terça-feira, 13 de agosto de 2024

Afbepa Esclarece Sobre a Campanha Salarial de 2022 e Refuta Declarações da Diretoria



Na rodada de negociações do dia 8, o Diretor/Negociador do Banpará afirmou que a Campanha Salarial de 2022 foi uma exceção, alegando que os termos estabelecidos naquela ocasião foram uma forma de premiar os funcionários pelo trabalho realizado durante a pandemia de COVID-19. No entanto, a Afbepa vem esclarecer a verdade sobre a questão.

Durante a pandemia, os funcionários(as) da linha de frente das agências, que atenderam os beneficiários dos programas sociais e assistenciais, receberam dois créditos especiais: R$ 1.000,00 (mil reais) em 24 de dezembro de 2021 e R$ 500,00 (quinhentos reais) em 12 de fevereiro de 2022. Esses pagamentos foram devidamente concedidos pela gestão anterior, como reconhecimento pelo esforço extraordinário e pelas condições desafiadoras enfrentadas durante esse período crítico, inclusive com os colegas atendendo filas quilométricas de beneficiários(as) dos Programas Sociais do Governo do Pará.

A Campanha Salarial de 2022, por outro lado, não foi uma mera premiação ou bonificação. Ela foi resultado de negociações conduzidas por aqueles que estavam à frente das discussões e que tinham plena consciência de que o lucro do Banco havia aumentado em relação ao ano anterior. A valorização oferecida naquela campanha foi uma resposta às condições financeiras do Banco e à necessidade de uma compensação justa para todos os trabalhadores (as), não apenas uma recompensa por serviços prestados durante a pandemia, senão só quem trabalhou nela teria direito ao Acordo.

Dado que o lucro do Banpará no primeiro trimestre de 2024 já supera o lucro do ano anterior, a Afbepa espera que o negociador deste ano adote como referencial o modelo de 2022, para garantir valorização adequada a todos os funcionários (as). O reajuste econômico de 2022 não foi uma bonificação limitada aos trabalhadores (as) da pandemia, e afirmar o contrário é uma tentativa de distorcer a verdade.

O pensamento do Diretor está equivocado e não reflete a realidade dos fatos. A Afbepa continuará a defender a transparência e a justiça nas negociações, buscando sempre a valorização justa dos trabalhadores (as) do Banpará.

CONFIRA ABAIXO OS COMUNICADOS DA DIRETORIA EM 2021

 
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: