sexta-feira, 17 de setembro de 2021

CONDIÇÃO DESUMANA: COLEGAS DA AGÊNCIA CAPANEMA ESTÃO TRABALHANDO NO CALOR!



Uma situação absurda está acontecendo na Agência Banpará Capanema, os nossos colegas da Unidade estão há quase 30 dias sem ar condicionado e trabalhando normalmente, mesmo com o forte calor na cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 17, alguns colegas procuraram a AFBEPA para contar sobre essa situação calamitosa que estão passando. No final de agosto, informaram para a Geman sobre a situação e abriram uma Ordem de Serviço, o técnico em refrigeração foi até o local, e informou que somente seria possível a substituição do aparelho por um novo.

Desde então, os colegas estão usando um ventilador como medida paliativa, que acaba atrapalhando o serviço, já que são muitos papéis e dinheiro para lidar, que com o vento voam. Além da situação de calor infernal.

Em resposta aos funcionários, a GEMAN informou que "não há como realizar a compra de um aparelho novo no momento, pois isso não estaria no planejamento do Banco dentro dos próximos meses". Talvez, no ano que vem seja possível realizar a substituição... Não é, Banpará?!

A Afbepa, através de sua presidenta, também, acionou a GEMAN, que informou que a agência tem de aguardar " DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE".

Enquanto isso, todos os dias, os empregados da Ag. Capanema são cobrados sobre as metas de vendas de produtos do Banco, e as buscam cumprir com excelência. Além do mais, o Banpará, obteve, somente no 1° de semestre de 2021, 120, 4 milhões de lucro. Será mesmo que não tem como enviar um aparelho novo para Capanema agora???

Que burocracia é essa que faz as pessoas trabalharem em condições Indignas e Insalubres?

O Banpará sempre esquece dos seus deveres quando se trata de Proteger e Valorizar as Vidas dos seus Trabalhadores (as). Quem pode abrir um PAD contra a Direção Administrativa por falta de dar condição de trabalho a pessoas humanas, seus empregados(as)???? A Auditoria? O Presidente? O CONSAD?

Esse cenário insalubre não pode prosperar! Os colegas estão tendo reações alérgicas, tosses e outras consequências desagradáveis que o calor traz. Sem contar que ainda estamos enfrentando uma Pandemia, e precisamos utilizar máscaras para nos prevenir contra o vírus, que se tornam ainda mais desconfortáveis no calor.

Há, neste caso, um descumprimento da Constituição Federal da República do Brasil; CLT; NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO; CÓDIGO DE ÉTICA DO BANPARÁ, DENTRE OUTRAS LEIS.

É dever do Banpará proporcionar aos seus empregados (as) Segurança, Saúde e Higiene! Nesse momento, não há condições de Saúde na Agência Capanema! Nossos colegas estão padecendo no calor! É um tratamento desumano!

A AFBEPA estará acompanhando a situação com os colegas para saber se alguma providência foi tomada. Mas, não iremos aceitar esse tratamento desrespeitoso, insalubre e desumano com os funcionários (as) da Ag. Capanema.

Se não tem condições de trabalho, a agência não pode funcionar.

RESPEITO!!!!

Atualização às 17h e 16min: A Geman informou, há pouco, que estão aguardando a conclusão de um processo licitatório da Suloc para fornecimentos de novos equipamentos e, logo que isso seja feito, buscarão atender as demandas de todas as unidades com maior rapidez possível.

A Afbepa continuará acompanhando esta situação!!!


UNIDOS SOMOS FORTES
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: