segunda-feira, 18 de novembro de 2019

AFBEPA DIVULGA BALANCETE FINANCEIRO DO 3° TRIMESTRE DE 2019 (JULHO, AGOSTO E SETEMBRO)




A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Central de carnes, Auto Escola Foca e Livraria dos Estudantes).
Atualmente a AFBEPA possui 881 associados de um total de mais de 2000 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da Associação, que corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e falecimentos.

RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 3º TRIMESTRE/2019
Mensalidades dos associados
JULHO         R$ 50.903,12
AGOSTO      R$ 50.170,44
SETEMBRO  R$  53.502,55
TOTAL        R$154.576,11














TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS-3º TRIMESTRE/2019.
























 JULHO
R$ 1.803,24


 AGOSTO
R$ 1.948,11


 SETEMBRO        
R$ 1.708,97


 TOTAL:           
R$ 5.460,32







    






RECEITAS FINANCEIRAS























 JULHO
R$  5,24
 AGOSTO
R$12,28
 SETEMBRO       
R$  6,51


 TOTAL
R$24,03 
























RECEITA TOTAL DO 3º TRIMESTRE = R$160.060,46

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras (remuneração da conta corrente) e Taxas administrativas dos Convênios firmados.

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2019
R$6.399,57  
São percentuais descontados no 3º trimestre de 2019, referentes a vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde, conforme dispõe a legislação trabalhista, nos contracheques dos funcionários da AFBEPA. São valores considerados apenas para lançamento contábil.


DETALHAMENTO MENSAL DA RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2019

JULHO        
R$1.279,11
AGOSTO     R$3.619,35
SETEMBRO R$1.501,11
TOTAL       R$6.399,57

























































DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA

·         Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamento de salários e ordenados, férias, vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde dos funcionários: R$32.156,93

·         Despesas Tributárias – (FGTS/INSS/PIS/IRRF/IPTU): R$10.455,59

·         Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$415,40

·         Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$77.190,15

DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 3º TRIMESTRE/2019 – TOTAL : R$77.190,15
Despesas com telefonia fixa da AFBEPA (OI - 02 linhas) - R$1.280,12
Despesa com telefonia móvel (TIM- 02 linhas) – R$1.242,07
Despesa com telefonia móvel (OI) – R$200,33
Condomínio (2 meses) - R$1.000,00
Aluguel da Sala da AFBEPA (2 meses) – R$1.600,00
Aluguel do auditório do condomínio do edifício Síntese Plaza para realização de Assembleia Geral Extraordinária sobre PDV - R$337,50
Locação de 20 cadeiras para Assembleia Geral Extraordinária – R$50,00
Energia elétrica consumo correspondente aos meses de julho e agosto/2019 - R$1.531,30
Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - R$662,05
Despesas com cartório, registro de Ata de Assembleia Geral Extraordinária e reconhecimentos de assinaturas – R$304,45
Investimento com Transporte em atividades da diretoria da AFBEPA com idas às Unidades do Banpará em Belém, Assembleia Geral Extraordinária, reuniões de Diretoria; e para empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação (táxi e uber) - R$390,53
Investimento com combustível em atividades da diretoria da AFBEPA, idas às Unidades do Banpará em Belém, chamada para Assembleia Geral Extraordinária, reuniões e em viagens ao interior por ocasião de visitas as Agências do Banpará das cidades de Castanhal, Capanema e BragançaR$2.243,11
Investimento com alimentação para Diretoria em eventos de interesse da categoria, em viagens às cidades do interior do estado, reuniões de Diretoria na AFBEPA, lanches para a Assembleia Geral Extraordinária e para funcionários da AFBEPA em trabalhos extraordinários por ocasião da organização dos brindes dos pais -  R$2.963,71
Vale transporte para a Associação, em atividades externas realizadas pelo funcionário – R$432,00
Devolução de valores a associado e funcionária da AFBEPA de descontos indevidos – R$484,01
Honorários do 3º Trimestre – Advogados e contadora - R$22.420,38
Estacionamento R$549,00
Internet – R$498,00
Indenização compensatória para a presidênciaR$14.137,77
Rescisão Contratual de funcionária – R$ 3.959,27
Eventos sociais – Compra de lanche para a reunião de diretoria e compra de flores para a decoração da sede da AFBEPA e lanche por ocasião da visita de Nossa Senhora de Nazaré - R$613,26
Despesas de viagem - Passagens de avião de ida e volta para São Paulo, diárias em hotel e ajuda de custo para a presidente da AFBEPA por ocasião da participação da 21ª Conferência Nacional dos Bancários; ajuda de custo para diretora da AFBEPA por ocasião de visitas Agências do Banpará das cidades de Castanhal, Capanema e Bragança R$4.087,69
Material de expediente e escritório - R$805,00
Brindes dos pais/2019 – R$9.702,83
Correios – R$99,00
Manutenção e reparos – Troca de válvula e torneira da pia do banheiro; troca do assento do vaso sanitário; material para manutenção do banheiro; limpeza de duas centrais de ar e de um aparelho de ar condicionado; reforma de quatro cadeiras presidente e manutenção dos computadores e manutenção do filtro de água - R$1.506,77
Serviços prestadosDiarista; exame demissional de ex-funcionária; serviços prestados no conserto do ar condicionado; serviços prestados de motorista por ocasião da entrega dos brindes dos pais; segunda e última parcela da perícia realizada nas Agências do Banpará das cidades de Capanema e Dom Eliseu, e primeira parcela da perícia realizada na Agência de Santarém -R$4.090,00
   
DETALHAMENTO DAS DESPESAS OPERACIONAIS – TOTAL: R$120.218,07 

Telefonia - R$2.722,52
Aluguel – R$1.987,50
Condomínio - R$1.000,00
Energia elétrica - R$1.531,30
Internet – R$498,00
FGTS - R$2.682,01
INSS - R$7.188,22
PIS – R$276,78
IRRF sobre aplicação financeira – R$148,58
IPTU – R$160,00
Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - R$4.463,32
Vale transporte dos funcionários da AFBEPA – R$2.160,00
Vale transporte/empresa – R$432,00
Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - R$3.894,17
Copa, cozinha e material de limpeza - R$662,05
Combustível– R$2.243,11
Alimentação - R$2.963,71
Transporte - R$390,53
Material de escritório - R$805,00
Devolução de desconto indevido para os associados – R$484,01
Viagens – R$4.087,69
Despesas bancárias - R$415,40
Salários e Ordenados dos Funcionários da AFBEPA -R$18.657,82
Férias – R$2.981,62
Rescisão contratual – R$3.959,27
Honorários (Advogados / Contadora) - R$22.420,38
Indenização compensatória R$14.137,77
Manutenção e reparos – R$1.506,77
Serviços prestados -R$4.090,00
Eventos sociais – R$613,26                          
Cartório – R$304,45
Brindes – R$9.702,83
Correios – R$99,00
Estacionamento – R$549,00

TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL.........  R$160.060,46
TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS.... R$120.218,07

Resultado do 3º Trimestre/2019..............R$  39.842,39

No Resultado do 3º trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao mês de setembro/2019 com vencimentos no mês de outubro/2019.


quarta-feira, 13 de novembro de 2019

GOVERNO DESRESPEITA CONQUISTA TRABALHISTA DOS BANCÁRIOS



Medida Provisória enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, altera a jornada de trabalho dos bancários, mantendo para os caixas de bancos a jornada de trabalho de 6h diárias e os demais cargos jornada normal de 8h por dia. Atualmente, todos que trabalham em bancos têm jornada especial de trabalho de seis horas diárias (30 horas semanais). Com base nessa mudança, a MP prevê que as agências bancárias abram aos sábados, domingos e 
feriados.

De acordo com a Convenção Nacional Coletiva de Trabalho, cuja vigência vai até o dia 31 de agosto de 2020, o sábado para bancários e bancárias é considerado dia útil não trabalhado, ou seja, as agências somente podem abrir de segunda à sexta. E se for valer o que está previsto na Reforma Trabalhista, onde os acordos coletivos têm mais força que a lei, então a Convenção prevalece diante da Medida Provisória, impedindo o trabalho dos bancários aos sábados, domingos e feriados. 

MP do Presidente da República permite também que os bancos e demais empresas estabeleçam unilateralmente as regras de pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que hoje são negociadas com o trabalhador por meio dos Sindicatos, sem ser mais necessária a negociação com a representação dos Trabalhadores.

Assim, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – CONTRAF – agendou reunião para esta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com a Federação Nacional dos Bancos, FENABAN, mas já está se mobilizando para debater a MP com deputados e senadores no Congresso Nacional.

Para a presidenta da AFBEPA, a Medida Provisória é um retrocesso sem precedentes para a categoria bancária. “Precisamos enfrentar essa tentativa de ataque às nossas conquistas e à nossa categoria. Está evidente que essa medida provisória é para atender aos banqueiros, que apoiam esse governo que está destruindo com os direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”, conclui Kátia Furtado. 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


terça-feira, 12 de novembro de 2019

AFBEPA ENCAMINHA OFÍCIO AO BANPARÁ APÓS OUVIR DEMANDAS DE FUNCIONÁRIOS


A Afbepa visitou os colegas no interior do Estado e, além de informá-los sobre as nossas lutas, ouviu vários relatos que dão conta da In segurança e dos problemas enfrentados com o sistema tecnológico. Desta forma, a presidenta da nossa Associação, por meio deste ofício,  solicita  do Banpará providências sobre os assuntos demandados.







UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



sexta-feira, 8 de novembro de 2019

AFBEPA CONTINUA AS VISITAS AOS FUNCIONÁRIOS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ


Presidenta da AFBEPA Kátia Furtado com bancários e bancárias de Xinguara


Em continuidade às visitas aos nossos colegas do Interior do Estado, a presidente da Associação dos Funcionários do Banpará – AFBEPA, Kátia Furtado, visitou os bancários e bancárias das agências dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Sapucaia, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia e Tucumã.

                    Kátia Furtado com nossos colegas de Canaã dos Carajás

As orientações da nossa Associação, ao falar com os funcionários, têm sido no sentido de ler os normativos que embasam o nosso contrato de trabalho com o Banco, e também a nossa luta pelas melhorias do PCS. Há muitas dúvidas sobre determinados procedimentos e a AFBEPA ficou de solicitar posição do Banpará.
                               Kátia com as bancárias do Banpará de Parauapebas

Os funcionários relataram muitas queixas sobre o sistema tecnológico do Banco, que não tem ajudado os colegas na execução de trabalhos, como vendas de Capitalização, renegociações, entre outros serviços. É fundamental que o Banco resolva o que ocasiona esse problema e entrava os trabalhos para garantir melhor desempenho funcional e evitar perda de clientes também.
                         Com os funcionários do Banpará de Água Azul do Norte

Para a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, as visitas aos funcionários nas regiões Sul e Sudeste do Pará é importante para ouvir as dificuldades que os bancários e bancárias enfrentam no dia a dia, e também orientar os colegas. "Está sendo muito gratificante ir a cada local de trabalho, ofertar orientações e dialogar com os trabalhadores sobre cada questão vinda do cotidiano do trabalho. O Banco precisa traçar um plano de treinamento específico para os colegas do interior e encaminhar resoluções para a sua tecnologia funcionar com eficiência", diz Kátia.
                                   Kátia com bancários e bancárias de Sapucaia
                                           Com os funcionários de Sapucaia

                   Kátia reuniu com os funcionários do Banpará de Ourilândia

                                   Com os bancários e bancárias de Tucumã

A presidente da AFBEPA Kátia Furtado não pôde visitar a agência Banpará de São Feliz do Xingu por motivo de saúde, mas retomará as visitas ao interior a partir do início do próximo ano e visitará São Felix e outros municípios do Sul do Pará.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


quinta-feira, 7 de novembro de 2019

AFBEPA VISITA FUNCIONÁRIOS DE MAIS CINCO MUNICÍPIOS DO SUDESTE DO PARÁ



        Presidente da AFBEPA Kátia Furtado com os funcionários do Banpará de Xinguara

Dando continuidade às visitas aos nossos colegas do Interior do Estado, a presidente da Associação dos Funcionários do Banpará – AFBEPA, Kátia Furtado, visitou nesta quinta-feira (7) os bancários e bancárias das agências dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Sapucaia, Xinguara e Água Azul do Norte, no Sudeste do Pará.  

              Kátia Furtado com os nossos colegas do Banpará de Sapucaia

                  Kátia conversa com os bancários e bancárias de Sapucaia

Além do receio de assaltos com a chegada do fim do ano, os funcionários se mostraram preocupados, principalmente, com relação aos Processos Administrativos Disciplinares, PAD’s, se eles estão cumprindo ou não os normativos. Eles alegam a completa falta de tempo para ler o Código de Ética, as sanções aplicáveis. As agências ficam lotadas todos os dias e os funcionários ficam sem tempo durante o expediente normal para conseguir ler os normativos. Nesse caso, a presidenta orienta os funcionários a não assinarem nenhum Termo de Responsabilidade de conformidade aos normativos, sem que o Banco faça antes um treinamento específico para explanar todas as regras.

Presidenta da AFBEPA visita os funcionários do Banpará de Parauapebas 

                                Kátia com os bancários de Canaã dos Carajás

                       Kátia com bancários e bancárias de Água Azul do Norte

Kátia Furtado também explanou aos funcionários sobre a ampla campanha a ser lançada para divulgar e esclarecer o Plano de Cargos e Salários, o PCS, realizada pela AFBEPA em parceria com o Sindicato dos Bancários e que será a bandeira de luta da categoria em 2019.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

AFBEPA VISITA AGÊNCIAS DO BANPARÁ NO SUL E SUDESTE DO ESTADO


 Presidente da AFBEPA, Kátia Furtado, visita nossos colegas da Agência Banpará da Nova Marabá
A presidenta da Associação dos Funcionários do Banpará - AFBEPA, Kátia Furtado, está cumprindo nesta semana uma intensa agenda de visitas às agências do Banpará no interior do Estado, mais precisamente nas regiões do Baixo Tocantins, Sul e Sudeste. Kátia já visitou os bancários e bancárias das agências dos municípios de Moju, Tailândia, Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá e das três unidades de Marabá. Nova Marabá, Cidade Nova e São Felix.
         Kátia Furtado com bancários e bancárias da Agência Banpará São Felix, em Marabá. 
           Kátia com nossos colegas da Agência Banpará do setor Cidade Nova, em Marabá
Na maioria das agências, a presidenta da AFBEPA tem ouvido reclamações por parte dos funcionários, mas também o receio de muitos com a possibilidade de assaltos devido a proximidade das festas de fim de ano. O Banco já enviou até o alerta vermelho para todas as agências. “Os nossos colegas temem a ocorrência de assaltos, principalmente, os de extrema violência com explosões, vapor e o sapatinho. O que mais preocupa é a falta de uma política institucional ou um planejamento para prevenir essa violência contra os funcionários. O Banco tem agido para remediar quando poderia garantir mais investimentos em segurança, o que evitaria deixar os bancários à própria sorte”, observa Kátia. 

                                         Com os funcionários da Agência Banpará de Jacundá
Outra reclamação pertinente que a presidenta da AFBEPA tem escutado dos funcionários das agências do interior é a carência de treinamentos sobre os produtos que o Banpará lança para os clientes. Isso sem falar na falta de cursos específicos para esclarecer e proporcionar a correta interpretação sobre os Códigos, Manuais e vários outros normativos. 
                                           Kátia com os bancários e bancárias de Goianésia
A presidenta reiterou que a AFBEPA orienta os funcionários a não assinarem nenhum Termo de Responsabilidade dando conformidade a essas leis sem que o Banco promova esclarecimentos sobre as regras internas da instituição. “Mas também ressaltei aos nossos colegas a importância de cumprir o que o Banco estabelece e não se por em risco desnecessário, assim não há como perder a sua razão, o seu direito”, salientou.
                         Kátia Furtado com os funcionários da Agência Banpará de Breu Branco
                                             Com os nossos colegas do Banpará de Tucuruí
                                      Kátia visita os funcionários da Agência Banpará de Tailândia
                                                 Kátia Furtado com os bancários e bancárias de Moju
A presidenta Kátia Furtado também falou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, cuja vigência termina em 31 de agosto de 2020 por ser bianual, e ressaltou que no próximo ano a principal bandeira de luta será o Plano de Cargos e Salários, o PCS. Ela explicou que ainda este ano haverá o lançamento da Campanha do PCS em conjunto com o Sindicato. Queremos Carreira, Melhores Salários e Critérios Democráticos de Avaliação para evolução por Merecimento.
De Marabá, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, irá para o município de Xinguara.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 5 de novembro de 2019

FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM QUE BANPARÁ ESTÁ EXIGINDO ANUÊNCIA SOBRE NORMATIVOS NÃO CONHECIDOS E ESCLARECIDOS



Denúncias encaminhadas à AFBEPA dão conta que o Banco estaria obrigando os funcionários a assinar um Termo de Responsabilidade em que confirmam ter conhecimento sobre o Código de Ética, demais normativos e sanções aplicáveis,, independente da função e se conhecem ou interpretam de forma correta essas leis. Sabe-se que para se exigir dos Bancários tal assinatura, primeiramente, é preciso realizar cursos e leituras para interpretação das mesmas, até mesmo de atualização dos normativos.

A AFBEPA orienta que, diante da situação que o Banpará está submetendo os funcionários, que ninguém assine o documento, pois não houve treinamento para isso e no dia a dia de trabalho não há tempo para ler eles todos. A AFBEPA vai solicitar ao Banco que faça treinamento, onde os normativos sejam a base e que todas as regras que forem discutidas e debatidas, especificamente, o funcionário vai poder anuir.

É fundamental, também, que o Banpará autorize, de forma geral, que os trabalhadores possam dispor de pelo menos 1h, na jornada de trabalho, para ler os normativos a que se refere o Termo de Ciência e Responsabilidade, bem como possa realizar o intitulado curso.
"A AFBEPA vai encaminhar ofício à Presidência do Banpará para que ocorra uma reunião sobre esse assunto, pois é preciso que se assegure a disponibilidade de tempo e a interpretação adequada das regras que norteiam os interesses do Banco", arremata a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado. 

UNIDOS SOMOS FORTES
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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

PROJETO AMIGOS SOLIDÁRIOS COMEÇA A ARRECADAR DONATIVOS PARA NATAL DE COMUNIDADES CARENTES



O Projeto Amigos Solidários já iniciou a coleta de donativos de produtos alimentares e brinquedos para o Natal Solidário, evento a ser realizado no dia 14 de dezembro, às 9h, nas comunidades Santa Rita de Cássia e Agrinesp, que ficam localizadas no entorno do lixão do município de Benevides, a setenta quilômetros de Belém. Criado em 2011, o projeto chega à 9ª Edição com mais de 500 pessoas que se solidarizam com os mais humildes. 

Este ano, está previsto o atendimento a cerca de 150 famílias, às quais serão entregues cestas básicas, que terão itens diferenciados para a cesta natalina, como massa para bolo e refrigerantes. A previsão também é do projeto distribuir 500 brinquedos etiquetados de acordo com a faixa-etária para as crianças das duas comunidades.

Além da entrega dos donativos, o “Amigos Solidários” vai oferecer um lanche, e haverá atrações teatrais e a presença de um Papai Noel para interagir com a garotada. A expectativa também é arrecadar doações para sortear 5 bicicletas, e cerca de trinta eletrodomésticos, como ventiladores, liquidificadores e ferros de engomar.  

O Projeto
O “Amigos Solidários” nasceu no ano de 2011, em uma conversa de amigos entre Francisco Noronha e Sérgio Monteiro. A eles, inicialmente, se juntaram mais 20 pessoas, todos funcionários e funcionárias do Banpará, que movidos pelo sentimento de solidariedade e amor ao próximo, criaram um grande Projeto Social, para atender aos moradores da Comunidade Nova Zelândia, bairro Jaderlândia, em Ananindeua.

A partir de então, todos os anos, o Projeto vem crescendo, seja em número de arrecadações e famílias atendidas, seja em amigos que lutam para fazer um Natal mais feliz aos moradores da Comunidade. Desde sua criação, o Projeto Amigos Solidários, já atendeu mais de 700 famílias. E para obter as doações, a coordenação do projeto disponibiliza conta bancária para doação de qualquer quantia: Banco 037 Agência 014 Posto 00 Conta Poupança 612957-9 e contatos telefônicos para que você possa fazer a doação de alimentos: Contatos para doação:
Coordenadores
Geane Alcantara (91) 98182-0822
Cláudio Nogueira (91) 98136-3155
Sérgio Monteiro (91) 98867-0333
Francisco Noronha (91) 98146-0838

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sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ADESÃO AO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA DO BANPARÁ FICA AQUÉM DA EXPECTATIVA


Dados extraoficiais informam que cerca de 350 funcionários estariam aptos para aderir ao Plano de Demissão Voluntária proposto pelo Banpará, cujo prazo final de adesão expirou nessa quinta-feira, 31. E a previsão inicial do Banco era a de que pelo menos 100 bancários aderissem às regras estabelecidas pelo PDV, mas o resultado foi muito aquém do esperado. Cerca de apenas 50 funcionários aderiram ao plano.

E, talvez, alguns motivos justifiquem essa baixa adesão ao PDV, como certos benefícios que não foram ofertados, que poderiam compensar a perda do emprego, mas o Banco não quis oferecer. A Associação dos Funcionários do Banpará - AFBEPA - e o Sindicato dos Bancários chegaram a se reunir com o Diretor Administrativo do Banpará, Paulo Arévalo Barros, no dia 18 de setembro, mas a DIRAD se mostrou irredutível em relação aos pleitos elencados pelas duas entidades.

Dois pontos são importantes para a AFBEPA nessa questão, que garantiriam menos perdas para os trabalhadores: oferecer pelo menos 50% do valor total do Ticket Alimentação até o fim da vida do funcionário e a não cobrança de juros dos empréstimos consignados e Banparácard contraídos pelos bancários, que se comprometeriam a saldar o capital junto ao Banco. “A AFBEPA espera que o Banpará reavalie o Plano de Demissão Voluntária para que ele possa oferecer mais direitos aos funcionários que queiram aderir, que possa vir mais robusto de benefícios para quem dedicou parte da sua vida ao Banpará”, afirma a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado.