sexta-feira, 13 de outubro de 2023

AFBEPA COBRA AÇÕES IMEDIATAS DA DIRETORIA DO BANPARÁ DIANTE DAS FALHAS TECNOLÓGICAS: CLIENTES CRITICAM E FUNCIONÁRIOS CONSTRANGIDOS SEM SABER O QUE INFORMAR

 
A Afbepa demonstra a profunda insatisfação diante da falta de resolução relacionadas às intermitências, falta de funcionamento e falhas constantes dos sistemas tecnológicos do Banpará, principalmente,  o SPA, pois desde o início deste mês de outubro até agora, funcionários(as) e clientes estão passando por grandes transtornos para a realização de operações, desde as mais simples as mais complexas.

Desta forma, a Associação protocolou um ofício, na tarde da última quarta-feira, 11, pedindo que esforços e recursos significativos sejam direcionados para as melhorias que a tecnologia precisa. Hoje, 13, mais uma vez, há apagão dos Sistemas.

AGE DIRETORIA DO BANPARÁ!! 

Clique aqui para ler o documento.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

SEGUNDA REUNIÃO ENTRE AFBEPA E DIRAD SEM NENHUMA RESPOSTA SOBRE OS PROBLEMAS ENCAMINHADOS EM AGOSTO

 Em mais uma reunião com o Diretor Administrativo do Banpará, ocorrida na segunda-feira,  9, a Afbepa esperava respostas aos pedidos e questionamentos feitos, mas, inexplicavelmente, mais uma vez, os mesmos pontos foram encaminhados, ficando para uma nova reunião, na semana que vem, as respostas do Dirad.

Temas como Plano de Saúde Unimed; Revisão e Reajuste das Funções Gratificadas de Agências e Matriz (que não sofreram reajuste); Falta de Condições de Trabalho, entre outros, o Dirad, ainda, nada tinha a responder ao Funcionalismo.


Vejamos os pontos:


PLANO DE SAÚDE UNIMED 


A Afbepa propôs como alternativa, até a resolução do problema criado pela Unimed, que descumpre o contrato no Sul e Sudeste do Pará, o abono das ausências, quando for necessário o funcionário(a) se deslocar para outro Estado ou até Belém para consultas e exames, que o Banpará abone as ausências nos dias de deslocamento e os atestados de comparecimento médico e de exames valham, também, para esse fim. Mais uma vez, o Dirad ficou de avaliar e dar uma resposta;


REVISÃO E REAJUSTE DAS GRATIFICAÇÕES 


Nesse ponto a assessoria do Dirad fez questão de frisar que a Cláusula do ACT dispõe sobre Revisão das Gratificações perante o mercado e que isso foi feito. A Afbepa solicitou que o mesmo reajuste dado a algumas funções pelo ex-presidente, seja dado também às outras funções que não foram reajustadas. 

Que os(as) funcionários(as) das agências sejam também vistos como parte fundamental do resultado obtido pelo Banco.


CONDIÇÕES DE TRABALHO 


A Afbepa já encaminhou denúncias ao Consad, Coaud, Casa Civil e PGE sobre as situações críticas e indignas vividas pelos(as) funcionários(as) nos Locais de Trabalho, para a Afbepa, fruto de um grande descaso da Dirad.


Na sexta-feira passada, 6, a nossa Associação foi conferir a condição degradante dos colegas na Estação Cidadania Guamá e fechou o local, vez que a quentura imperava e propiciava insalubridade, principalmente ao colega hipertenso.

A Afbepa avisou o Gerente Geral e o Dirad que não havia naquele lugar condições de trabalho Digno.


Assim ocorre com várias unidades que estão trabalhando sem iluminação; banheiro feminino sem fornecimento de água; água de fossa vazando e emitindo um odor fétido para dentro da agência; forro quase caindo com águas de chuva  causando, inclusive, curto circuito em lâmpadas; ar-condicionados sem funcionamento e outros apenas ventilando; falta de cadeiras para funcionários(as) e clientes sentarem; pisos dos caixas cedendo devido a estrutura embaixo ser de papelão; porta de banheiro feminino sem fechar, obrigando as mulheres da agência, uma grávida, a segurar a porta com pé para poder utilizar o banheiro, o pessoal sensibilizado se reuniu, pagou o conserto da porta e o ressarcimento foi negado, INDIGNANTE!!! e tantos outros problemas que dificultam o cotidiano do trabalho e tornam as condições desumanas.


A Afbepa disse à Dirad que o primeiro relatório de denúncias refletem o que está acontecendo em quase todas as Unidades do Banpará, mas que em documento o Dirad se opôs, informando que de acordo com a Sueng, 90% dos problemas estavam resolvidos. Uma total INVERDADE!!!! Visto que a Presidenta e empregadas da nossa Associação,  antes da reunião,  ligaram ou conversaram por WhatsApp com os colegas das Unidades, sendo que a maioria confirmou que nada está resolvido.


Alguém falta com a verdade em relação aos problemas nas Unidades de Trabalho!!! A Afbepa não quer enrolação, quer Atitudes de Proteção e Respeito. 


A Afbepa pediu que o Dirad priorize essas manutenções e consertos, principalmente em Locais que estejam com problemas em fossas, forros caindo, falta de cadeiras, mofos e ar-condicionados sem funcionamento, como nas agências Bom Jesus do Tocantins, Conceição do Araguaia, Tapajós, Palácio, Cametá,  Marapanim e Cumarú do Norte.



UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


domingo, 8 de outubro de 2023

A AFBEPA DESEJA A TODOS UM CÍRIO DE LUZ, ALEGRIA, COMUNHÃO, AMOR E MUITA FÉ

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré nasce nos corações dos devotos e se espalha em fé, procissões, cânticos e muita emoção pelas ruas de Belém e invade as casas dos paraenses que se fortalecem de esperança, fraternidade e  devoção. Este é um momento de encontros e reencontros com familiares e amigos, tempo para vivenciarmos uma experiência de fé profunda, que contagia a nossa alma.

Aproveitando essa linda oportunidade, a Afbepa agradece as bênçãos recebidas de Nossa Mãezinha do céu e pede que ela continue nos abençoando e iluminando os nossos lares, nossos familiares e amigos. Que o manto da nossa padroeira da Amazônia possa cobrir a todos com saúde, paz, prosperidade e que tenhamos uma abençoada quadra nazarena.

Esses são os votos da nossa Afbepa.

Feliz Círio de Nazaré!

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O FUNCIONALISMO QUER DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA A INSTABILIDADE DO SISTEMA TECNOLÓGICO DO BANPARÁ

Desde cedo, a Afbepa tem se mantido antenada aos problemas das unidades envolvendo o sistema tecnológico do Banco e, para isso, está ouvindo os desabafos dos(as) funcionários(as) que se viram como podem para acalmar os ânimos dos clientes.

Hoje, sexta-feira, 6, somam-se cinco dias desde que as instabilidades e inoperância iniciaram e, o característico dessa situação é de sempre acontecer no período de pagamento dos servidores públicos.

A Afbepa quer saber por que até hoje essa questão não é resolvida??? Afinal qual é o problema?

Logo após a abertura das unidades para receber os clientes nesta manhã, o sistema demonstrou inconsistências nos encaminhamentos das operações, impossibilitando, assim,  transações e serviços rotineiros das agências e Postos de Atendimento Bancários (PAB's) em todo o Estado. A pergunta que ecoa entre o funcionalismo do Banpará é: até quando esse problema persistirá?

Esse cenário adverso no campo tecnológico é cruel e conhecido por todos e, infelizmente, se repete com clientes insatisfeitos e funcionários exaustos com uma situação que se perpetua no tempo.

As queixas das unidades, legítimas, referem-se à ausência total de comunicação transparente por parte do Banco sobre o que é isso, se há perspectiva de normalização, porém, as informações se mantém escassas.

A Associação fez contato com diversas agências, tanto na capital quanto no interior, e testemunhou as frustrações dos bancários sobre o assunto. Alguns depoimentos ilustram a dificuldade de trabalho, por causa da tecnologia:

➤ “Já passou da hora de ser tomada uma providência a respeito da tecnologia do Banpará. Imagina!!as véspera do Círio de Nazaré, uma data festiva para a grande maioria dos paraenses e todos que aqui residem, e quem precisa do Banco não consegue fazer determinadas transações pois os sistemas estão inoperantes”.

➤ “Estamos há mais de uma semana fora do ar. Tem dias que funciona, mas por um período breve e depois para”.

➤ “Dá pena de ver os idosos na fila. Os clientes brigam com os estagiários; com os atendentes; com todos da agência e quem não tem nada a ver com essa situação. Ficamos morrendo de vergonha e calados, pois eles estão com razão. Uma vergonha total e fica até difícil de conquistar novos clientes”.

➤ “Há um sentimento coletivo e justificável com toda essa situação: é muito difícil trabalhar em um lugar que não oferece o mínimo de condições para que possamos atender e para que o cliente tenha suas demandas resolvidas. Outra questão é, ‘o que falar para eles?’, pois já não sabemos nem o que inventar”.

➤ “Se em dias de menos sufoco já é ruim, imagine neste período de final e início do mês que é considerado período de pagamento e o povo deixa para resolver tudo em cima da hora. Está sendo um dia difícil, mas vamos cumprir nosso compromisso de tentar atender na medida do possível”.

➤ “Muitos de nós, quando vai se aproximando o final do mês, já começamos a preparar nossos espíritos, pois não é fácil. Nossa expectativa é que normalize o quanto antes para que possamos dar vazão às pessoas que esperam por atendimento o quanto antes”.

Para a Afbepa, a tecnologia que deveria ser aliada está sendo um monstro, que engole o Banpará, pois ninguém consegue descobrir e acabar com esse mal.

Diante desses desabafos, a Afbepa se solidariza com os(as) colegas e insta o Banco a resolver urgentemente esses problemas, garantindo uma comunicação mais eficaz com os funcionários para explicar as verdadeiras razões por trás dessa situação. Não tem como deixar todos à deriva, sem sequer um sinal de socorro! 

A Associação solicita à Administração do Banco que cumpra as promessas feitas durante o Encontro dos Administradores, principalmente aquelas relacionadas ao investimento em tecnologia, que enfrente e conserte esse mal, que mensalmente expõe o Banpará a situações vexatórias.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

INSTABILIDADE DOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS CONTINUAM NO BANPARÁ E FUNCIONALISMO QUER SOLUÇÃO

É o quarto dia consecutivo…. exatamente! Desde da última segunda-feira, 2, os sistemas tecnológicos do Banpará amanhecem inoperantes, aumentando ainda mais o estresse dos funcionários(as), que não sabem que explicação dar aos clientes. Diante deste fato, a Afbepa protocolou um ofício no início desta semana pedindo esforços e recursos para o melhoramento da tecnologia do Banco, diagnóstico e investimentos, um binômio simples e que urge.

Na manhã de hoje, 5, a agência Belém Centro estava tomada de clientes, a maioria insatisfeita com essa situação, e o que mais chamou a nossa atenção foi a quantidade de pessoas idosas aguardando atendimento, sendo que um estava passando mal, com pressão alta e não tinha tomado o seu remédio. O curioso é que ninguém sabe informar nada e o estresse entre essas pessoas só aumenta, já que perdem grande parte do dia sem um comunicado do Banco. O atendimento do SPA instável, oras funciona oras sai do ar.


Conforme mencionado no documento protocolado ontem pela Associação, infelizmente, essas falhas são recorrentes, causando transtornos cruciais às agências do Banpará, em especial por ocorrerem, na maioria das vezes, no final do mês, quando o Banco executa o calendário de pagamento de servidores municipais e estaduais, além de outros órgãos públicos.

Em alguns momentos há interrupção completa do sistema e que demora bastante tempo para ser normalizado, principalmente em algumas regiões do interior do Pará. Já nesta quinta-feira, a Associação recebeu informações de que a internet e os sistemas, PDCred e,  especialmente o SPA Caixa, estão paralisados. “Todo mês, nesse mesmo período é a mesma coisa”, lamentou uma colega.

"Infelizmente esse tem sido um dos principais desafios para o Banco, motivo de muitas reclamações. É evidente que essa situação prejudica e muito a reputação do Banpará. Inclusive, é comum encontrar alguns clientes que reclamam bastante e querem migrar para outras instituições. Quando chega nesse ponto não podemos fazer muita coisa, pois ele está na razão”, resume um colega de Castanhal.

Solução?

Quase nove meses se passaram desde que o Banpará se comprometeu a investir na área tecnológica da instituição. Essa informação foi compartilhada diante dos olhares de dezenas de funcionários durante o Encontro dos Administradores, em fevereiro deste ano. No entanto, não há notícias sobre o cumprimento do que foi acordado naquele evento, nem pela Afbepa, nem pelos funcionários. O que a nossa Associação sabe é que investimentos têm sido feitos, mas o principal, que trata da inoperância nos dias de pagamento de servidores, vê-se que não foi resolvido .

Enquanto isso, em Cachoeira do Arari, os colegas também alertaram sobre o problema. “O sistema está muito ruim e oscilando bastante, o que gera constantes demoras para solucionar as demandas dos clientes. Tem muitos que já até se acostumaram quando vem aqui nesse período, mas tem outros que estão estressados, mas temos que ter o jogo de cintura”, enfatiza.

Além disso, no município de Altamira, a Associação foi informada de que o sistema processa, mas trava antes de ser concluído. "Não desistimos e continuamos tentando acessar de tempos em tempos, até que, eventualmente, funcione. Como não temos resposta de nada, só dependemos da Afbepa para que alguém fala pela gente, pois tá bem complicado”, afirma um dos funcionários.

Já na agência Anajás. “A maioria das vezes é lento por natureza e estávamos um tempo sem que ficasse inoperante. Ainda temos a esperança de que esse será um dos problemas que o Banpará irá resolver, pois, quando acontece, isso tudo para, inclusive o aplicativo. Aí os clientes vêm para as unidades que também estão sem sistema e vira uma bola de neve”, desabafa um funcionário.

"Nenhum gestor da tecnologia fala nada e ficamos de mãos amarradas diante dos clientes. Aí temos que ficar contornando toda uma situação para que o estresse não aumente ainda mais. Alguns clientes vêm em caráter de urgência resolver um problema, mas quando chegam aqui encontram um serviço parado e que não tem hora para normalizar", lamentam os colegas da agência Marabá.

Essa situação já está bem estressante, mas não vamos nos cansar… por isso, a Afbepa reforça seu apelo à Direção do Banco, para que seja  diagnosticado o problema e corrigido com urgência. Além disso, solicita maior agilidade na comunicação com os funcionários(as), a fim de fornecer informações transparentes e claras sobre os motivos das falhas e os passos que estão sendo tomados para resolver o problema e o tempo.

A atitude tem de ser para agir no que causa essas falhas nos dias de pagamento e resolver. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 3 de outubro de 2023

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO E PEDE NOVAMENTE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA PARA EVITAR ESTRESSES AO FUNCIONALISMO E CLIENTELA

Na tarde de hoje, 3, a Afbepa, mais uma vez, protocolou um ofício pedido para que o Banpará direcione esforços e recursos para o melhoramento da tecnologia no Banpará, visto que todos os meses, nesse periodo, ocorre a mesma coisa: falhas e erros no processamento do sistema, causando instabilidade nas operações e, em alguns momentos, a completa indisponibilidade dos serviços em diversos municípios do Estado.

Clique aqui para ler o documento.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

ASSOCIAÇÃO PROTOCOLA OFÍCIO E SOLICITA CONTRATAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSO PARA AGÊNCIAS QUE SOFREM COM DÉFICIT DE FUNCIONÁRIOS

A Afbepa encaminhou à Presidência do Banpará o ofício 070/2023, no qual solicita o suprimento de funcionários para as agências do Sul e Sudeste do Estado.

O concurso público 001/2018 do Banpará para a região POLO 4, que abrange o Sul e Sudeste do Estado ainda está na validade, assim, a Administração do Banco pode suprir as vagas com o pessoal desse concurso, o que não dá mais para tolerar são os funcionários(as) trabalhando por duas a três pessoas, como acontece em Água Azul do Norte e outros Municípios. Alguns têm adoecido devido a sobrecarga, o que é ruim para o Banpará e, também,  para a Previdência.

Que o Banco tome as providências necessárias para suprir essas vagas, inclusive, ouvindo do gestor qual a necessidade real de trabalhadores(as).

Clique aqui para ler o documento.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL-ESCLARECIMENTOS

A Afbepa teve ciência que circulam entre os(as) funcionários(as) informação equivocada acerca da Contribuição Negocial, de que a Associação teria concordado com a negociação dessa Contribuição, que incide nos dois anos de vigência do Acordo Coletivo de Trabalho, sobre o reajuste salarial de 2022 e 2023 e sobre a Participação nos Lucros e Resultados-PLR dos anos de 2022 e 2023, primeiras e segundas parcelas.

Cabe esclarecer que no ano passado, o Sindicato do Pará,  que senta à mesa da Fenaban, somente concedeu direito de oposição aos(as) bancários(as) sindicalizados(as).

Essa informação é falsa, de que a Afbepa teria concordado com esse desconto, e se tivesse concordado, jamais teria deixado de esclarecer e tratar com transparência tal assunto, assim como foi feito, escondido, parece algo errado. 

Essa decisão, de nos IMPOR esse tributo foi tomada entre Contraf/CUT, Sindicatos e Banqueiros em São Paulo,  por ocasião da negociação salarial e há um Acordo só para essa Contribuição que não foi divulgado.

Para efeito de esclarecimento, a Afbepa informa a todos(as) os(as) associados(as) que não participa de qualquer mesa de negociação no âmbito nacional, como a que foi decidida a Contribuição Negocial. Sobre essa pauta, o nosso papel é cobrar do Sindicato local que dê os devidos esclarecimentos e transparência para sanar as dúvidas dos(as) funcionários(as) do Banco.

No ano passado, a exato dia 12 de dezembro, a Associação protocolou um ofício ao Sindicato dos Bancários do Pará, solicitando a devolução, esclarecimentos, transparência e participação coletiva para decidir sobre esse desconto (clique aqui para ler), mas até agora nada foi feito a respeito. Nossa pergunta é: qual a razão da inexistência de transparência sobre a Contribuição Negocial?

A nossa Associação repudia e reprova a falta de transparência do Acordo de Relações Sindicais, haja vista que esse documento esmiúça os descontos que foram e serão feitos nos nossos salários até 2024 (última parcelada PLR). Quando algum desconto é feito em nossos proventos, a lógica é que seja autorizado e do nosso conhecimento. Mas, isso não ocorreu.

Esse desconto foi considerado legal há pouco tempo pelo STF, contudo imoral e indecente, já que em nenhum momento durante a nossa campanha foram esclarecidos e debatidos com a nossa categoria do Banpará.


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CONFIRA UMA EMOCIONANTE HOMENAGEM POÉTICA A MARIA DO SOCORRO LOLA, QUE NOS DEIXOU NO ÚLTIMO DIA 16 DE SETEMBRO

É com grande alegria e saudosismo que a Afbepa recebe da poetisa Elenice Cavalcante, Banpará Santarém, filiada a nossa Associação, uma bela homenagem prestada à nossa colega Maria do Socorro Souza Lola da Costa, que aos 62 anos nos deixou em uma manhã de sábado, no dia 16 de setembro, para morar no paraíso ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia a homenagem completa:


O adeus que não pude dar

Depois de tudo mais calmo,

Eu parei para escrever,

Dedicar uma homenagem,

A nossa colega de posto,

Que veio a falecer.

Socorro era o nome dela,

Partiu tão rapidamente,

Nem adeus pôde dizer.


Sempre muito dedicada,

Atendia seus clientes,

Dando toda atenção.

Doou parte da sua vida,

Fazendo um bonito trabalho,

Com muita dedicação.

Gostava tanto do seu posto,

Priorizando as tarefas

Dando conta da lição.


Ultimamente a colega,

Do banco estava afastada,

Cuidando da sua saúde,

Que já andava abalada.

Só que Deus precisou dela,

Antes que a sua saúde

Fosse recuperada.


Quem trabalhou com a Lola,

Teve a oportunidade,

De conhecer sua rotina,

Ali naquela unidade.

Buscava sempre o sucesso,

Alcançando suas metas,

Com muita dignidade.


Quem de nós não tem defeitos?

Que atire a primeira pedra,

Para julgar seu irmão.

Devemos é perdoar

Os deslizes que acontecem,

Conservando a união.

Somos passivos de erros,

E manter a amizade,

É melhor que  ter razão.


Hoje a nossa colega,

Já vive junto do Pai.

Deixou em nós a saudade, 

Que nos machuca demais.

Sua partida foi breve

Mas um dia estaremos juntos

Vivendo eternamente

Onde só existe Paz.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA PEDE AO BANPARÁ TRANSPARÊNCIA SOBRE OS TRABALHOS DO GRUPO PARITÁRIO DO PCS

A Afbepa divulga o último ofício - dos três protocolados na manhã da última terça-feira, 26 - em que pede esclarecimento e divulgação dos trabalhos do Grupo Paritário do Plano de Cargos e Salários (PCS). Vale ressaltar que o compromisso do Banpará é, e deve ser, o de dar efetividade a esse Plano, e o funcionalismo quer acompanhar esses trabalhos.


Clique aqui para ler o ofício completo do PCS.


Importa destacar que o documento faz parte de um conjunto de outros ofícios protocolados junto ao DIRAD do Banpará, solicitando ações imediatas para que haja o funcionamento efetivo do plano de saúde (Unimed) nas regiões Sul e Sudeste (clique para ler o ofício) e, também, outro que destaca a falta de condições de trabalho nessas regiões. 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA