quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DESCASO DO BANPARÁ COM A VIDA ATORMENTA FUNCIONÁRIOS


Seguimos recebendo diversas denúncias de funcionários infectados com o Covid-19 nas unidades de trabalho do Banpará. No Complexo da Senador Lemos – Ponte do Galo, no Setor SUENG, há cinco casos de Corona Vírus e um colega com 50% do pulmão comprometido, correndo sérios riscos em sua saúde, além de outro entubado, desde que voltaram para o trabalho presencial, já que a maioria dos casos são de funcionários do grupo de risco. E em outros setores do Complexo, também há casos de Covid-19.

O Banco, como resposta, fechou o Complexo para desinfecção, mas direcionou os funcionários para a Suloc, na Senador Lemos. Ou seja, o Banpará encaminha pessoas que estavam em um ambiente infectado, para outro Local de Trabalho, com grandes riscos de colegas infectados contaminarem mais pessoas neste outro local. Em outros termos, o Banco não resolve nada. Na verdade, piora a situação colocando mais funcionários em risco. Um ato de desproteção com a categoria!

FALTA LUCIDEZ!

A situação é desesperadora e alarmante, nossos colegas estão com medo, pois são Vidas que estão em risco. Por conta de um ambiente muito contaminado, inclusive, no complexo Senador Lemos Ponte do Galo, liberaram um funcionário do grupo de risco para preservar a saúde do mesmo, o que deveria acontecer com todos que pertencem ao grupo de risco e possuem saúde fragilizada.

Em meio a esse caos ocorrido nos Locais citados, colegas do grupo de risco que trabalham nesses lugares relatam que quando buscam ajuda da Gerência de Saúde, o médico do trabalho manda cumprir o Comunicado 020 (que convoca os funcionários do grupo de risco a voltarem ao trabalho presencial), o que demonstra o desinteresse e a falta de responsabilidade com a situação de risco nos Locais Contaminados pelo Corona Vírus.

Infelizmente, o cumprimento do aviso é mais importante que a Vida das pessoas. Vemos que a prioridade maior do Banco é o lucro. A Vida não importa, é secundária. UM ATO DE TREMENDO DESRESPEITO E FALTA DE EMPATIA! Quando será que o Banpará vai tomar providências? Quando Vidas começarem a ser perdidas? Precisamos de um empregador que aja com PROTEÇÃO e RESPONSABILIDADE!!!

A Afbepa EXIGE a IMEDIATA testagem de todos os colegas que foram expostos nos ambientes de trabalho contaminados pelo Corona Vírus, como forma de observância das medidas sanitárias e protocolares, e o urgente afastamento do grupo de risco do trabalho presencial, além da liberação de todos os colegas para testagem. Os funcionários que estiveram nos locais contaminados, precisam e devem ser testados para poderem retornar ao trabalho, e não serem remanejados como foram para outro Lugar, colocando, desta forma, terceiros em risco. Essa responsabilidade é do Banco e nossa associação está reivindicando providências imediatas acerca de uma atitude absurda e inaceitável quanto essa. 

 

PROTEÇÃO E RESPEITO À VIDA, QUE É ÚNICA, É ISSO QUE QUEREMOS!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

Diretoria da Afbepa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: