segunda-feira, 18 de setembro de 2023

MARIA DO SOCORRO LOLA: UMA ESTRELA GENEROSA BRILHARÁ ETERNAMENTE NO CÉU

Na manhã do último sábado, 16, o céu se tornou pequeno para a magnitude de uma bela estrela que acabara de chegar ao seu destino. Trata-se da funcionária do Banpará de Santarém, Maria do Socorro Souza Lola da Costa, que aos 62 anos nos deixou para resplandecer e interceder por nossas vidas lá do alto, ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo.


Lola, como era carinhosamente chamada por familiares, amigos e colegas de trabalho, estava no Banpará há quase 14 anos, tempo de trabalho dedicado na agência Santarém, e atualmente, estava lotada no Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Prefeitura Municipal.


No domingo passado, 10, ela começou a sentir intensas dores de cabeça, mas pensou que não havia necessidade de ir ao médico naquele momento e deixou para ir no dia seguinte. À noite Maria chegou a perder a consciência e logo foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de Santarém.


A partir desse momento, uma batalha pela vida começou a ser travada. Devido a um incidente ocorrido em uma das alas hospitalares, Socorro precisou ser transferida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após quatro dias de internação, uma série de exames foi realizada, e diante da gravidade de seu estado de saúde, haja vista tratar-se de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, Lola não resistiu.


Maria deixa dois filhos e todos os colegas do Banpará enlutados. O sentimento que fica é a de que uma grande mulher, de um coração gigantesco, foi embora abruptamente. Os(as) funcionários(as) da agência Santarém estão em choque, pois acreditavam na plena recuperação da Lola.


O sepultamento aconteceu no domingo, 17, por volta das 16h30, no cemitério de Mararu, no município de Santarém. Frente a essa triste notícia, a Afbepa se une a todos os familiares e amigos em orações, para que Deus possa estar presente na vida de cada um, oferecendo o conforto necessário para enfrentar esse momento de profunda tristeza.


Gesto de amor


Relatos de amigos e colegas de trabalho atestam a grandeza de Maria do Socorro. Dentre os adjetivos utilizados para descrevê-la, destacam-se: dedicada, centrada, notável e benevolente, apenas para citar alguns que ilustram o quão especial era essa mulher. A apreciação pelo comportamento da colega é notável, pois ela sempre se mostrou disposta a auxiliar todos ao seu redor, sem poupar esforços.


E mesmo após sua partida, sua generosidade não cessou. Durante sua vida, Lola sempre manifestou interesse em ajudar o próximo, mesmo após seu falecimento, e assim o fez. Hoje, duas pessoas têm a oportunidade de sonhar com uma vida saudável graças à doação de sua córnea e rim. Um gesto admirável por todos nós, e sem dúvida, por aqueles que receberam os órgãos.


Maria, a Associação expressa todo o carinho e respeito pelo que você representou para todos nós, e com certeza, a doação de órgãos é um dos mais belos exemplos de amor que um ser humano pode oferecer.


Que nossas preces possam trazer consolo aos corações daqueles que sofrem com essa perda irreparável.


#DescanseEmPazLola

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

AFBEPA VISITA OS FUNCIONÁRIOS(AS) DO BANPARÁ EM BANNACH

Hoje, 15, foi o dia de estar na companhia agradável dos colegas da agência Bannach. A reunião da nossa Associação com o pessoal desse local foi excelente. Primeiro se ouviu as manifestações e dificuldades dos colegas, que falaram do seu amor pelo Banpará inicialmente e as grandes queixas têm a ver com o Plano de Saúde Unimed Fama, o qual não está sendo aceito por Hospitais, laboratórios e médicos; e a utilização do Sodexo, pois apenas um estabelecimento credenciado aceita e com reduzidas opções de compra. A sugestão colocada é que o Banco possa contratar outra empresa para atender o pessoal desse Município. Há,  também,  uma súplica de Bannach, e isso é geral, por investimentos em tecnologia; a Carteira Rural tem ótima demanda, mas a burocracia emperra a alavancagem dos produtos. É importante,  também, uma melhor qualificação aos que lidam diretamente com o crédito rural.

A Diretoria da Afbepa se manifestou depois e agradeceu por poder ouvi-los e se comprometeu a interceder junto à Direção do Banco, acerca dessas questões.

A Afbepa viu na agência que no atendimento próximo a porta da Retaguarda há fissuras e algumas infiltrações. Foi orientado que a Coordenadora solicite providências quanto a isso, para não ficar pior, encaminhando Ordens de Serviços. 

Na agência de Bannach são cinco funcionários(as), que interagiram com a Diretoria da Afbepa sobre os demais assuntos abordados, e o Plano de Cargos e Salários-PCS é o que querem ter como valorização em suas vidas profissionais.

A nossa unidade e luta tem de ser por valorização e o encaminhamento da nossa Associação é lutar por um PCS que efetive as Promoções por Merecimento e Antiguidade; Retire os Índices de Eficiência (que congela as Promoções) e promova o realinhamento dos funcionários(as) no Plano de 35 níveis, para extinguir as distorções existentes.

A nossa Associação pede que abramos os olhos para o regramento do Segundo Ano do Acordo Coletivo e Convenção Coletiva de Trabalho, pois é nesse segundo ano que os Banqueiros e Direções de Bancos Públicos mais se beneficiam e os trabalhadores(as) perdem.

A Afbepa agradece todo o carinho e ajuda recebidos.

Valeu Bancários(as) de Bannach!!


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

AFBEPA EM BREJO GRANDE DO ARAGUAIA E PALESTINA DO PARÁ

Hoje, 14, a Afbepa esteve dialogando com os funcionários(as) das agências Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará. Os assuntos debatidos foram desde os problemas de suspensão do atendimento do Plano de Saúde Unimed no Sul e Sudeste do Estado, ao rebaixado reajuste dos salários e ticket alimentação, a falta de transparência sobre o reajuste das Comissões, o Plano de Cargos e Salários-PCS e a longa espera para a manutenção, consertos e aquisições de equipamentos, aparelhos e móveis que guarnecem as unidades.

A más condições de trabalho, infelizmente, é um problema que a Administração do Banpará deixa a desejar e descumpre o seu dever, pois têm agências que esperam há meses pelos atendimentos dos seus pedidos e o Setor Competente não informa o motivo dos funcionários(as) terem de esperar por tanto tempo pelos consertos de ar-condicionados;  trocas de lâmpadas; falta de porta em banheiro feminino; entupimento de banheiro; aquisição de cadeiras; goteiras e bicas nos tetos que alagam o espaço do trabalho e podem dar prejuízos aos equipamentos, por exemplo o CPD, como há tempos vivenciam os colegas da agência Bom Jesus, entre outros.

A Afbepa verificou que a agência Brejo Grande do Araguaia está muito quente, são cinco centrais de ar, duas funcionando e três com defeito (no CPD; no atendimento e na cozinha). O computador da tesouraria não funciona, há infiltrações nas paredes da área da Gerência  e da Tesouraria;  a energia elétrica está com muita oscilação e precisa de uma revisão da engenharia do Banco, falta cadeira para sentar e o piso tátil apresenta falhas.




A agência Palestina, também,  tem problemas de condições para trabalhar, o banheiro está com infiltrações; as centrais de ar duas estão com defeito, uma no Autoatendimento e outra no atendimento; há várias lâmpadas queimadas no atendimento, Autoatendimento e retaguarda; a placa com letreiro do Banpará na fachada está com lâmpadas queimadas e avariada e falta pintura total na agência.



Essas unidades têm ordens de serviços demandadas há meses.

A nossa Associação já encaminhou muitas denúncias sobre esse descaso e espera, agora, que esse cenário mude, com a proposta de troca de documentos rápidos entre Dirad, assessoria e Afbepa, sobre a necessidade de resolução de problemas dos locais de trabalho. Os problemas que afetam a pessoa humana, em sua saúde e segurança, têm de ser resolvidos com celeridade e prioridade.

VIDA DIGNA SEMPRE! 


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


quarta-feira, 13 de setembro de 2023

BOM JESUS DO TOCANTINS, ABEL FIGUEIREDO E RONDON DO PARÁ FORAM OS LOCAIS VISITADOS PELA AFBEPA NESTE 13 DE SETEMBRO

Neste dia 13, a Afbepa esteve logo cedo visitando os colegas da agência Bom Jesus do Tocantins. Vários assuntos fizeram parte desse momento, em especial as Promoções no Plano de Cargos e Salários-PCS; a falta de assistência à saúde, devido a Unimed estar em dívida com os seus credenciados do Sul e Sudeste do Pará, sendo que a Afbepa informou que, conforme informações do Dirad, o Banco demandou um processo judicial contra a Unimed; o Reajuste Salarial considerado ínfimo em todos os locais visitados; o reajuste das gratificações, pauta negociada ano passado e que o Banco ficou de resolver em até 90(noventa) dias da assinatura do Acordo, porém até agora nada foi comunicado, entre outros.

Essa agência apresenta uma situação preocupante, quando chove enche de água, pois há goteiras e bicas de água por toda parte, na área do CPD, no Autoatendimento, no atendimento,  na cozinha,  na área traseira da agência, o local fica todo alagado. A preocupação do pessoal é com as chuvas que ficam mais fortes em novembro. As logomarcas do Banpará estão apagadas e afundadas. O piso tátil está precisando de reparo.



A situação desse local é grave. Urge que as Ordens de Serviços já encaminhadas desde o ano passado sejam atendidas.

Um outro problema é a falta de pessoal diante da demanda, com uma adição haviam quatro funcionários trabalhando.  

Agência Abel Figueiredo 

A reunião da Afbepa com os funcionários(as) da agência de Abel Figueiredo foi muito boa e os assuntos variaram do índice de reajuste deste ano, PCS, a defesa de que num próximo acordo coletivo a categoria regue o segundo ano, pois todos estamos perdendo valor com os índices diminutos versus o alto custo de vida. "É preciso interferir no acordo do segundo ano, ver índice de reajuste do Ticket Alimentação, anuênio, gratificações etc. Não podemos deixar os Banqueiros e Direções de Bancos jogando livremente", disse Kátia Furtado.

As condições de trabalho,  também foram vistas por nossa Associação e além da fachada com a logomarca empurrada e desbotada, a Afbepa viu que a agência precisa de pintura.



Rondon do Pará 

A Afbepa foi super bem recebida pelos colegas da agência Rondon do Pará. A conversa girou sobre os mais variados assuntos, e o maior reclame de todos os lugares é a falta de assistência à saúde, pois nenhum credenciado quer atender o Plano Unimed, para ter assistência à saúde precisa se deslocar para outro Estado, até para fazer um hemograma, porém, para o Banco, o atestado de comparecimento não abona as ausências. A Direção do Banpará precisa resolver celeremente esses problemas.

Nessa unidade a falta de manutenção persiste, há goteiras na cozinha e na área de atendimento há muito tempo sem solução, mesmo diante de OSs. Não há lâmpadas por trás dos cashs porque foram retiradas para colocar no Autoatendimento, ainda tem 1 lâmpada com defeito no atendimento. É preciso repor as lâmpadas da agência, que sofre com mais esse problema.


Para a Afbepa as visitas revelam, claramente, um quadro de descaso. É urgente que a Direção do Banpará aja para dar condições de trabalho aos funcionários(as).

A nossa Associação está lutando para que tenhamos condições dignas de trabalho.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA VISITA AS AGÊNCIAS DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA, SÃO GERALDO DO ARAGUAIA E PIÇARRA

Na manhã de ontem, a Afbepa iniciou os seus trabalhos indo até São João do Araguaia, e foi muito bem recepcionada pelos funcionários(as) dessa unidade.

A presidenta e os diretores conversaram com os colegas sobre o nosso Plano de Cargos e Salários-PCS e a colocação de índices de eficiência no Plano, o que impacta, diretamente, na falta de promoções, desde 2018, ano passado foi dada uma promoção excepcional. Ainda sobre os trabalhos do PCS, a categoria tem que lidar, com a total ausência de informações de como estão os trabalhos do Grupo de Trabalho Paritário, para retirar esses índices, além da necessidade de realinhar o pessoal na tabela de 35 níveis, onde as promoções deveriam ocorrer com 2 e 3 anos, porém, desde a sua implantação em 2010, o Banco nunca deu uma promoção por Merecimento e Antiguidade de forma regular, devido todo o tempo haver mudança de marco de contagem inicial para as Promoções, o que leva ao congelamento das Promoções, esse é um dos fatores de muitos estarem aquém do nível que deveriam estar.


Essa agência é nova, tem apenas um ano, mas já tem problemas de funcionamentos de dois ar-condicionados do Autoatendimento e um do atendimento que está muito barulhento. Há duas cadeiras sem rodinhas que precisam de conserto. A agência nos informou que já há OSs abertas desde o ano passado. A Sueng comunicou que na semana passada  os serviços das centrais seriam feitos, mas até o momento não foi.

Nessa Unidade todos são filiados à Afbepa. A fala do gerente geral emocionou a nossa Associação pelo fato de haver respeito ao trabalho dos funcionários(as) com mais tempo de Banco, reconhecendo o valor desses trabalhadores(as), que se entregaram com garra para manter e fortalecer o Banpará.





A agência São Geraldo é outra unidade receptiva, de pessoas valorosas e alegres.

Esse local não tem problemas com ar-condicionado, mas tem com a estética, pois as paredes estão com aspecto sujo, por falta de pintura. As cadeiras estão velhas e sujas, e falta cadeira para sentar. A estagiária utiliza cadeira plástica para poder trabalhar. O piso da bateria dos caixas está no papelão e afundando; a caixa acrílica receptora de objetos da PGDM está toda quebrada, gerando insegurança.

O diálogo, também, foi muito proveitoso e positivo nessa agência e mais colegas se filiaram à nossa luta.




Por fim, a Afbepa visitou os funcionários(as) da agência Piçarra, local de gente alto astral e que trabalha com muito profissionalismo. A unidade é bonita e a senhora que cuida da limpeza faz tudo com muita competência. Os problemas que a Afbepa visualizou nessa agência são a do piso tátil de entrada e nas divisórias da retaguarda que estão furadas.



É preciso que a Diretoria Administrativa resolva  esses problemas, urgentemente.

A Afbepa reitera que o Banco tem excelentes funcionários(as) nas unidades do Sul e Sudeste do Pará, o que falta é agilidade no atendimento dos pedidos. Não pode uma ordem de serviço levar ano para ser atendida.

Outro reclamo diz respeito à tecnologia, vez que a instabilidade dos sistemas tem levado muitos clientes a pedir portabilidade. O pessoal quer que esse problema seja resolvido, para evitar descontentamentos e fugas para outros Bancos, além de um grande estresse aos funcionários(as).

A Afbepa pede atitudes da Direção do Banpará para o que expõe.


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 12 de setembro de 2023

ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL DOS BANCÁRIOS(AS) É DE 4,58% E DECEPCIONA

Finalmente, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (INPC) para este mês de agosto, que, na ocasião, apresentou uma variação de 0,20%. Com isso, o acumulado para 12 meses, entre setembro de 2022 e agosto de 2023, ficou em 4,06%. Desta forma, o reajuste da categoria bancária para este ano será de 4,58%, usando a lógica: INPC + 0,5% de ganho real.  Vale ressaltar que o reajuste de 4,58% se aplica ao Anuênio, gratificações, ticket alimentação, auxílios, dentre outros. Para a Afbepa, esse reajuste demonstra que nas mesas futuras, a Gestão Sindical que negocia em São Paulo tem de buscar argumentos e estudos que embasem a luta por um ganho real que, realmente, reflita a recomposição das nossas perdas, senão o reajuste do segundo ano de vigência do acordo acaba sendo muito bom para os Banqueiros e Direções de Bancos Públicos. "Ano que vem a categoria tem de estar atenta para a mesa nacional e o que queremos para o 2° ano de vigência do Acordo, isso precisa ser definido nas conferências locais e nacional ou abrir um debate para avaliar se ainda  há a necessidade de Acordo de dois anos" diz Kátia Furtado  UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


segunda-feira, 11 de setembro de 2023

AFBEPA VISITA AGÊNCIAS DO BANPARÁ E FORTALECE LUTA POR NOSSOS DIREITOS E INTERESSES

Na última semana, a diretora da Afbepa, Cristina Lagos, realizou uma breve viagem pela região do Nordeste do Estado, durante a qual visitou três agências específicas, situadas nos municípios de Irituia, Capitão Poço e Ourém. Em todas as unidades, a representante da Associação ficou contente por duas razões: pela calorosa acolhida dos colegas e pelas boas condições dos locais de trabalho. Cristina aproveitou para abordar pautas significativas para a categoria, como o Plano de Cargos e Salários (PCS) e os benefícios exclusivos oferecidos pela Afbepa, incluindo a psicoterapia, que tem se mostrado crucial para o bem-estar dos(as) associados(as). Além disso, foram esclarecidos detalhes sobre o processo do vale-alimentação para os colegas admitidos no Banco até dezembro de 1987. "Foi um momento gratificante, no qual encontramos associados, além do que é uma oportunidade para filiar outros que chegaram para somar. Além disso, encontrar as agências limpas, bem conservadas e bonitas é algo que enche de orgulho nossos corações, pois como todos sabem, uma das missões da Afbepa é assegurar que os colegas desfrutem de um ambiente de trabalho digno", afirmou Lagos. A nossa Associação agradece profundamente pela calorosa recepção dos colegas em nossa visita às instalações de trabalho. E para os novos associados que chegam para somar: sejam muito bem-vindos! Confira as fotos:

AGÊNCIA IRITUIA

AGÊNCIA CAPITÃO POÇO

AGÊNCIA OURÉM

UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

sábado, 9 de setembro de 2023

AFBEPA PEDE À DIRAD QUE DOCUMENTOS RÁPIDOS SEJAM A BASE DO DIÁLOGO PARA RESOLVER PROBLEMAS DOS LOCAIS DE TRABALHO

A Diretoria Administrativa -DIRAD respondeu o ofício da Afbepa 064/2023 e em sua resposta expõe os trâmites das contratações por licitações e as que a dispensam, sobre os valores globais contratados pelo Banco que envolvem as empresas Sanear e Polo, que prestam serviços em Belém e ganham pelo serviço prestado, entre outros pontos. Ao fim, a Dirad pede um nome para compor Mesa Permanente, que não foi proposta na reunião do dia 1º de setembro.

A Afbepa em sua resposta informa que a troca de documentos exteriorizando problemas nas unidades, a serem resolvidos por essa Diretoria, em até 72h, seja considerada a proposta da reunião.

Com isso, a Afbepa busca desburocratizar a atuação dessa Diretoria, tornando a gestão mais célere e dinâmica para os funcionários(as).

Além disso, foi cobrado novamente da Dirad, o Plano de Uso e Manutenção de Bens Móveis e Imóveis do Banco e não o check list encaminhado, voltado aos gestores. Esse Plano deve conter todas as unidades do Banpará, as manutenções preventivas e corretivas, o início do uso desses Bens e datas de manutenções, trocas de equipamentos e o seu período, enfim, um plano que mostre como as áreas agem, tanto preventiva como corretivamente.

Leia o ofício completo clicando aqui.

VERIFICAÇÃO DA AFBEPA CONTRADIZ FALA DO DIRAD SOBRE MANUTENÇÃO DAS UNIDADES DO BANPARÁ

 

Durante uma reunião a pedido do Dirad, no início do mês, para tratar de assuntos relacionados ao relatório de denúncias encaminhado pela Afbepa para o Consad, Coaud, PGE e Casa Civil, acerca das condições inseguras e insalubres nas quais laboram os(as) funcionários(as) do Banpará, surpreendentemente, foi-nos comunicado pelo Diretor que 90% das unidades mencionadas no documento estavam com os seus problemas resolvidos, o que gerou estranheza, diante das diversas reclamações e visitas recentes aos locais de trabalho.

Pois bem, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a Afbepa dedicou esforços e entrou em contato com as 38 agências contidas no relatório de denúncias e, após dialogar com os(as) trabalhadores(as), a Afbepa verificou que a fala do Diretor contradiz a realidade das unidades, pois apenas 32% das unidades tiveram seus apelos atendidos e 70% continuam da mesma forma, abandonadas.

Após esse episódio, na tarde de ontem, 9, a Afbepa protocolou um ofício mostrando essa realidade em relatório, assim como a nossa Associação solicita da Diretoria Administrativa que resolva com celeridade os problemas relatados, para que os colegas e clientes desfrutem de um ambiente seguro, salubre e higiênico.

Clique aqui para ler o ofício com detalhes sobre as condições das agências e pedidos da nossa Associação.


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA