No dia 2 de setembro de 1987, nascia a Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), trazendo esperança, união, coragem, autonomia e independência para a nossa classe frente aos desafios que enfrentava — e ainda enfrenta — no Banpará. Desde sua fundação, a AFBEPA se consolidou como instrumento de defesa dos direitos e interesses dos empregados(as) do Banpará e de manutenção e fortalecimento do Banco, mantendo viva a essência da coletividade, da união e da luta.
A AFBEPA foi fundada por um grupo de funcionários e funcionárias, tendo como primeiro presidente empossado o mestre Nazareno Tourinho (in memoriam), em uma Assembleia democrática na Asbep. Nazareno não foi eleito, mas assumiu a liderança em um momento crÃtico, com coragem e sabedoria, contribuindo para a construção e solidez da nossa Associação, a qual hoje conhecemos. Além de funcionário exemplar, Nazareno foi poeta, teatrólogo e um verdadeiro sÃmbolo de dedicação à nossa categoria e as lutas por nossos interesses e direitos.
Para celebrar 38 anos de história, a diretoria da AFBEPA realizou ontem um almoço reservado, reunindo apenas a diretoria e as pessoas que assessoram a Afbepa. Durante o encontro, foi inaugurada a nova sala da nossa Associação, um espaço cuidadosamente planejado para atender melhor os nossos associados (as) e preservar o legado da AFBEPA. A sala recebeu também a placa em homenagem a Nazareno Bastos Tourinho, reafirmando a importância de sua trajetória para todos que construÃram e constroem essa história.
Ao longo dos anos, a AFBEPA manteve sua atuação firme e independente, conquistando marcos históricos como o Plano de Cargos e Salários (PCS) e a Ultratividade, defendendo os direitos dos colegas mesmo em tempos de crise, como durante a pandemia, quando a Associação atuou para proteger a categoria e garantir vacinas e medidas de prevenção. Seguimos firmes em nossa Luta Coletiva, principalmente durante a Campanha Salarial, em que temos lutado para garantir bons Acordos para a categoria, em especial nos anos de 2011, 2022 e 2025.
Mais do que comemorar uma data, este momento reforça que a AFBEPA está viva, forte e comprometida com os(as) seus(uas) associados(as), valorizando o passado, fortalecendo o presente e construindo um futuro de coragem, independência, união e vitórias.
Parabéns à AFBEPA!
Unidos somos fortes!
CONFIRA AS FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário