quinta-feira, 11 de abril de 2024

BANPARÁ NÃO INFORMA AO FUNCIONALISMO SOBRE AS ELEIÇÕES PARA O GT-PCS E COMITÊS E CAUSA DESORIENTAÇÃO



O Acordo Coletivo de Trabalho-ACT contém regras redigidas por Banpará e Sindicato e que ambos têm de cumprir, especialmente sobre as eleições para o GT-PCS e Comitês. No entanto, a Afbepa percebe que não está havendo, em relação ao Banco, a divulgação interna necessária sobre esse evento.

A nossa Associação verificou nos locais de trabalho a desinformação sobre esse assunto, vez que o Banpará nada divulgou. Muitos funcionários(as) não têm conhecimento sobre as regras do processo, a exemplo de “se estiver de férias pode votar? Quem são os(as) candidatos(as)?” Entre outros questionamentos. Isso é um sinal de inércia e omissão por parte do Banco.

É fundamental destacar que a votação está marcada para a próxima semana, exatamente na segunda-feira, dia 15. Isso torna ainda mais grave a ausência de divulgação e esclarecimentos sobre essa pauta, já que a campanha dos candidatos(as) teve início na sexta-feira passada, dia 5.

A falta de informações detalhadas na intranet, via e-mail ou por outros meios para todas as unidades é uma falha significativa do Banco, especificamente em um processo que visa ter conhecimento do pleito.

Desta forma, a falta de comunicação efetiva e a ausência de transparência podem minar a credibilidade do processo eleitoral e, consequentemente, comprometer a representatividade e legitimidade dessa eleição. Além disso, a falta de informação pode levar a decisões equivocadas por parte dos(as) funcionários(as), prejudicando o debate e a busca por melhorias para todos(as) os(as) bancários(as).

Portanto, é fundamental que o Banpará reveja suas estratégias de comunicação quanto às eleições do GT-PCS e dos Comitês, garantindo que todos(as) os(as) funcionários(as) tenham acesso às informações necessárias no início do processo, e não no quase término.

De outro lado, o signatário Sindicato dos Bancários deveria estar cobrando do Banpará as divulgações pertinentes a esse processo, principalmente, no que concerne ao tempo, pois estamos a pouco mais de um dia útil para a realização da votação nas unidades.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

3 comentários:

Anônimo disse...

Pedi apoio da Numac para veicular meu material de campanha nos meios de comunicação internos e sequer responderam meus e-mails. Lamentável essa postura.

Anônimo disse...

Onde consigo verificar a prestação de conta de associação?

Anônimo disse...

AFBEPA é lamentável que em mais um final de semana o sistema de conta poupança do Banpará tenha ficado inoperante, o que é um absurdo considerando os poucos clientes que ainda insistem em permanecer no Banco. É crucial que tenhamos uma presidente que priorize o futuro do Banpará em vez de apenas sua imagem política junto ao governo. A instituição tem um grande potencial, mas precisa investir urgentemente em tecnologia, que é o principal obstáculo enfrentado pelo Banco.