quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

VITÓRIA NA JUSTIÇA TRABALHISTA GARANTE À ENGENHEIRO ELÉTRICO O DEVER DO BANPARÁ EM FORNECER EPI

A Afbepa tem travado uma forte luta contra o Banpará para fornecer Equipamentos de Proteção Individual-EPIs aos seus Engenheiros Elétricos, todavia, sem êxito no âmbito administrativo, vez que o Banco, através da sua Diretoria Administrativa, entende que embora esses Engenheiros sejam Fiscais dos Contratos firmados pelo Banco, não precisam adentrar nas subestações com Altas Tensões para averiaguarem se o trabalho desempenhado por terceiros está sendo realizado satisfatoriamente.

Um dos Engenheiros para poder fazer o seu trabalho e proteger a sua Integridade comprou o seu EPI, que consiste em luvas, botas, capacete, óculos, uniformes de proteção etc.

A Afbepa sabendo disso solicitou a Presidente do Banco o ressarcimento ao engenheiro por essa aquisição, vez que é dever do empregador fornecer esses EPI’s. O recibo foi encaminhado para ressarcimento que nunca ocorreu.

Através de sua assessoria jurídica a AFBEPA ajuizou Reclamação Trabalhista requerendo que o Banco fosse obrigado a entregar os EPIs devidos, para o engenheiro exposto às altas tensões Elétricas.

Em decisão proferida no dia 13.12.2023, a 17ª Vara do Trabalho de Belém, em sede de tutela de urgência, deferiu o pedido do Autor, determinando ao Banpará que, no prazo de 5 dias, entregue ao empregados todos os EPIs previstos na NR 06 c/c NR 10, sob pena de multa diária de R$1.000,00, tendo o Banco sido notificado no dia 18.12.2023. 

A Afbepa acredita na força do diálogo para resolver conflitos entre o Capital e o Trabalho, mas não havendo, a Justiça Trabalhista será sempre acionada, assim como a nossa União para Defender os nossos Interesses e Direitos.

O Escritório Tuma&Torres segue acompanhando para adotar todas as medidas pertinentes.

A Afbepa continuará lutando em prol da saúde e segurança no trabalho de todos os funcionários(as).


UNIDOS SOMOS FORTES  A DIREÇÃO DA AFBEPA


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

AFBEPA REFORÇA IMPORTÂNCIA DE SE MANTER ATITUDES PREVENTIVAS PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO POR COVID-19. CONFIRA!

No último mês de outubro, o Brasil experimentou um aumento na taxa de testes positivos para Covid-19, conforme três relatórios independentes divulgados pelo Ministério da Saúde. Apesar de hoje esse cenário ser considerado estável pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a orientação dos especialistas é que os cuidados contra a doença ainda façam parte da nossa rotina.


Recentemente, chegaram ao conhecimento da Afbepa informações sobre o adoecimento de alguns colegas do Banpará. Ao realizarem o teste para a doença, o resultado do exame deu positivo. Assim como está ocorrendo no nosso meio, também está no nosso Estado e no âmbito nacional. Os sintomas são os mesmos: sintomas gripais, sinusite, cansaço, febre e falta de ar, mas, segundo os afetados, surgiram de maneira mais severa desta vez, atingindo em alguns casos o pulmão, o que demanda cuidados redobrados.


"Desde a quinta-feira passada, uma colega nossa testou positivo para Covid-19 e hoje nos informou que a situação piorou, chegando a escarrar sangue. Exames mais detalhados indicaram que 50% de seu pulmão está comprometido. Estamos todos apreensivos, especialmente, porque os cuidados diminuíram e o vírus continua circulando entre as pessoas", declarou uma funcionária do Banco.


Uma cartilha elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta orientações para prevenir o contágio da Covid-19: higienização das mãos com água e sabão, uso de máscara, limpeza de balcões e objetos com álcool 70%, afastamento imediato do empregado com sintomas gripais de suas atividades, além da limpeza e desinfeção de ambientes, seja domiciliar, ou do trabalho. 


Portanto, a Afbepa solicita a máxima atenção às orientações para evitar quaisquer inconvenientes à saúde e à própria vida e dos demais.


#Proteja-se!


UNIDOS SOMOS FORTES  A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ENCONTRO DE ADMINISTRADORES DO BANPARÁ MARCA MOMENTO DE INTEGRAÇÃO, APRENDIZADO E RECONHECIMENTO

No último dia 14, o Hangar - Centro de Convenções & Feiras da Amazônia abriu as portas para o Encontro de Administradores do Banpará. Este é um dos momentos mais aguardados por todos os gestores do Banco, que juntos, aproveitam o momento para dialogar, trocar experiências, ouvir as apresentações de cada Diretoria e assistir palestras que somam, e muito, para o conhecimento de cada um(a).


Esta é a segunda vez que a nossa Associação, representada pela presidenta Kátia Furtado, participa formalmente desse momento, em outras ocasiões a presidenta da Afbepa era convidada a se retirar e só tinha a oportunidade de cumprimentar os gestores e entregar os nossos materiais.


“A nossa Afbepa agradece à Presidência do Banpará por essa atitude democrática, que para nós é fundamental, uma vez que a nossa Associação está intrinsecamente ligada à luta pela manutenção e fortalecimento do Banpará, enquanto Banco Público, e é fundamental na luta dos(as) empregados(as) por valorização e condições de trabalho dignas”, expressa Kátia.

O encontro foi marcado por abraços e carinhos, mas principalmente por uma sensação de esperança quanto às perspectivas e direções do Banpará para o ano que em breve se inicia. Também se revelou como um momento de motivação devido às palestras que colocaram “em cheque” todos os nossos desafios como gestores, e que nos ajudam a nos preparar para dias de recomeço e de melhorias.


Linha de crédito


O Encontro de Administradores contou com a presença da vice-governadora do Pará Hana Ghassan Tuma, que discorreu sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025. Na oportunidade, a gestora destacou também o programa "Empodera", linha de crédito do Banpará voltada para mulheres.




O "Empodera" foi criado para financiar mulheres empreendedoras, com pelo menos três meses de operação, bem como mulheres que tenham a intenção de empreender, independentemente do ramo de atividade, do setor formal ou informal. Dessa forma, Hana enfatizou a importância de adotarmos esse produto do Banco e incentivar cada vez mais a independência de mulheres para expandirem seus negócios.


Importante, também,  o destaque da vice-governadora da essencialidade do Banpará  e seus funcionários(as) durante a pandemia da Covid-19, quando muitos queriam ficar seguros em suas casas, e os(as) trabalhadores(as) do Banco tinham que estar à frente nas agências e PAB’s atendendo a população paraense e o auxiliar no pagamento de benefícios sociais. 


Palestras


A Afbepa não pode deixar de salientar todas as apresentações que ocorreram nesse evento, que, pela manhã, apresentou aos(as) funcionários(as) do Banco a importância de abordar o trabalho com mais leveza, um sorriso no rosto, com a magnífica apresentação de Maryana com Y. Seguiu-se uma conversa fascinante sobre as gerações da informação e a evolução de cada uma, além da era da Inteligência Artificial (IA), ao comando do criador da marca Claro, Dado Schneider, e finalizando as palestras Wirland Teixeira, o super-homem.




“O encontro em si foi muito positivo como todo ano tem sido, inclusive a Afbepa acredita que essas reuniões  têm importantes significados, com o mesmo objetivo, reunir Direção do Banpará e seus gestores para mostrar como o Banco está e o que pretende, além de através de palestras atingir a motivação e melhoria das administrações”, afirmou Kátia Furtado.


A presidenta da Afbepa completa. “Quem participa quer ser visto e quer ter espaço de fala, o que não há ainda, mas que precisa ser pensado. A Associação, também, vê que a Diretoria do Banco tem de criar agendas de idas às agências e PAB’s, acompanhar o dia a dia do trabalho e conhecer de forma próxima os seus(as) funcionários(as)”.


Homenagem


A Diretoria do Banpará, neste ano, proporcionou um dos momentos mais belos do Encontro de Administradores ao preparar uma homenagem para todas as pessoas que deixaram o Banco de forma compulsória este ano. Cada um(a) recebeu uma espécie de placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido dentro da instituição bancária ao longo dos anos.


Outro momento de reconhecimento ocorreu com o sorteio de diversos brindes para os participantes do programa Mais Saúde, da área de pessoal do Banpará, como smartphones, passagens aéreas, poupanças, entre outros. Um dos mais aguardados foi o sorteio de uma moto elétrica, e nesse caso, o sortudo foi o gerente geral da agência de Castanhal, que acabou sendo o ganhador.


A Afbepa entende que o Encontro de Administradores do Banpará é fundamental, assim como a preparação e treinamento para cada política que o Banpará quer que se concretize. Assim como nesses momentos, a nossa Associação quer estar sempre pertinho, vendo, ouvindo, ajudando e fazendo a diferença com determinação, coragem, autonomia e independência.


Parabéns aos funcionários(as).


Que venham muitos outros Encontros.



UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

AFBEPA FINALIZA MAIS UMA ETAPA DE ENTREGA DOS MIMOS NATALINOS AOS NOSSOS ASSOCIADOS(AS)

No período de 11 a 13 de dezembro, de segunda a quarta-feira, a Afbepa completou mais uma fase de distribuição dos brindes de Natal. Desta vez, a nossa Associação marcou presença nas agências Marituba, Castanhal, Castanhal Jaderlândia, Santa Izabel, Benevides, Santa Bárbara e Mosqueiro. O intuito será sempre o de agradecer e reconhecer a relevância de cada associado(a) para a nossa Associação e somar na luta em defesa dos nossos interesses e direitos trabalhistas.

A receptividade em cada local de trabalho foi extraordinária e a expressão de contentamento no rosto de cada associado(a) ao ser lembrado pela Afbepa com os mimos é indescritível. "Nossa iniciativa vai além de uma simples distribuição de brindes, mas também carrega o compromisso de promover o bem-estar e a união entre os associados(as)," afirma Kátia Furtado, presidenta da Afbepa.

Durante essas interações, foi ressaltada uma das principais batalhas da Afbepa: a regularidade e a efetividade do Plano de Cargos e Salários-PCS, que atualmente encontra-se congelado. Essa é uma das pautas prioritárias da Associação, ganhando destaque nas agendas de 2024, que serão distribuídas em breve aos associados(as), contendo todas as informações pertinentes ao assunto.

Vale ressaltar que na próxima semana, a distribuição continuará a partir do dia 18, contemplando os aposentados(as). Aqueles que ainda não receberam seus brindes pedimos um pouco de paciência, que logo mais chegará até você. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Afbepa através do número: (91) 99247-6774 (WhatsApp).

Confira as fotos da entrega dos brindes:

AGÊNCIA MARITUBA


AGÊNCIA CASTANHAL



AGÊNCIA CASTANHAL JARDELÂNDIA


AGÊNCIA SANTA IZABEL


AGÊNCIA BENEVIDES



AGÊNCIA MOSQUEIRO

FALHAS NO SISTEMA DO BANPARÁ DEIXAM CLIENTES E FUNCIONÁRIOS NO LIMITE NESTE INÍCIO DO PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

 
A Afbepa tem desempenhado um papel crucial ao dar voz aos profissionais bancários(as) que enfrentam, rotineiramente, as falhas sistêmicas da tecnologia do Banpará e, ainda, cobrar soluções da Administração do Banpará quanto a essa questão. No entanto, a persistência desses problemas torna-se cada vez mais inaceitável, atingindo não apenas a eficiência operacional, mas também a qualidade do atendimento ao cliente.

Desde que o Banco abriu as portas na manhã de hoje, 13, a Associação foi acionada pelos(as) funcionários(as) da agência Belém Centro e Marabá Cidade Nova, onde relatos apontam para dois dias de intermitências e lentidão nas plataformas de atendimento e pagamento. A situação não é isolada, já que a agência Nazaré também experimenta os mesmos contratempos.

O drama se estendeu para outras unidades, que se mostraram incapazes de conduzir operações básicas, prejudicando não apenas os(as) funcionários(as), mas também os clientes em agências e Postos de Atendimento Bancários (PAB's) em vários pontos do Estado do Pará. Diante disso muitos questionamentos surgem, sendo o mais recorrente: até quando esse pesadelo persistirá?

Portanto, a Afbepa realizou contatos extensivos com diversas unidades, tanto na capital quanto no interior do Estado. Os relatos dos profissionais pintam um quadro desolador em relação à tecnologia do Banpará:

➤ “Aqui em Marabá faz tempo que o sistema não funciona da forma como deveria. Já passou da hora de ser tomada uma providência a respeito da tecnologia do Banpará. É extremamente triste o que passamos”.

➤ “Estamos há dois dias em que fica lento até que para e demora alguns minutos para retornar. E assim vamos tentando caminhar e amenizar a frustração dos clientes”.

➤ “Toda vez que aumenta a demanda parece que o sistema do Banpará não suporta. Tá faltando investimento”.

➤ “Dá pena de ver os idosos na fila”. 

➤ “É estresse para ambos os lados, tanto para os clientes como para a gente, funcionários. Ficamos morrendo de vergonha e calados, pois eles estão com razão”.

➤ “Uma vergonha total e fica até difícil de conquistar novos clientes”.

Para a Afbepa, a tecnologia deveria ser uma aliada, mas nesse caso está sendo um monstro que engole o Banpará, pois ninguém consegue descobrir e acabar com esse mal.

Diante desses desabafos, a Afbepa se solidariza com os(as) colegas e insta a Diretoria do Banco a resolver urgentemente esses problemas, garantindo uma comunicação mais eficaz com os funcionários para explicar as verdadeiras razões por trás dessa situação. Não tem como deixar todos à deriva, sem sequer um sinal de socorro! 

A Associação solicita à Administração do Banco que cumpra as promessas feitas durante o Encontro dos Administradores no fim do ano passado, principalmente aquelas relacionadas aos investimentos em tecnologia, que enfrente e conserte esse mal, que mensalmente expõe o Banpará a situações vexatórias e deprimentes.

Que a Diretoria do Banpará pare de prejudicar o Banco e Aja!!!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

AJUDE NO TRATAMENTO DE PAULO MARÇAL BENTES BORGES, EX-FUNCIONÁRIO DO BANPARÁ

A Afbepa, além de lutar por nossos interesses e direitos trabalhistas, pelo fortalecimento e manutenção do Banpará Público, também, preza pela vida de cada um, seja ele filiado ou não. Desta forma, a nossa Associação faz um apelo para que todos possamos unir forças em prol e apoio a um ex-funcionário do Banpará. Trata-se de Paulo Marçal Bentes Borges, que necessita de auxílio urgente para custear despesas relacionadas ao seu tratamento de saúde.

O colega Paulo Borges, como era conhecido no Banco, entrou em contato com a Afbepa nesta tarde, 12, comunicando suspeitas de câncer no estômago, o que tem exigido uma série de exames e o uso de medicamentos que, ao final, se tornam onerosos para o colega, que encontra-se desempregado. Agora, o ex-funcionário aguarda o resultado desses exames, que será determinante para a continuidade do seu tratamento.

Paulo dedicou-se ao trabalho no Banpará de 1976 a 1995. Ao longo desses 19 anos de dedicação ao Banco, ele desempenhou funções em diversas unidades, incluindo Matriz, Belém Centro, Estrada Nova, Ananindeua, Icoaraci, Mosqueiro, além dos Postos Cidade Nova 4 e Setrans.

A Associação ressalta as diversas formas de contribuição para essa causa nobre e solidária. A primeira alternativa é realizar uma transferência bancária para a seguinte conta corrente:

Banco do Brasil
Agência: 3084-0
Conta Corrente: 56.432-0
CPF: 049.635.802-25

ou

Chave PIX: 049.635.802-25 (CPF) / 91 98477-6831 (telefone)

Cada doação, independentemente do valor, representa um gesto de compaixão e fraternidade, capaz de fazer uma diferença significativa nessa jornada pela vida, que Paulo Borges está travando. Neste momento, a solidariedade é o elo que fortalece Paulo em sua trajetória, e, em nome da Afbepa, manifestamos nossa antecipada gratidão a todos que se prontificarem a contribuir.


 A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

SITUAÇÃO DIFÍCIL EM DOM ELISEU: AGÊNCIA ESTÁ HÁ NOVE DIAS SEM SISTEMAS TECNOLÓGICOS

Inacreditável essa informação… mas a agência Dom Eliseu está há nove dias sem sistemas. Certamente, quem está lendo este texto deve imaginar o quanto isso gera prejuízo, não só para aquela unidade, mas para o Banpará como um todo, que quando enfrenta esse tipo de problema se vê numa enxurrada de opiniões desfavoráveis, que comprometem a sua reputação e resultam na perda de clientes, além, é claro, do prejuízo as saúdes dos(as) funcionários(as).

De acordo com informações recebidas pela Afbepa, nenhum sistema operacional está funcionando e essa situação pode estar relacionada ao link da operadora que provê internet para a agência. “Tudo, absolutamente tudo está parado. Inclusive já informamos e solicitamos auxílio ao setor responsável do Banco, mas até agora, ninguém tomou providências”, declarou um colega.

Esse cenário adverso no âmbito tecnológico é grave e reconhecido por todos e, infelizmente, se repete com clientes insatisfeitos e funcionários exaustos diante de uma situação que se prolonga no tempo. Já está virando rotina a Afbepa receber com frequência queixas de sistema fora do ar por longo tempo.

As reclamações das unidades, justificadas, referem-se ainda à total falta de uma comunicação transparente e abandono por parte do Banco sobre o que está acontecendo; se há perspectiva de regularização e em quanto tempo; no entanto, o repasse de informações permanece escasso.

Preocupada com essa situação, ainda nas primeiras horas do dia de hoje, 11, a Afbepa entrou em contato com o Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Banpará solicitando esclarecimentos sobre esse grave problema que afeta a agência Dom Eliseu, mas até o fechamento deste material não se obteve resposta do Diretor da Área.

Diante dessas manifestações, a Associação se solidariza com os(as) colegas e insta o Banco a resolver imediatamente esse problema.

Não é aceitável deixar todos à deriva, sem sequer um sinal de socorro!


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

AFBEPA CELEBRA A ENTREGA DE BRINDES PARA OS(AS) ASSOCIADOS(AS) E REFORÇA COMPROMISSO COM A UNIÃO DA CLASSE

Entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, a Afbepa promoveu uma força-tarefa dedicada a levar a magia do Natal aos seus(uas) aproximadamente 1.340 associados(as). Trata-se dos mimos natalinos, preparados com carinho pela equipe da Associação, que foram distribuídos de diversas formas, adaptando-se às particularidades de cada região.


Para algumas agências, os brindes foram encaminhados por malotes internos, enquanto para outras regiões, a entrega foi realizada por meio dos serviços dos Correios. Em Belém, a Afbepa entregou os brindes, presencialmente, a cada associado(a).


A presidente da Associação, Kátia Furtado, foi quem iniciou as primeiras entregas que abrangeram as Matrizes Presidente Vargas, Municipalidade e Senador Lemos, além das agências Belém Centro e Senador Lemos. Durante essas interações, foi destacado uma das principais lutas da nossa Associação: a regularidade e a efetividade do Plano de Cargos e Salários (PCS), que hoje encontra-se congelado. 


Cada visita, cada brinde enviado e cada mensagem de agradecimento recebida estabeleceu momentos de proximidade e apreço entre a nossa Afbepa e seus(uas) associados(as), fortalecendo os laços que unem a nossa classe. 


Aqueles que ainda não receberam seus brindes: calma! É só uma questão de tempo para que o seu chegue em suas mãos. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os(as) associados(as) podem entrar em contato diretamente com a Afbepa através do número: (91) 99247-6774 (WhatsApp).


Vale ressaltar que a iniciativa da Afbepa vai além de uma simples distribuição de brindes, mas também carrega o compromisso em promover o bem-estar e a união entre seus(uas) associados(as), mesmo diante dos desafios cotidianos. O Natal, além de ser uma época de celebração, é também um momento de reflexão e busca por soluções conjuntas para as demandas da categoria.


Esperamos que todos tenham gostado!


Confira as fotos:





















TERAPIA HOLÍSTICA CONTINUA NOS MESMOS MOLDES DE ANTES

A terapia que era disponibilizada aos(as) funcionários(as) do Banpará vai continuar, do mesmo jeito de antes. Ocorre que o tempo de contrato é de 5 anos, e esses cinco anos já finalizaram no final do mês de novembro de 2023, o que enseja a realização de um novo credenciamento e novo contrato. Em uma mesa com o Dirad, a Afbepa questionou o motivo do Banpará não querer mais credenciar as empresas que prestavam os serviços de terapia, Eccoa Saúde e Portal,  vez que os(as) funcionários(as) estavam reclamando da falta de disponibilidade de terapias pelo Banco. Nessa reunião, a assessoria do Dirad disse que o Banco estava optando pelo ressarcimento da terapia ao(a) funcionário(a), ou seja, o(a) funcionário(a) faz a terapia em qualquer empresa e o Banpará ressarciria. A Afbepa não concordou e pediu que o Banco continue a disponibilizar as terapias nos mesmos moldes e para quem quer fazer em outro local que seja feito o ressarcimento, disponibilizando desta forma as duas modalidades.  Hoje, 7, o Dirad informou à Afbepa que será feito as duas modalidades, para a capital e interior do Estado.  Portanto, ao pessoal que já estava acostumado com a disponibilidade pela Gesat das terapias, essas vão continuar, apenas é preciso aguardar o tempo do credenciamento e os trâmites da finalização dos contratos, que tem um prazo de mais ou menos 20 dias. O Dirad disse, também,  que quem quiser, pode continuar realizando as terapias, porém, é necessário pedir nota e levar ao Banco para o devido ressarcimento. 


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

PRESENTES ESPECIAIS DE NATAL: COMPRE UM E LEVE OUTRO ÓCULOS DE GRAU COMPLETO NA ÓTICA TELÉGRAFO

A Ótica Telégrafo preparou uma condição especial durante esse mês de dezembro, período dedicado às festas de Natal: ao adquirir o seu óculos de grau completo - armação e lente -, você ganhará outro modelo totalmente grátis. E o melhor de tudo… com grandes variedades de armações, melhores marcas do mercado e lentes de alta tecnologia.

Outras oportunidades

Mas as vantagens não param por aí, pois se você é associado ou associada à Afbepa, pode aproveitar descontos que chegam a 50% na compra da armação e lentes digitais. Além disso, quem levar o óculos completo ainda ganha um óculos esportivo de presente. E se adquirir lentes com filtro azul, a Ótica Telégrafo ainda dá de presente uma armação Angel Prime.

E não é só na compra que os associados têm vantagens. Caso o óculos precise de manutenção, a Ótica Telégrafo oferece conserto totalmente gratuito para os óculos adquiridos pelos(as) associados(as). Isso significa que você pode contar com o suporte em caso de problemas, sem nenhum custo adicional.

São oportunidades que só é possível por causa dessa parceria entre a Afbepa e a Ótica Telégrafo, uma relação que tem se fortalecido ao longo de quase duas décadas, proporcionando aos associados acesso a produtos e serviços de qualidade, com preços acessíveis e vantagens exclusivas.

Então, não perca tempo e faça já uma visita na Ótica Telégrafo, localizada na travessa Djalma Dutra, 522, entre a rua Municipalidade e a avenida Senador Lemos.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA