – A AFBEPA denunciou a grave situação da unidade, com falta de pessoal e sobrecarga de trabalho dos funcionários(as). A nossa Associação está cobrando providências urgentes do Banpará.

🔹 Visitas da AFBEPA às Unidades – A nossa Associação concluiu a entrega do Kit Agenda 2025 e identificou problemas críticos: déficit de pessoal, precariedade do mobiliário e falhas nos equipamentos periféricos. Estamos pedindo ações imediatas da administração do Banco.

🔹 Encontro dos Funcionários(as) do Banpará – Realizado online, o evento trouxe debates sobre as nossas Ações Coletivas, conjuntura da Justiça do Trabalho e PCS, com esclarecimentos jurídicos do Dr. Márcio Tuma. A AFBEPA segue atenta às demandas da categoria.

🔹 Ato contra a gestão do Banpará – A nossa Associação e aposentados(as) denunciaram a postura do Banco em relação à Ação Coletiva do Ticket Alimentação, com abuso de medidas protelatórias injustificáveis, principalmente, porque o Banpará já perdeu a Ação intentada pela nossa Associação, que transitou em julgado em 2019 e, não satisfeito, o Banco entrou com uma Ação Rescisória, porém, na sua Ação o Tribunal julgou improcedente e aplicou penalidade de litigância de Má-Fé ao Banpará. 

Ainda assim, essa Diretoria do Banpará vem insistindo em não pagar os beneficiários(as). Para a Afbepa, essas penalidades de litigância de má-fé e multas que a conduta do Banco enseja, deixa claro a gestão temerária que essa Diretoria prefere ter.
Assim, como essa procrastinação só faz aumentar o passivo contábil.
Lamentável!!

🔹 Palestra sobre Saúde Mental – Funcionários(as) da Superintendência de Canais participaram de um evento promovido pela AFBEPA, reforçando a importância do bem-estar mental e emocional no ambiente de trabalho.

🔹 GT PCS segue seu trabalho – O Grupo de Trabalho do PCS realizou reuniões importantes para discutir promoções no plano. O prazo final para as deliberações é 13 de março.

🔹 Balancete Econômico – A AFBEPA divulgou os resultados financeiros do último trimestre de 2024, mantendo a transparência com seus associados(as).

🔹 Condições precárias na Agência Cachoeira do Arari – A AFBEPA protocolou o Ofício nº 03/2025, cobrando providências para problemas estruturais graves, como falta de climatização, goteiras crônicas, infiltrações e falta de iluminação. A Associação exige uma solução imediata para garantir um ambiente digno, salubre e seguro.

🔹 Respeito ao intervalo intrajornada – A AFBEPA esclareceu que, conforme o ACT 2024/2026:

Funcionários(as) com jornada superior a 6h têm direito a um intervalo de 30 minutos, se quiser ter.

Quem trabalha até 6h pode ampliar a pausa de 15 para 30 minutos, se desejar.


A Associação reforça que o intervalo é um direito e deve ser respeitado. Nenhum gestor pode impedir um trabalhador de fazer sua pausa ou decidir onde ele deve almoçar.

📢 A luta continua! Acompanhe a AFBEPA e participe das ações em defesa dos seus direitos. 💪

Nenhum comentário: