quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

AGÊNCIA BELÉM CENTRO CONFIRMA MAIS DOIS FUNCIONÁRIOS POSITIVADOS PARA COVID E SITUAÇÃO SE TORNA PREOCUPANTE

 

Com capacidade de reprodução 70 vezes mais rápida que a cepa original do corona vírus, a variante Ômicron já responde por quase 98% dos novos casos no Brasil e tem levado à chamada Terceira Onda de Covid no Pará, com substancial aumento de casos e casos suspeitos da doença. O impacto humano da nova onda, entretanto, vai além das filas em hospitais e postos de saúde – o adoecimento de funcionários e servidores em massa tem gerado paralização em serviços essenciais por falta de pessoal. Quem entra na linha de preocupação é a Agencia Belém Centro, que confirmou dois funcionários positivados para Covid nesta quarta-feira, 26.

agencia Belém Centro tem dois casos positivos de covid e risco de surto entre funcionários


Uma das maiores agências bancárias no estado, extremamente requisitada por conta do suporte de atendimento a serviços sociais como o Renda Pará, a agencia centro fica sob alerta vermelho após a confirmação de dois casos positivos. A ciência tem provado, seguidamente, que muito dificilmente uma pessoa se contamina sozinha com Covid – cada novo paciente pode passar a doença para até seis pessoas por dia, o que leva a crer que os dois casos positivos são apenas a ponta do iceberg.

RETROSPECTO PREOCUPANTE – Só nesse início do ano novos casos atingiram 90% dos funcionários da agência Barcarena, inviabilizando totalmente os serviços na unidade. A própria AFBEPA suspendeu atendimentos presenciais após um surto de casos que começou no setor de atendimentos e acabou por atingir praticamente todo quadro de funcionários e a Presidenta da associação. O risco de uma quantidade grande de funcionários da Unidade já estar contaminada pelo vírus e ainda não saber, não pode ser ignorado.

ASSOCIAÇÃO DEFENDE SUSPENSÃO DOS TRABALHOS NA AGÊNCIA CENTRO! – Preocupada com a dignidade e saúde de funcionárias e funcionários, nossa associação defende que é imperioso que as atividades na Agência Centro sejam suspensas e um processo de testagem em massa nos funcionários tenha início, com o afastamento para tratamento de todos os funcionários adoecidos.

A presidente da associação, Kátia Furtado, destaca que a Gesat do Banco deve ser notificada do caso e solicitar que a Suneg feche a agência. Ainda deve ser verificado o alcance da doença nos trabalhadores e que os adoecidos se recuperem.


AGÊNCIA AUGUSTO MONTENEGRO E NUCIC REGISTRAM TAMBÉM FUNCIONÁRIOS COM COVID

A Afbepa teve conhecimento que mais 2(dois) colegas da Agência Augusto Montenegro e 1(um) funcionário da Nucic testaram positivo para o coronavírus. A Agência Augusto Montenegro já foi fechada. A Nucic precisa ser desinfetada e os demais colegas testados, para que sejam afastados todos que possam propagar esse vírus.

LEMBRANDO a Presidente Ruth Méllo se responsabilizou pelas desinfecções diárias de Todas as Unidades de Trabalho e testagens dos funcionários (as) que se expuseram em Locais contaminados.


NOVA CEPA VELHAS PREOCUPAÇÕES - A Pandemia do novo Coronavírus teve início no final de 2019 e, infelizmente, nunca saiu de cena desde então. Embora o advento das vacinas tenha reduzido o número de casos graves e letais a incidência de novas variantes como a Ômicron tem o poder de colapsar os sistemas de saúde e causar danos incalculáveis tais quais as primeiras levas da doença.

Apesar de causar efeitos mais leves em comparação com outras cepas do vírus Sarscov-2, a Ômicron preocupa pela velocidade de transmissão, maior resistência ao sistema imune e alta taxa de reinfecção. A doença é particularmente preocupante para pessoas com alguma comorbidades – e há mais de 20 categorias de comorbidades que vão de problemas cardíacos, sobrepeso e hábitos pouco saudáveis como fumar e beber - ou sistemas imunes fragilizados por doenças ou idade avançada.

Os cuidados com a nova cepa seguem os mesmos recomendados pela Organização Mundial da Saúde – uso de máscara (de preferência a do tipo PFF2 ou KN95) – isolamento social e higienização constante de mãos e braços, além da vacinação – único modo eficaz conhecido de prevenir a doença e reduzir riscos de internação e desenvolvimento de sintomas graves.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: