quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

BANCÁRIOS (AS) DAS AGÊNCIAS SANTA BÁRBARA E MOSQUEIRO RECEBEM COM MUITO CARINHO A NOSSA ASSOCIAÇÃO.

 

Uma manhã movimentada de saída da capital e, também, para nós da Associação. Aproveitamos o dia ensolarado desta quinta-feira, 30, para visitarmos nossos colegas das Agências Santa Bárbara e Mosqueiro.

A Afbepa não visitava esses dois locais há mais ou menos 2 (dois) anos por conta da Pandemia, então, ficamos felizes em rever os colegas conhecidos e os novos (as) que estão chegando, para se agregar aos demais nas demandas do Trabalho e dar apoio a nossa Luta. 

Os Bancários (as) da Ag. Mosqueiro compartilharam conosco o quanto estavam com saudades de serem ouvidos e poderem contar o que passam no dia a dia do trabalho, as pressões, o quadro de pessoal reduzido e como eles foram contornando todas as situações adversas que apareceram, inclusive, as de organização de filas, mesmo com poucos funcionários(as). E, a nossa Associação, dedicou toda atenção para ouvir seus relatos sobre a jornada árdua que enfrentaram durante os anos de 2020 e 2021 a frente dos pagamentos dos benefícios sociais. Muitos precisaram se desdobrar para dar conta do atendimento ao público e ainda fazer o seu trabalho na retaguarda, um empenho que merece ser RECONHECIDO E VALORIZADO!

É nesse ponto que a Diretoria do Banpará cometeu um grande equívoco, pois o Abono Natalino deveria abranger a todos os (as) colegas, sem exceção, que se doaram, se desfizeram de seus compromissos pessoais, deixaram suas famílias e trabalharam emendando semana a semana, ao longo de todo este ano, para atender o Banco e as necessidades de levar dignidade a muitas pessoas. Inclusive, fica aqui nossos parabéns a todos (as)!!!

“Esta é uma das nossas missões, enquanto Funcionários, afinal o Banco do Estado do Pará presta um serviço de agente social à população paraense. Nosso diferencial sempre foi o contato corpo a corpo com os nossos (as) clientes, o que na era da tecnologia de ponta, o contato entre pessoas se torna ainda mais valioso” disse um colega.

Os colegas perguntaram sobre o PCS e demonstraram sua insatisfação com o congelamento, muitos entraram no Banco há mais de 5 anos e só tiveram uma ou duas promoções, por exemplo. O principal ponto de descontentamento dos funcionários (as) do Banpará, além do congelamento, é em relação as metas que foram colocadas para as Promoções tanto por Merecimento quanto por Antiguidade, esse critério não existia antes, contudo a partir do ACT assinado em 2018, na cláusula 20, onde diz “Regulamento Vigente”, passou a vigorar o indiscutível e obscuro Índice de Eficiência Adaptado Projetado para o Exercício, do qual quase ninguém sabe a respeito e nem sequer qual o número que é necessário atingir para que se obtenha as promoções. “Infelizmente, esse é um prejuízo irrecuperável e irreparável que impuseram ao principal Patrimônio do Banco, as Vidas de seu Funcionalismo, por isso reiteramos à Diretoria do Banpará, Queremos Valorização”, disse Kátia Furtado.

“Pessoas Valorizadas trabalham Felizes por saberem que estão com as suas necessidades asseguradas no presente e no Futuro, e as promoções nos trazem ganho real e impactam em nossos direitos trabalhistas”, finaliza Kátia.

Outro ponto que se ouviu dos colegas foi sobre a postura de alguns Gerentes Regionais que dão ordens opostas aos Normativos, porém, na hora em que precisam respaldar o seu querer aos funcionários (as), por meio de documentos oficiais, não assumem para si a responsabilidade. Um absurdo!!! Um despropósito!!! A Afbepa orientou que não se faça nada contra os Normativos do Banco, pois a infringência pode resultar na perda do emprego.

ORDEM MANIFESTAMENTE ILEGAL E CONTRÁRIAS AS NORMAS DA EMPRESA NÃO DEVEM SER CUMPRIDAS, E SIM DENUNCIADAS!

 A questão da Falta de Autonomia Gerencial é outro fato que marca o modelo de gestão imposto aos Gerentes de Agências e Coordenadores de Pabs. De fato, os Gerentes não têm praticamente nenhuma autonomia, apenas executam as ordens emanadas dos regionais, que por sua vez, obedecem às ordens políticas internas e externas. Esse quadro precisa mudar, pois isso não é profissionalismo!!

Nossa Afbepa não concorda com esse tipo de gestão e seguimos em busca do melhor para o funcionalismo do Banpará! Unidos somos fortes!!!

Agradecemos imensamente aos colegas das Agência Santa Bárbara e Mosqueiro pela acolhida e pelo tempo de muita qualidade. Até breve!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

 

 

Nenhum comentário: