quarta-feira, 9 de agosto de 2023

REUNIÃO ENTRE A AFBEPA COM A PRESIDENTE E DIRETORIA DO BANPARÁ FECHA COM COMPROMISSOS PARA AS MELHORIAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO FUNCIONALISMO E CERTAS ATITUDES IMEDIATAS

Na manhã de hoje, 9, a Afbepa participou de uma reunião na Matriz Presidente Vargas, para discutir diversas pautas cruciais e urgentes para a categoria. Na ocasião, a presidenta e a funcionária da Associação, Kátia Furtado e Silvani Dias, foram cordialmente recebidas pela presidente do Banpará, Ruth Méllo, juntamente com os diretores Vando Ferreira e Igor Barbosa.

Logo no início, a Afbepa agradeceu aos representantes do Banpará pela antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), pois muitos colegas começam o mês de agosto com os bolsos quase vazios, após o mês das férias, e essa atitude do Banco vem ao encontro dos nossos interesses. A antecipação da PLR era um dos assuntos mais pedidos pelos funcionários(as) para essa reunião.


Na sequência, a Associação trouxe à tona outra questão importante que havia suscitado questionamentos entre os funcionários: a restrição ao café nas unidades do Banco. A própria presidente do Banpará esclareceu que nunca houve solicitação para adotar tal medida e reconheceu que isso é um equívoco dos gestores, por isso, tomará as devidas providências para que o café com leite seja garantido.


Outra denúncia da Afbepa foi a de solicitar ao engenheiro eletricista que entre nas subestações sem EPI, ou assinar um relatório de serviços sem acompanhamento. A nossa Associação é totalmente contra, nem uma e nem outra ordem tem de ser cumprida. Primeiro porque são locais altamente energizados e, segundo, porque não se deve assinar nenhum documento sem saber se tudo foi realizado do jeito que tinha de ser.


Ainda, havia, há quase seis meses, a pendência de pagamento de EPI a um engenheiro eletricista, que comprou o equipamento para sua proteção no trabalho, e nessa reunião a Presidente mandou pagar imediatamente. 


Relatório


No centro da reunião, um momento crucial ocorreu com a entrega de um documento elaborado pela Afbepa, que detalha diversas problemáticas enfrentadas pelas agências, especialmente aquelas localizadas nos interiores do Estado. A Associação tem feito visitas a esses locais nos últimos meses e identificou - in loco - problemas críticos que carecem de atenção e medidas urgentes. 


A presidente do Banpará, Ruth Méllo, se comprometeu a usar o relatório como base para ações imediatas. “É importante que a Presidente e a Diretoria do Banpará olhem com sensibilidade para as dificuldades que os funcionários estão vivendo nos locais de trabalho e ajam para resolverem, prioritariamente as emergenciais”, declara Kátia Furtado 


O baixo efetivo de funcionários em algumas agências, como Água Azul do Norte e BR Ananindeua, também foi levantado na reunião e o Banco se comprometeu a corrigir essa situação.


Outro ponto discutido foi o procedimento de digitalização de cadastro e cartões de autógrafos, feito pelos atendentes e gerentes, que impacta de forma negativa no atendimento aos clientes. “Penso que o pessoal das agências não pode atender os clientes e depois fazer esta digitalização, pois vai atrapalhar atendimentos posteriores e o objetivo do Banco, mesmo que ao final do expediente isso seja feito, essa pessoa já estará cansada demais para continuar o trabalho. Antes essas digitalizações eram feitas por um setor da Matriz”, pontua a presidente da Associação.


A Afbepa ressaltou ainda que essas demandas originam problemas para regiões que têm falta notória de um serviço de internet de qualidade, além, é claro, de aquisições de equipamentos [scanner ou digitalizadores] que funcionem corretamente. “Essa foi mais uma das nossas pautas que será avaliada, visto que a própria presidente desconhecia que atendentes e gerentes estavam digitalizando esses documentos”, completa Kátia.


A Afbepa solicitou pressa na aquisição de cadeiras para os funcionários(as), além do mais, que os gerentes possam contar com pequenos valores para realizarem pequenos serviços, como a de lavagem do mobiliário que a clientela utiliza para sentar.


Por fim, a Afbepa reforçou a importância do cumprimento da Cláusula 15 do Acordo Coletivo, que prevê “um estudo interno, para fins de revisão das gratificações de função não reajustadas (agências e setores) durante a vigência do ACT anterior, garantindo a manutenção da diferença proporcional e hierárquica entre as funções comissionadas”, porém, até agora esse estudo não foi concluído. A Presidente informou que esse estudo está sendo feito pelo Dirad e que será cobrado.


Assim, a Afbepa espera que o relatório apresentado sirva de base para atitudes do Banpará, vez que a Presidente e demais Diretores ouviram atentamente e anotaram as demandas.


Além disso, o momento reafirmou o compromisso que temos com cada associado(a), tanto na luta em defesa dos nossos direitos e interesses, quanto para denunciar e cobrar os deveres que competem a Administração do Banpará, nosso empregador.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

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