quarta-feira, 13 de março de 2019

CONDIÇÕES INSALUBRES: APÓS ASSALTO, AGÊNCIA DO BANPARÁ EM BONITO CONTINUA DEPREDADA E COM ODOR TÓXICO, FRUTO DO USO DE ARMAS E EXPLOSIVOS NA AÇÃO CRIMINOSA PERPETRADA NAQUELA UNIDADE DE TRABALHO.

Cofre explodido

Na terça-feira (12), a AFBEPA foi até a Agência do Banpará em Bonito dar atenção aos colegas, após assalto ocorrido na madrugada do dia 08 de março. Em uma ação violenta, os bandidos se dividiram em dois grupos para burlar o efetivo policial da cidade, deferindo cerca de 300 tiros contra a delegacia e uma Unidade de Segurança do município. Depois, seguiram para a agência do Banco, atirando e estilhaçando a porta de vidro da frente. Também usaram explosivos pesados para abrir os dois cofres, a fim de levar o conteúdo desses. Ainda fizeram o vigilante como refém para entrarem na agência e, depois, escaparem da Polícia.
As fotos abaixo, repassadas pela presidenta da Associação, Kátia Furtado e pela 1ª secretária, Joventina Marques, em visita à Unidade, mostram parte do estrago no teto que fica sob a Tesouraria, devido ao uso dos explosivos. Artefatos esses que deixaram a Agência Bonito em condições insalubres, com um cheiro fortíssimo de resíduos de explosivos que são altamente tóxicos à saúde de qualquer pessoa que estiver no local.

E, segundo informou nossa presidenta, direto da agência afetada, o cheiro forte já era percebido desde a entrada, na área do autoatendimento, situado logo após as portas de vidro que foram estilhaçadas pelos bandidos. Agora, se encontra, no local, uma espécie de “porta” de madeira improvisada para fechar a entrada dessa Unidade.

Ontem, a AFBEPA se deparou com dois funcionários da Agência e mais um do Banco (GESPA), que faziam a conferência do dinheiro que tinha sido deixado para trás. Muitas cédulas estavam chamuscadas pelos explosivos, outras ainda estavam intactas.

Observando as condições altamente insalubres e perigosas, Kátia, representando a AFBEPA, orientou que os funcionários da agência enviassem um e-mail ao Banco, para que eles só entrassem no local, novamente, após o envio de uma equipe especializada pelo Banpará, para minimizar o cheiro, os estragos deixados pelo uso de explosivos que põem em risco a vida desses trabalhadores. Dois vigilantes também estavam no local.

O cenário, que é ameaçador aos colegas que estavam presentes na Agência depredada, precisa de medidas regradas, disciplinadas por parte dos setores responsáveis do Banco, para que a saúde e integridade física e psicológica de nossos colegas não sejam ainda mais afetadas.  Pois, com essas situações de assaltos violentos, nessa modalidade de “novo cangaço”, sofrem os trabalhadores e clientes do Banco, que precisam se deslocar até a Unidade mais próxima –que, nesse caso, é a Agência Capanema –, para usar os serviços bancários, sendo dispendioso para clientes e uma sobrecarga aos colegas que trabalham na Agência procurada.

A AFBEPA reforça que está na hora do Governo do Estado se reunir com os Bancos no Pará, que têm sofrido ações como essa com muita frequência, para estudarem e implantarem políticas efetivas que não só remedeiem situações desse tipo, mas que previnam, que coíbam esses atos criminosos, nos quais os bandidos se organizam para atacar primeiro a unidades policiais desses locais afastados da capital, desestabilizando o que seria a defesa daquela população, para, então, assaltarem as Unidades Bancárias de forma rápida, truculenta e, na maioria das vezes, com o abandono de reféns em qualquer estrada que dê fuga fácil aos criminosos.

AFBEPA TAMBÉM VISITOU CAPANEMA
Como as demandas estão sendo transferidas para a agência mais próxima de Bonito, que é a Agência Capanema, Kátia Furtado e Joventina Marques também visitaram essa Unidade de Trabalho e lá constataram que já há um déficit de funcionários devido a alguns estarem de férias ou afastados.

Portanto, a AFBEPA avalia que é necessário que o Banco envie mais funcionários, pelo menos duas pessoas, para dar conta dessa demanda extra, para não sobrecarregar (ainda mais) o pessoal da Agência Capanema.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: