quinta-feira, 4 de julho de 2024

AGÊNCIA DO BANPARÁ EM JACUNDÁ ESTÁ FUNCIONANDO PRATICAMENTE NO ESCURO


Não é de hoje que o Banpará desampara e deixa o funcionalismo em situação crítica. São muitas as denúncias da Afbepa sobre essas situações, de norte ao sul do Estado os funcionários e clientes vivem e sentem o descaso com que são tratados pela Sueng, Superintendência ligada à Dirad.

Em Jacundá, desde o dia 6 de junho, a Afbepa soube que mais de 40 lâmpadas estavam queimadas naquela agência, porém quando instada, a Sueng mandou que as lâmpadas fossem adquiridas com os 500 reais, que está dentro da alçada gerencial. 

Ocorre que esse valor não dá para realizar a troca das lâmpadas que a agência necessita, teria que ser um valor maior, o que não foi Autorizado pela Sueng.

 MAIS QUE ABSURDO ISSO!!!

Qual realidade que a Sueng vive??? Por que a Diretoria Administrativa não toma providências para autorizar a compra e troca dessas lâmpadas??

Tem de ser visto em primeiro lugar, que se trata de uma agência que atende o público. Para atender esse público o ambiente precisa estar iluminado.
Na área dos Caixas todas as lâmpadas estão queimadas, na retaguarda da agência somente uma lâmpada funciona, ou seja, essa agência está totalmente sem condições de funcionamento.

Isso expõe a imagem do Banpará, que já está deteriorada por causa do forte calor em várias Unidades e por causa do péssimo funcionamento tecnológico.

A Afbepa espera que o Dirad aja e responda a essas situações difíceis, que vem se perpetuando, sem que a Sueng seja empática nesses casos.

 A AFBEPA PEDE RESPEITO POR NOSSAS VIDAS!!


 UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 3 de julho de 2024

NEGOCIAÇÃO COM O BANPARÁ AINDA ESTÁ NA FASE DE ESTUDOS E ANÁLISES. VAMOS AGUARDAR AS PRÓXIMAS RODADAS

 

Hoje, 3, mais uma rodada de negociação foi realizada, porém, desta feita, com a presença de novos integrantes pelo Banpará, conforme Portaria 106/2024.

Em sua fala inicial o Dirad disse que o Banco: "Não pode ficar fora do que o mercado indica". A Afbepa se preocupou com o dito, principalmente porque vislumbrou uma forte tendência do Banpará acompanhar a mesa da  Fenaban, que, infelizmente, não valoriza os seus trabalhadores (as), mesmo com todo os bilhões que ganha.

A Afbepa se posicionou em mesa sobre a referida Portaria, pois a mudança das pessoas que compunham pelo Banpará as rodadas, retirou um propósito que se assemelha ao nosso, de efetivar melhorias ao funcionalismo.

A nossa Associação entende que no perfil do negociador tem de haver algo a mais, não apenas ser o representante do Capital, mas o de olhar os funcionários (as) com Humanidade e sensibilidade, assim como dar as melhorias que a Vida precisa. Além do que, o Banpará não vai quebrar ou perder por propiciar melhorias salariais e de Saúde, mas por falta da Diretoria em buscar fazer o seu trabalho, dando condições de funcionamento das Unidades que enfrentam toda ordem de problemas, como falta de refrigeração e não funcionamento dos sistemas, o que têm gerado muitos desgastes e críticas contra o Banco.

Sobre as cláusulas econômicas o Banco disse que vai esperar a mesa da Fenaban.


 Abaixo os artigos debatidos nesta reunião: 


Artigo 22- verificar se há a prática dessa política em outros Bancos;

Artigo 23- acréscimo do caixa emergencial e pagamento da quebra de caixa no valor cheio- ficou de analisar;

Artigo 27- levar a pedida para a Presidente;

Artigo 29- Banpará vai propor a redação;

Artigo 32- não aceito;

Artigo 33- Banpará informou que fez estudo e que essa função ganha acima do mercado;


30, 31, 34 e 73- ficou das entidades apresentarem redação;

Artigo 35- Banpará ficou de estudar a possibilidade de aplicar a  gratificação de Caixa;

Artigo 36- o Banpará ficou de estudar a possibilidade de expansão da Vantagem Pessoal Provisória-VPP, para 180 dias;

Artigo 37- apresentação de estudo pelo Banco na próxima mesa.

A próxima rodada, dia 10/7, inicia com a abordagem sobre melhorias e investimentos em tecnologia.


Ainda ficou fechado o calendário das próximas rodadas de negociações:


 10, 22, 23 e 31 de julho. 



 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 2 de julho de 2024

PORTARIA 106/2024 CONSTITUI REPRESENTANTES DO BANPARÁ PARA NEGOCIAÇÕES COM ENTIDADES E TRAZ RETROCESSOS EM SEU TEXTO

 




A Afbepa tomou conhecimento da Portaria 106/2024, de 28/6, e não foi surpresa aferir as mudanças de representantes.

O que causa impacto é a regra de fixar a quantidade máxima de integrantes na mesa e tratar do tema das negociações como se apenas uma Entidade estivesse presente. Esse tipo de postura autoritária foi bastante adotado por governos e gestões passadas, inclusive a assessoria jurídica da Afbepa foi, por várias vezes, convidada a se retirar, o que levou a Presidenta da nossa Associação a se retirar também dessas rodadas negociais.

A Afbepa lamenta e repudia essa prática. No diálogo não cabe a imposição unilateral e nem o autoritarismo, mas a Democracia, considerando todos os componentes com Respeito, embora haja divergências.

Pela dicção da Portaria, os novos negociadores patronais, se preparam para rodadas onde o tom será de não acolhida das nossas pedidas, haja vista que, já há regramento sobre o direito de greve, com indicação ao Sindicato dos nomes de funcionários que laboram em funções essenciais e a expressa Ameaça de interposição de medidas Legais para obstar violações de direitos e garantias fundamentais.

Deprimente essa Realidade!! Que não ocorreu em 2022, onde as mesas se desenrolaram de forma pacífica e com as nossas principais reivindicações atendidas.  

A nossa Associação vai estar e continuar na Luta por Melhores Salários, Melhor Tecnologia e as prioridades da Nossa Minuta de Reivindicações, conforme vontade da nossa Categoria.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA