segunda-feira, 12 de agosto de 2024

8° RODADA DE NEGOCIAÇÃO NÃO TRAZ RESPOSTAS ECONÔMICAS DO BANPARÁ PARA OS SEUS FUNCIONÁRIOS(AS)


A Afbepa voltou a insistir nesta rodada, na prioridade do Banpará trazer respostas econômicas ao funcionalismo,  a exemplo do reajuste do Anuênio; Promoção Excepcional no PCS; Aumento do Percentual de Distribuição da PLR; Gatilho Futuro para que sejam reajustadas as verbas salariais, quando o INPC for igual ou superior a 1%; Ticket Extra etc.

O Banco perguntou o que a gente quer, pois já foram fechados alguns artigos sociais e 2 dias na Licença Prêmio, e a resposta da nossa Associação foi que a Campanha versa como prioridade as pedidas econômicas, e que demandas Sociais, também, se não são resolvidas nos fóruns eleitos pelos trabalhadores (as). 

Teletrabalho, Contratação de Psiquiatra e Psicólogo,  EC 103/2019, Proteção aos Adoecidos, fim do banco de horas negativo e devolução da licença prêmio aos afastados, são pedidas principais dos artigos sociais. A Tecnologia, que é um dever da empresa dar as necessárias condições de trabalho aos funcionários (as) é uma pauta importante e que, também, precisa de resposta, principalmente, sobre o pedido da Afbepa de as Entidades participarem acompanhando os trabalhos, que visam as melhorias prometidas pelo Banco.

O negociador em mesa diz que vai dar um reajuste melhor que a mesa nacional,  mas não aponta nada dessas melhorias, assim como a rebaixada proposta apresentada em mesa no dia 8, de 1% a mais que a Fenaban e 0,5% no segundo ano.

A Afbepa está estudando as medidas que podemos tomar coletivamente, vez que estamos em estado de greve.

Para a nossa Associação falar é fácil, e quando não quer fazer diz que vai estudar. O que o Funcionalismo quer são ações, atitudes concretas de Valorização Salarial, que o Banpará não quer demonstrar.

O debate de hoje, 12, se deu sobre a continuidade da rodada anterior do Art. 97. DA EXTENSÃO DO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL DO GESAT A TODAS AS UNIDADES DA EMPRESA.

Parágrafo 2°. Neste ponto o Banco aceitou dar o atendimento médico online e/ou presencial aos funcionários (as) vítimas de sinistros.

Parágrafo 5°. O Banpará garantiu para até 1(um) ano após a assinatura do Acordo, a implementação da contratação de um Psiquiatra e um Psicólogo, a consulta será mensal, uma e quatro, respectivamente, para cada profissional.

Parágrafo 6°. O Banpará rejeitou,  pois entende que função de confiança é de designação da empresa.

Parágrafo 7°. Mantido.

Parágrafo 8°. O Banpará vai assegurar, através da Superintendência de Desenvolvimento e Administração de Pessoas e Processos-SUDEP, que sejam criadas e divulgadas medidas de prevenção de conflitos e riscos no ambiente de trabalho, as quais contemplarão, dentre outras estratégias, o atendimentos e os diálogos dos funcionários nos locais de trabalho - a serem feitos de forma online ou presencial - bem como  a divulgação da existência e das atribuições do Comitê de Relações Trabalhistas e a promoção de práticas de comunicação não violenta dentro da instituição, no prazo de até 90 (noventa) dias após a assinatura do acordo.

A próxima rodada será dia 16 e, mais uma vez, a Afbepa entende que o Banpará precisa trazer propostas que respondam às nossas pedidas econômicas.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

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