sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

AFBEPA REÚNE COM DIRETORES ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

 


Nesta manhã, 16, a Afbepa, representada pela presidenta Kátia Furtado e a Diretora Joventina Marques, reuniu com o Diretor Igor Gonçalves, que acumula a Diretoria Administrativa, e o Diretor Financeiro, Vando Ferreira, para tratar de pautas não adimplidas do nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026 e, também, da notícia veiculada em mídias sociais que dão conta de investimentos do Banpará no Reag, administradora de fundos de investimentos e de compra de empresas.

A conversa com o Diretor que acumula a Diretoria Administrativa versou sobre o pedido da nossa Associação de adimplemento pelo Banpará das cláusulas 10, 15, 17, 18, 19, 27, 29, 60 e 68 parágrafo 5°. O Diretor se comprometeu que até o dia 31 de março de 2026, o Banco dará respostas sobre de como vão ficar esses adimplementos e regulamentações.

CLÁUSULA 10ª. DO AUXÍLIO PARA FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES COM DEFICIÊNCIA

CLÁUSULA 15ª. DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

CLÁUSULA 17. DO REAJUSTE DAS GRATIFICAÇÕES DE FUNÇÕES/COMISSÕES

CLÁUSULA 18. DO ESTABELECIMENTO DE NOVA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS

CLÁUSULA 19. DO ESTABELECIMENTO DE PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

CLÁUSULA 27. DA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE SALUBRIDADE

CLÁUSULA 29. DO TELETRABALHO

CLÁUSULA 60. DO PLANO DE SAÚDE NAS REGIÕES DE MARABÁ, SANTARÉM E MARAJÓ

CLÁUSULA 68. DA EXTENSÃO DO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL DA GESAT A TODAS AS UNIDADES DA EMPRESA - §5º - SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

A Afbepa pediu, ainda, que em audiências judiciais o funcionário (a) preposto do Banco vá acompanhado(a) de advogado, pois há caso(s) em que esse profissional não tem ido.

Foi conversado sobre a questão de saúde mental e o aumento de casos no Banpará, a Afbepa solicitou um cuidado maior com essa questão e nos foi informado que essa é uma prioridade para o Banco, que inclusive foi dada a gestão da Gesat para uma assistente social, com o fim de buscar esse olhar.

 INVESTIMENTO DO BANCO NO FUNDO ROVER ADMINISTRADO PELA REAG.

A nossa Associação dialogou com o Diretor Financeiro, buscando entender a situação do investimento feito pelo Banpará, vez que são muitas as informações veiculadas, após a liquidação pelo Bacen da Administradora Reag Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. ou REAG DTVM.

Segundo a nossa conversa com o Difin, o Banco investiu valores os quais estavam sendo administrados pela Reag Trust, porém por ocasião da Operação Carbono Zero, a Diretoria e a Superintendência Financeira decidiram solicitar a renúncia do administrador do Rover Fundo de Investimentos – REAG DTVM, no que concerne aos valores aplicados pelo Banpará.

Em 16 de setembro de 2025, a Reag DTVM formalizou ao Banpará o aceite da Renúncia, conforme documento visto e lido pela nossa Associação.

O Difin nos comunicou que os valores investidos no citado fundo são do caixa do Banpará, que a operação é regular, como informado em publicação recente, e que isso já rendeu ao Banco algo em torno de 10 milhões.

A Afbepa perguntou onde fica custodiado o valor físico, e o Difin respondeu que na CVM. Quem queira acompanhar a performance desse fundo precisa entrar no site da CVM-Companhias abertas, pois lá estará registrado o valor atualizado.

 

 UNIDOS SOMOS FORTES

 A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: