quarta-feira, 23 de agosto de 2023

COMO SERÁ O REAJUSTE SALARIAL EM 1° DE SETEMBRO DE 2023 CONFORME O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

 

Nos últimos dias, diversos associados e associadas da Afbepa têm buscado esclarecimentos sobre o reajuste salarial referente ao ano de 2023. A nossa Associação empenhada em fornecer informações claras e objetivas a respeito desse assunto, fundamentando-se no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente até 31 de agosto de 2024, esclarece o abaixo.

A Cláusula 4ª do ACT estabelece a data de 1º de setembro de 2023 para a implementação do reajuste salarial. Esse reajuste abrangerá todos os níveis dos pisos salariais da tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS) de todos os Cargos (superior, técnico bancário e fundamental).

Esse reajuste não apenas incide sobre os salários, mas, também, nas demais verbas fixas de natureza salarial, como o anuênio e a gratificação de função, do Ticket Alimentação e auxílios. O   reajuste é o INPC/IBGE que fecha no fim de agosto mais incremento real de 0,5%.

Cláusula 4ª, Parágrafo Terceiro:

Em 1° de setembro de 2023, o Banpará reajustará os salários praticados em 31 de agosto de 2023 nos pisos das tabelas e níveis do PCCS (fundamental, médio e superior), bem como nas demais verbas fixas de natureza salarial (salário, anuênio e gratificação de função), pelo INPC/IBGE, referente ao período de setembro/2022 a agosto/2023, acrescido do aumento real de 0,5% (zero virgula cinco por cento).

Gratificação de Função

No início do mês, durante uma reunião entre a Afbepa e representantes do Banpará, a Associação reforçou a importância do cumprimento da Cláusula 15 do Acordo Coletivo, que prevê “um estudo interno, para fins de revisão das gratificações de função não reajustadas (agências e setores) durante a vigência do ACT anterior, garantindo a manutenção da diferença proporcional e hierárquica entre as funções comissionadas”.

Na ocasião, a presidente do Banco, Ruth Méllo, informou que o estudo estava sendo conduzido pela pela Diretoria Administrativa (Dirad) e que a mesma iria cobrar respostas. De qualquer forma, passado o prazo convencionado em acordo, até agora nada foi efetivado.

Portanto, a diretoria do Banpará nos deve uma resposta urgente sobre isso.

UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


Nenhum comentário: