quinta-feira, 5 de outubro de 2023

INSTABILIDADE DOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS CONTINUAM NO BANPARÁ E FUNCIONALISMO QUER SOLUÇÃO

É o quarto dia consecutivo…. exatamente! Desde da última segunda-feira, 2, os sistemas tecnológicos do Banpará amanhecem inoperantes, aumentando ainda mais o estresse dos funcionários(as), que não sabem que explicação dar aos clientes. Diante deste fato, a Afbepa protocolou um ofício no início desta semana pedindo esforços e recursos para o melhoramento da tecnologia do Banco, diagnóstico e investimentos, um binômio simples e que urge.

Na manhã de hoje, 5, a agência Belém Centro estava tomada de clientes, a maioria insatisfeita com essa situação, e o que mais chamou a nossa atenção foi a quantidade de pessoas idosas aguardando atendimento, sendo que um estava passando mal, com pressão alta e não tinha tomado o seu remédio. O curioso é que ninguém sabe informar nada e o estresse entre essas pessoas só aumenta, já que perdem grande parte do dia sem um comunicado do Banco. O atendimento do SPA instável, oras funciona oras sai do ar.


Conforme mencionado no documento protocolado ontem pela Associação, infelizmente, essas falhas são recorrentes, causando transtornos cruciais às agências do Banpará, em especial por ocorrerem, na maioria das vezes, no final do mês, quando o Banco executa o calendário de pagamento de servidores municipais e estaduais, além de outros órgãos públicos.

Em alguns momentos há interrupção completa do sistema e que demora bastante tempo para ser normalizado, principalmente em algumas regiões do interior do Pará. Já nesta quinta-feira, a Associação recebeu informações de que a internet e os sistemas, PDCred e,  especialmente o SPA Caixa, estão paralisados. “Todo mês, nesse mesmo período é a mesma coisa”, lamentou uma colega.

"Infelizmente esse tem sido um dos principais desafios para o Banco, motivo de muitas reclamações. É evidente que essa situação prejudica e muito a reputação do Banpará. Inclusive, é comum encontrar alguns clientes que reclamam bastante e querem migrar para outras instituições. Quando chega nesse ponto não podemos fazer muita coisa, pois ele está na razão”, resume um colega de Castanhal.

Solução?

Quase nove meses se passaram desde que o Banpará se comprometeu a investir na área tecnológica da instituição. Essa informação foi compartilhada diante dos olhares de dezenas de funcionários durante o Encontro dos Administradores, em fevereiro deste ano. No entanto, não há notícias sobre o cumprimento do que foi acordado naquele evento, nem pela Afbepa, nem pelos funcionários. O que a nossa Associação sabe é que investimentos têm sido feitos, mas o principal, que trata da inoperância nos dias de pagamento de servidores, vê-se que não foi resolvido .

Enquanto isso, em Cachoeira do Arari, os colegas também alertaram sobre o problema. “O sistema está muito ruim e oscilando bastante, o que gera constantes demoras para solucionar as demandas dos clientes. Tem muitos que já até se acostumaram quando vem aqui nesse período, mas tem outros que estão estressados, mas temos que ter o jogo de cintura”, enfatiza.

Além disso, no município de Altamira, a Associação foi informada de que o sistema processa, mas trava antes de ser concluído. "Não desistimos e continuamos tentando acessar de tempos em tempos, até que, eventualmente, funcione. Como não temos resposta de nada, só dependemos da Afbepa para que alguém fala pela gente, pois tá bem complicado”, afirma um dos funcionários.

Já na agência Anajás. “A maioria das vezes é lento por natureza e estávamos um tempo sem que ficasse inoperante. Ainda temos a esperança de que esse será um dos problemas que o Banpará irá resolver, pois, quando acontece, isso tudo para, inclusive o aplicativo. Aí os clientes vêm para as unidades que também estão sem sistema e vira uma bola de neve”, desabafa um funcionário.

"Nenhum gestor da tecnologia fala nada e ficamos de mãos amarradas diante dos clientes. Aí temos que ficar contornando toda uma situação para que o estresse não aumente ainda mais. Alguns clientes vêm em caráter de urgência resolver um problema, mas quando chegam aqui encontram um serviço parado e que não tem hora para normalizar", lamentam os colegas da agência Marabá.

Essa situação já está bem estressante, mas não vamos nos cansar… por isso, a Afbepa reforça seu apelo à Direção do Banco, para que seja  diagnosticado o problema e corrigido com urgência. Além disso, solicita maior agilidade na comunicação com os funcionários(as), a fim de fornecer informações transparentes e claras sobre os motivos das falhas e os passos que estão sendo tomados para resolver o problema e o tempo.

A atitude tem de ser para agir no que causa essas falhas nos dias de pagamento e resolver. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: