quarta-feira, 25 de maio de 2022

PROPOSTAS PARA A CAMPANHA SALARIAL 2022 – PARTE 01 - APLICAÇÃO DE GATILHO NO TICKET ALIMENTAÇÃO

Um dos temas que recebeu apoio nos encontros prévios quanto gerou curiosidade, por se tratar de um tema que não é tão recorrente no cotidiano, foi a proposta de Aplicação de Gatilho no Ticket Alimentação.

A Afbepa vai buscar explicar através desta matéria o que significa o Gatilho, como ele pode ajudar a recompor as perdas diárias,  que decorrem dos reajustes praticados nos produtos e serviços.

GATILHO – QUANDO TOCAR ALVO DISPARA

Os anos 80 e 90, foi um período em que o Brasil viveu a hiperinflação e, por conseguinte, a aplicação de Gatilhos, se tornou uma necessidade, para definir reajustes de salários, a fim de combater a perda do poder de compra da população.

José Sarney, foi o primeiro Presidente da República a instituir o Gatilho nos salários, por meio do Plano Cruzado II, em 1986. Nele ficou estabelecido “um Gatilho automático, de igual percentual nos salários, se a inflação chegasse a 20% ao mês, fora as diferenças eventuais negociadas pelas partes".

Após o Plano Bresser, em 87, o Governo Federal parou de utilizar Gatilhos para reajustes salariais, mas outras esferas de poder e setores privados seguiram utilizando até a estabilização econômica em 94, com o Plano Real.

Movimentos por todo país, como o dos servidores de São José-SP, tem cobrado a retomada dos Gatilhos Salariais 


PORQUE RETOMAR O GATILHO?

O aumento de preços em geral e corrosão do poder de compra da população tem crescido de forma assustadora nos últimos anos, de modo que só o reajuste anual pela inflação não acompanha mais esses aumentos.

Os índices de inflação dos últimos 2 anos foram os piores nas duas últimas décadas. Apenas nos últimos 4 anos um quarto do poder de compra da população foi engolido pela inflação.


JÁ PASSA DA HORA DE LUTARMOS POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL QUE SEJA REAL.

Com o Gatilho no Ticket Alimentação, a partir do momento que os produtos atingirem determinado patamar o valor vertido para o benefício deve ser automaticamente reajustado, para garantir que não haverá perda no poder de compra e, consequentemente, manter a Segurança Alimentar.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: