Mal começou 2025 e os problemas de 2024 permanecem com força total, vez que as palavras do Dirad não se cumprem, referente ao inferno que os trabalhadores (as) vivem nos seus locais de trabalho.
No dia 18 de dezembro a AFBEPA foi acionada pela Agência Cametá devido a falta de funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, inclusive com consequências graves por causa das condições desumanas de trabalho dadas pelo Banco, vez que dois colegas contraíram pneumonia.
A AFBEPA agiu rapidamente no mesmo dia e acionou o Dirad, para que resolvesse essa situação crítica. A resposta do diretor foi que centrais de ar-condicionado de 24.000 BTUs já haviam sido adquiridas e estavam à caminho dessa agência, com chegada na sexta-feira, 20 de dezembro. No entanto, para a indignação de todos (as) os envolvidos, a nossa Associação foi informada hoje, 2/1/2025, que essas centrais não chegaram nessa unidade e que apenas a central da tesouraria está funcionando.
Esse tratamento é inaceitável!!!
A responsabilidade por esse descaso para a Afbepa é do Dirad, que emite ordens, mas, parece, que não fiscaliza a sua execução? Por que a Área de Engenharia do Banco deixa que essas condições se mantenham e não age??
A Constituição Federal manda que os meios ambientes de trabalho sejam seguros e salubres, o que não ocorre nessa agência e em várias outras.
O Dirad disse à Afbepa que, em novembro, novos aparelhos de ar-condicionado estariam sendo entregues nas Unidades do Banpará, porém, isso não ocorreu em Cametá que, conforme relatório da Afbepa entregue em maio ao diretor, já apontava essa agência em situação crítica, assim como várias outras.
É fato que quem está pagando o preço desse descaso são os funcionários (as). É inadmissível que trabalhadores (as) continuem enfrentando condições precárias que colocam as suas saúdes em risco até hoje.
A AFBEPA pede explicações e, mais que isso, ações imediatas para resolver essa e outras situações. A promessa feita em novembro e dezembro precisam ser cumpridas com urgência! Não aceitaremos mais desculpas enquanto nossos colegas padecem com o calor e a negligência.
SOMOS PESSOAS E NÃO COISAS!!!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário