sexta-feira, 27 de maio de 2022

PROPOSTAS PARA A CAMPANHA SALARIAL 2022 – PARTE 02 – MORTES POR COVID NA PANDEMIA-É PRECISO QUE BANQUEIROS E DIREÇÕES DE BANCOS RECONHEÇAM COMO ACIDENTE DE TRABALHO


Dando sequencia à nossa série apresentando propostas a serem defendidas na Campanha Salarial Unificada 2022, a Afbepa apresenta mais uma demanda que dialoga diretamente com os tempos difíceis que todos enfrentamos e temos enfrentado, lutando por maior e melhor Proteção, desde o início da Pandemia – na qual muitos colegas morreram, sendo que alguns atuaram na linha de frente, por isso não poderia haver dúvidas sobre a contaminação e óbito por covid, no entanto, o reconhecimento por parte desses empregadores, voluntariamente, inexiste. Desta forma, a nossa reivindicação é que os Banqueiros e Direções de Bancos Reconheçam as mortes por covid-19 como acidente de trabalho.

MORTES POR COVID – UMA DISCUSSÃO DIFÍCIL, PORÉM NECESSÁRIA

O Brasil não foi mais o mesmo desde o final do mês de fevereiro de 2020. De lá pra cá contabilizamos mais de 600 mil mortes por Covid-19. Entre as categorias de trabalhadores mais atingidas a dos trabalhadores(as)bancários(as) foi uma que sofreu bastante abalos em suas Saúdes, assim como óbitos.

Programas Sociais, tocados por Bancos Públicos foram, por muito tempo, os principais elementos impulsionadores da economia e garantidores de direitos básicos à População, e os bancários(as) foram Linha de Frente na execução desse trabalho.


Os trabalhadores(as), cumpriram esse papel, atendendo ao público, muitas vezes sem nenhuma condição estrutural e de proteção, por isso, infelizmente, muitos colegas adoeceram de covid e alguns vieram a óbito.

Embora haja uma decisão do STF, ainda do final de 2020, reconhecendo a Covid-19 como acidente de trabalho, os efeitos, na prática, dessa decisão, ainda não estão garantidos por falta de não termos como demonstrar o nexo causal.

O QUE MUDA COM O RECONHECIMENTO

O reconhecimento do óbito por covid-19 garantirá aos herdeiros Indenizações civis, multa fundiária, aviso prévio indenizado etc.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: