segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO MANUTENÇÃO EFETIVA EM CENTRAIS DE AR-CONDICIONADOS E ESTRUTURA FUNCIONAL COMPATÍVEL NAS AGÊNCIAS

Na última semana, a Afbepa visitou as agências Acará, Abaetetuba, Barcarena Vila dos Cabanos e Igarapé Miri e continua se deparando com Unidades de trabalho cheias de problemas de refrigeração, e o resultado disso são ambientes quentes e propícios a doenças. Falta manutenção, conserto e instalação. Ao nosso ver, a empresa terceirizada não dá conta do trabalho de atender aos vários locais. Portanto, já passou do tempo do Banpará rever isso.


Além disso, há o déficit no quadro de pessoal, o que causa transtornos e sobrecarga em certas Unidades.


Diante dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará protocolou, na manhã de hoje, 06, um ofício ao Presidente do Banpará, para que resolva o quanto antes todos os problemas relacionados à falta de funcionamentos dos ar-condicionados, pois essa situação tem causado desconforto e até adoecimento de bancários(as).


No mesmo documento a Afbepa cobra, ainda, que a estrutura de funcionários(as) prevista para cada agência seja respeitada, já que em alguns casos, os ambientes de trabalho tem funcionado bem abaixo do número previsto.


Clique aqui para ler o ofício na íntegra.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

AFBEPA VISITA AS AGÊNCIAS DE BARCARENA VILA DOS CABANOS E IGARAPÉ MIRI

A Afbepa esteve ontem, 2, com os colegas das Agências Barcarena Vila dos Cabanos e Igarapé Miri. Muito gratificante a ida a esses Locais de Trabalho.

Na Agência Barcarena Vila dos Cabanos a estrutura de pessoal é de 13 (treze) funcionários(as), porém foram transferidos 2 (dois) funcionários e um funcionário que deveria se apresentar na agência nunca foi, por isso, o quadro funcional está incompleto e a agência atua com apenas 11 (onze) funcionários.


A nossa Associação foi muito bem recebida e se reuniu com o pessoal para dialogar sobre as questões do trabalho local e as mais gerais que envolvem o Banco.


Todos preocupados com a falta de Gestão e se a presidente retorna. A PLR, também, foi um assunto da pauta, principalmente, por causa da proximidade do Carnaval. 


A Afbepa verificou um clima de companheirismo entre os colegas e a disposição de estar a postos para Lutar pelo bem do Banpará.


A agência Igarapé Miri nos propiciou um clima de muito prazer e felicidade. É uma Unidade do Banco muito Unida e a Solidariedade é marca das pessoas que ali laboram.


Dialogamos sobre as inseguranças que foram geradas com o afastamento da presidente, as mídias negativas contra o Banco, o provável retorno da presidente e o pagamento da PLR para antes do Carnaval, o que nos parece importante para a maioria do Funcionalismo.


Algo que nos arrepiou e emocionou foi a história do Gerente Geral João, que na pandemia atuou com muito louvor em prol do Banco e dos colegas, que foram vistos por ele com Amor, Espírito de Solidariedade e Generosidade.


Num dia do pagamento de uma das políticas sociais do Governo do Estado, após ele dar conta do trabalho de sua agência, em Igarapé Miri, e ao retornar para a sua casa, em Abaetetuba, no início da noite, João viu a agência Abaetetuba cheia de pessoas, beneficiárias da política social que estava sendo paga. O problema é que tanto dentro como fora a agência estava lotada e, provavelmente, os pagamentos só terminariam após a meia noite. Pensando que esse cenário daria confusão para os colegas, ele parou o seu carro para Ajudar.


Assim, ele ligou para a gerente geral substituta, vez que alguns colegas estavam afastados por serem do grupo de risco e como ela não conseguiu falar ele entrou na agência. 


A sua ajuda foi providencial, uma vez que a gerente estava extenuada e os outros colegas também. Ele mandou afastar os móveis, enfileirou as pessoas, pediu autorização para o regional para pagar os que estavam dentro da agência confirmando o beneficiário pelo Registro Geral sem autenticar, chamou a PM para o proteger e foi para fora da agência pedir aos demais beneficiários(as) que retornassem no dia seguinte para sacar os seus valores, pois os trabalhadores(as) já não apresentavam mais condições físicas e mentais para o trabalho. E tudo deu Certo!!! Parabéns João, você demonstrou Amor ao Próximo e muita Solidariedade. 


Que possamos copiar esses exemplos de Nobreza, nos preocupar sempre com o próximo.


Infelizmente,  a Agência Igarapé Miri passa pelo mesmo problema de falta de funcionamento do ar-condicionado, 3 (três) centrais não funcionam, embora, já a algum tempo, estejam as centrais substitutas na agência, porém não foi o terceirizado instalar, como, preconiza norma do Banco. 


Um Completo absurdo isso!!!!


Não é possível que as Unidades não tenham Autonomia para contratar alguém que instale ou realize as manutenções, e os funcionários(as) e clientes tenham que ficar no calor.


Uma total irracionalidade e falta de Respeito pela Vida, pois são muitas agências a serem atendidas, para apenas uma empresa terceirizada atender e, segundo a Afbepa ficou sabendo,  serviços caros e sem qualidade.


Isso e outras coisas precisam ser reavaliadas e revistas.


Respeito!!


Confira as fotos:

AGÊNCIA IGARAPÉ MIRI





AGÊNCIA BARCARENA VILA DOS CABANOS




UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

CONVÊNIOS E CONTRATOS OFERECIDOS PELA AFBEPA AOS NOSSOS(AS) ASSOCIADOS(AS)


Uma das principais dúvidas entre os(as) associados(as) é quanto a utilização de benefícios oferecidos pela Associação dos Funcionários do Banpará, principalmente por meio dos convênios e contratos, em que muitos precisam de um atendimento jurídico trabalhista ou defesa disciplinar, dentário, oftalmo e até a primeira ou renovação de habilitação.

Mas antes de falar de cada um, é preciso compreender que estar com a gente, acima de tudo, é entender que ter uma entidade forte é a melhor maneira de zelar pelas nossas conquistas e por nossa luta coletiva em prol dos nossos direitos e interesses de classe, portanto, os benefícios são serviços a mais para nossos amigos(as) que seguem de mãos dadas nessa luta diária.

Para sanar as dúvidas de muitos colegas, listamos os principais parceiros e seus respectivos serviços oferecidos exclusivamente para quem é associado(a) da Afbepa. Entre eles estão:

Assessoria Jurídica Trabalhista e Disciplinar (PAD)

A Afbepa atua, exclusivamente, na defesa dos nossos direitos e interesses, e do Banco do Estado do Pará, enquanto Banco Público. Temos, como Associação, assumido com coragem, autonomia e independência, a luta em defesa de nossas vidas, por salários melhores e condições de trabalho adequadas.

Para nos auxiliar nessas demandas, possuímos contrato com uma das melhores Assessorias Jurídicas do Pará, trata-se do Escritório Tuma & Torres Advogados, que além de nos ajudar em demandas coletivas que trouxeram ganhos significativos para vários dos nossos(as) associados(as), presta atendimento individual, seja na confecção de defesa escrita em PADs, assim como demandas judiciais trabalhistas.

Recentemente, o êxito na ação de execução do Banco de Horas Negativo, onde os nossos associados(as) vão poder desfrutar da decisão que determinou que o Banpará se abstenha de fazer descontos nos contracheques de quem foi afastado, a devolução dos direitos e o pagamento das horas realizadas.

Ótica Telégrafo

Com 33 anos de experiência no mercado, a Ótica Telégrafo é parceira da Associação dos Funcionários do Banpará e oferece condições especiais apenas para quem é da Afbepa. São descontos que podem chegar a 50% na compra da armação e lentes digitais.

Caso você escolha levar o óculos completo, o associado(a) ganha de presente um óculos esportivo com o seu grau, e se precisar, as manutenções e consertos são feitas com a própria Ótica Telégrafo totalmente grátis.

Atendimento Psicológico

A nossa Associação chama atenção ainda para o adoecimento mental quando esse está relacionado ao ambiente do trabalho, principalmente, pela pressão do dia a dia, assédio moral, cumprimento de metas, pagamento de benefícios sociais (quando aumenta o fluxo de clientes consideravelmente), além de assaltos, entre outros fatores pessoais.

Segundo a International Stress Management Association (Isma-BR), a síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, afeta, no Brasil, cerca de um terço (32%) da classe trabalhadora, colocando o nosso país à frente da China e dos Estados Unidos.

Diante do risco iminente, os nossos associados(as) podem se submeter a sessões de psicoterapia sem nenhum custo, de forma presencial ou online, pois a Afbepa entende que é preciso estar bem psicologicamente para lidar com as rotinas do ambiente do trabalho e com as relações travadas, por isso, julgamos necessário esse atendimento.

É fato ainda que a dinâmica de qualquer empresa, seja pública ou privada, só tem a melhorar com uma gestão de pessoal que se preocupa com a saúde mental dos seus funcionários(as). Cabeças saudáveis geram profissionais produtivos, que atingem bons níveis de bem-estar e saúde, ou seja, muito menos absenteísmo. 

Plano odontológico

Quem está com a Afbepa quando o assunto é saúde bucal, é a Uniodonto. Considerado o melhor plano odontológico de Belém, com atendimento em rede nacional e de urgência e emergência 24h. Só na capital paraense, a empresa possui 596 cirurgiões-dentistas em todas as especialidades que juntos têm o compromisso de prestar assistência odontológica de qualidade a todos os seus usuários.

Aos filiados(as), a Uniodonto realiza atendimento a preço acessível. Outro diferencial: é possível adicionar ao plano empresarial o cônjuge e dependentes, todos cobertos por uma ampla assistência dentária para adultos e crianças.

Os preços são:
  • Um funcionário(a): R$ 41,27;
  • Funcionário(a) + 01 dependente: R$ 66,03;
  • Funcionário(a) + 02 dependentes: R$ 85,10;
  • Funcionário(a) + 03 dependentes: R$ 88,07
  • Funcionário(a) + 04 dependentes: R$ 112,01
  • Funcionário(a) + 05 dependentes: R$ 137,59
  • Funcionário(a) + 06 dependentes: R$ 162, 36
  • Funcionário(a) + 07 dependentes: R$ 187,10
  • Funcionário(a) + 08 dependentes: R$ 211,86
  • Funcionário(a) + 09 dependentes: R$ 236,59
  • Funcionário(a) + 10 dependentes: R$ 261,34
  • Agregado: R$ 24,75.
Autoescola Foca

Com 23 anos de experiência e mais de 7 mil condutores formados, essa parceria entre a Autoescola Foca e a Afbepa oferece um atendimento para quem precisa tirar a primeira habilitação, incluindo curso teórico e prático com os melhores profissionais da cidade, além, claro, dos descontos que só é possível para os bancários associados a nossa Associação.

Dúvidas?

Essas parcerias entre a Afbepa e esses convênios fazem com que toda a categoria tenha oportunidade de planejar soluções que possibilitem melhor qualidade de vida. O resultado: bancários(as) cuidados(as) e saudáveis para o cumprimento de suas tarefas no Banco.

Caso ainda haja dúvidas em relação aos nossos convênios e contratos, além de benefícios ao se associar a Afbepa, o interessado pode entrar em contato pelo número (91) 992476774 (WhatsApp), ou pelo e-mail: afbepa.ban@bol.com.br.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

AFBEPA VISITA OS FUNCIONÁRIOS(AS) DAS AGÊNCIAS ACARÁ E ABAETETUBA


A Afbepa esteve hoje, 1, nas agências Acará e Abaetetuba, para ver os colegas e as condições de trabalho, e dialogar.

As visitas foram importantes, pois foi possível verificar algumas necessidades nesses lugares, como em Acará que o atendimento ao público está funcionando com apenas uma central de ar-condicionado, pois as outras duas estão paradas, com problemas. A agência é nível 3, mas funciona com estrutura de nível 5, há 1 colega de férias, 1 de licença, um outro colega sairá de férias na sexta-feira,  conclusão: ficarão apenas 3 (TRÊS) funcionários atendendo uma demanda grande da Cidade. 

Outro problema é o ar-condicionado colocado na entrada da porta da retaguarda, que não funciona corretamente e vaza água, sendo que um balde foi posto para aparar essa água. Muito chato, pois quem está sendo atendido vê, inevitavelmente, essa cena.


Há muitas reclamações dessa empresa terceirizada, que realiza esse trabalho de manutenção, entre o quais que o terceirizado faz um trabalho mal feito e o problema continua.


A Afbepa quer que a Administração do Banco resolva urgentemente as duas situações,  dos ar-condicionados e do déficit funcional, que reestruture essa agência com a estrutura de nível 3.


Os colegas da Agência Abaetetuba reuniram conosco, fizeram perguntas, se filiaram e foram muito receptivos com a nossa Associação.


Perguntas sobre o retorno da presidente são frequentes, além do pagamento da PLR, ideias de negócios e etc.


A Afbepa dentro do seu entendimento respondeu a cada pergunta e discorreu, também, sobre questões de sua história, o seu estatuto, o lucro comentado do Banco de 2022 e o apelo do funcionalismo à Diretoria em publicar o balanço e pagar a nossa participação até o dia 17.


Sobre o retorno da presidente, o desejo de grande parte dos funcionários(as) é que ela retorne para dar continuidade ao seu trabalho, mas quem decide é o governador. 


Há trabalhos, como do Plano de Cargos e Salários-PCS, que precisam continuar, além do Respeito à Vida do Trabalhador(a).


Confira as fotos:

AGÊNCIA ABAETETUBA





AGÊNCIAACARÁ






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A DIREÇÃO DA AFBEPA


AFBEPA COBRA AÇÕES DE PROTEÇÃO À SAÚDE DOS BANCÁRIOS(AS) DIANTE DO CRESCENTE CASOS DE COVID-19 NO BANPARÁ

Desde que iniciou 2023, a Afbepa tem recebido informações de que algumas unidades de trabalho do Banpará precisaram afastar bancários (as)positivados(as) para a Covid-19. O fato aconteceu na Matriz Nazaré, além das agências Barcarena e Castanhal.

Por conta da situação preocupante, a Afbepa protocolou, na manhã de hoje (1º), um ofício ao Presidente do Banpará, para que tome medidas internas, no sentido de comunicar com urgência aos funcionários(as) os procedimentos que devem ser adotados para prevenir que mais colegas se contaminem com essa doença e até mesmo ações de remediação.

Entre as medidas estão: retomada do uso de máscaras; higienização do espaço físico diariamente; afastar infectados ou em caso de coabitação com familiar infectado; entre outros. 

Clique aqui para conferir o ofício na íntegra.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

BANPARÁ LANÇA COMUNICADO DIANTE DO CENÁRIO POLÍTICO INSTÁVEL, MAS IGNORA TECNOLOGIA

Na manhã da última segunda-feira, 30 de janeiro, a Afbepa protocolou ofício ao Presidente do Banpará, para que esmiuce mais essas mídias negativas que envolvem a pessoa do Banpará e que o Banco volte o seu olhar para as necessidades tecnológicas.


Clique aqui para ler o ofício.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

JOICE CARLA PRECISA DE AJUDA ATRAVÉS DE DOAÇÃO DE SANGUE E FRALDAS


Joice Carla Santos Braga, mãe da ex-estagiária do Banpará e ex-empregada da Afbepa, Evellyn Santos, Luta Bravamente contra um câncer e necessita muito da nossa Ajuda com doação de sangue, fraldas ou qualquer valor para custear os seus medicamentos.

Joice enfrenta uma anemia severa, consequência dessa doença perversa pela qual é acometida e, por isso, precisa, constantemente, de transfusões de sangue para sobreviver e certos remédios.

Então, mais uma vez, a Associação dos Funcionários do Banpará - Afbepa convida a todos a Ajudar essa Mulher Guerreira, ela precisa muito da nossa Sensibilidade, Amor e solidariedade. 

Doações 

Para doação de sangue, o interessado deve procurar o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE), na travessa Mauriti, 3045, entre João Paulo II e Almirante Barroso, no bairro do Marco. A tipagem é de O+, mas qualquer tipo será bem vindo. Ao chegar no local, informar que a doação é para a paciente Joyce Carla Santos Braga. 

No caso de itens de higiene pessoal,fraldas geriátricas (P e M), orientamos que sejam entregues na Afbepa, no Edifício Infante de Sagres, localizado na rua Senador Manoel Barata, 718, sala 308, bairro da Campina. Se preferir, entre em contato com a gente que vamos buscar, pelo número (91) 99247-6774 ou 3212-1479.

Para doação de qualquer valor *PIX 91982028148 


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A DIREÇÃO DA AFBEPA


 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA PALÁCIO SOFREM COM AMBIENTE DO TRABALHO INSALUBRE E RISCO DE DESABAMENTO DO PRÉDIO. CONFIRA AS FOTOS!

Paredes danificadas colocam em risco os funcionários e usuários.

Diante das condições precárias oferecidas aos funcionários e clientes da agência Palácio, a Afbepa protocolou um ofício, na manhã desta quinta-feira (26), cobrando, da Presidência do Banpará, Urgência quanto a necessidade de intervir na estrutura física do prédio que abriga o pessoal que ali trabalha, os clientes e usuários.

O local está cheio de focos de infiltrações e mofo, além de paredes com ferragens expostas e colunas de sustentação com rachaduras.

Clique aqui e leia o ofício na íntegra

Trechos do documento protocolado pela Associação pontua que , “em uma das colunas de sustentação da área de atendimento ao público, há um buraco e rachaduras escondidas por um tecido de TNT azul, o que a Afbepa enxerga ser um perigo, principalmente, por conta de ser um fator para um possível desabamento”. 

Não para por aí:

  • Atrás dos caixas, cartazes escondem as paredes danificadas;
  • Na parte superior, onde funciona a Retaguarda da Agência, o reboco está caindo;
  • A sala de arquivo está irrespirável devido ao mofo acumulado;
  • Foram observados focos de cupim;
  • Na varanda, sujeira por toda parte e pedaços de reboco pelo chão;
  • Portas com vidros quebrados;
  • Papel usado para tapar buracos nas portas;
  • A manta que reveste o piso toda rasgada;
  • E baldes aparando água da chuva que jorra do teto.

Confira as fotos (clique na imagem para ampliar):






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A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

MÁSCARA CONTINUA SENDO UMA ALIADA CONTRA A COVID-19

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou 67 mortes em decorrência da Covid-19 e mais de 12 mil novos casos da doença em 24 horas. Segundo especialistas no assunto, esses dados representam uma certa estabilidade, no entanto, é preciso ficar atento para os sintomas e, também, para os cuidados, a fim de evitar contaminações por esse vírus, que tanto mal fez e faz a muitas pessoas.

Apesar de estável, os números ainda demonstram uma certa preocupação, principalmente pelo fato de que esse vírus continua ceifando muitas vidas. 

Desta forma, a Afbepa, mais uma vez, entende que o funcionalismo do Banpará está em perigo, já que, diariamente, as agências recebem centenas de pessoas, muitas sem a proteção básica que é o uso de máscaras.

Para se ter ideia, a Associação tomou conhecimento que alguns funcionários do Banpará começaram a apresentar sintomas gripais - febre, tosse, enjoos, além de dores de garganta, cabeça e no corpo - no local de trabalho. Desses, alguns que estão lotados nas unidades Matriz Nazaré e Barcarena foram afastados, depois de realizarem o teste e o mesmo apresentar resultado positivo.

Diante dos casos dentro das agências e matriz do Banpará, a Afbepa espera que a Diretoria Administrativa do Banpará tome providências cabíveis, para evitar que mais colegas adoeçam, no sentido de comunicar às Unidades de Trabalho as medidas a serem adotadas neste novo momento de recrudescimento do coronavírus.

O carnaval desponta e a possibilidade de aumento do quadro de infecções por Covid-19 é grande, portanto, que o Banpará atue na prevenção e no que deve ser feito quando houver contaminação no ambiente do trabalho, assim como do infectado ou familiar infectado.

Anvisa 

Se a situação pandêmica não fosse mais um problema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um dos principais órgãos na luta contra a doença, não emitiria diversas orientações para a população acerca das formas de proteção para evitar o contágio.

Segundo o órgão, entre as medidas estão as não farmacológicas, como higienização das mãos com água e sabão, uso de máscara, limpeza de balcões e objetos com álcool 70%, afastamento imediato do empregado com sintomas gripais de suas atividades, além da limpeza e desinfeção de ambientes, seja domiciliar, seja do trabalho. 

Mas o que está sendo feito para proteger os bancários? A Afbepa entende que já passou da hora da Dirad do Banpará começar a editar normas e procedimentos sobre prevenção ao Coronavírus, a exemplo do retorno da máscara nos locais de trabalho.


#Proteja-se!


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A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

MOSTRA DE QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS(AS) NOS LOCAIS DE TRABALHO DEMONSTRA NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES


Desde que a Afbepa visitou a agência Viseu, no nordeste do Pará, e flagrou a Unidade operando com estrutura deficitária de funcionários(as), outras unidades foram ouvidas acerca do assunto e relatam o mesmo problema, o que tem gerado sobrecarga de trabalho para os demais colegas que, com garra e empenho, cumprem o seu papel como podem, a fim de que o Banpará continue oferecendo atendimento de qualidade para a população paraense.

A agência Viseu tinha 11 (onze) funcionários e agora possui apenas sete. Há uma queda brusca de 36% nesse quadro de pessoal, o que resulta em diversos problemas, um dos quais o atendimento à população, que nos dias de grande movimento, fica prejudicado; além da Retaguarda, que está com apenas uma funcionária que encampa todo o serviço sem um operativo(a) que a ajude.

Cansaço, stress, dores no corpo, no estômago, podem advir como dano desse baixo quantitativo de pessoas para realização dos serviços.

Na agência BR Ananindeua, a história é a mesma: há alguns meses a unidade atuava com 15 (quinze) trabalhadores - o que dava um respiro ao funcionalismo - e hoje tem apenas dez, uma queda de 33%. Em detalhes, dois colegas estão de licença saúde, um de licença maternidade e outro foi transferido, sendo que não houve reposição.

“Todos nós estamos sobrecarregados e o movimento está acumulado”, reclama um dos colegas. “Vale lembrar que o corpo Diretivo do Banco sabe desse déficit de trabalhadores aqui em Ananindeua, mas, ainda, não fez nada para reverter essa situação e seguimos aguardando. No mais, estamos diariamente seguindo com os afazeres - cansados - para não respingar nos clientes”, completou o desabafo.

Em Anajás, na Ilha do Marajó, os funcionários vivem a mesma realidade de déficit de funcionários: a estrutura é para 10 (dez) trabalhadores, mas a agência está, atualmente, com 7 (sete), sendo que um está cedido para outra unidade devido a problemas de saúde e outro goza de suas férias que tem direito, ou seja, apenas cinco estão atuando de fato, um déficit de 50%. 

Outras agências 

Após ter ciência dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará entrou em contato com 26 agências, dos quais, 42% afirmaram estar funcionando abaixo do planejado, entre elas estão: Colares, Santo Antônio do Tauá, Cachoeira do Arari, Anajás, Salvaterra, Afuá, Moju, Oriximiná, Viseu, além de Regiões Metropolitanas, como Marituba e BR Ananindeua.

Na unidade do Banpará de Oriximiná, no Baixo Amazonas, está faltando um funcionário, sobretudo, no setor de atendimento. Essa baixa pode até representar um quantitativo pequeno em relação às outras unidades, no entanto, como o setor é composto por apenas duas pessoas, a perda nesse caso é de 50% no atendimento, gerando efeitos negativos.

Situação mais delicada na agência Moju, que está com um déficit de duas pessoas, sendo uma de férias e outra que foi transferida, mas não houve reposição. O quadro pode piorar, já que em meados de fevereiro outra funcionária irá se afastar por licença maternidade e o local passará a funcionar apenas com 4 (quatro) funcionários, sendo que o correto é para ser 7 (sete) trabalhadores.

Em Afuá, o quadro normal seria 9 (nove) trabalhadores, mas, no momento, estão com apenas 6 (seis), ou seja, menos três. Uma das principais reclamações são os muitos produtos criados pelo Banco que não acompanham o necessário número de funcionários(as), exigindo um grande sacrifício dos que estão indo trabalhar. “Chegamos no final do dia com um cansaço de uma semana”, lamentam.

Quem sente na pele esse problema são os funcionários(as) das agências Salvaterra e Colares, que relatam que muitos dos que estavam atuando nas unidades foram transferidos, mas, até o momento, não houve reposição do pessoal transferido. 

Em Santo Antônio do Tauá, os funcionários cobram uma reestruturação do quadro de pessoal, tendo em vista as demandas, já que a agência é nível 3.
 “Trabalharmos com uma estrutura menor do que o previsto para agência nível 3, e devido essa falta de pessoal estamos fazendo trabalho de duas ou três pessoas. Tem gente que está acumulando funções. Já foi pedido uma solução, mas até agora o que nos resta mesmo é se virar como podemos”, contou um dos funcionários.

Na Região Metropolitana de Belém, no município de Marituba, os funcionários laboram sob pressão devido ao número de demandas que não é compatível com a quantidade de profissionais naquela unidade. A informação obtida pela Afbepa é de que os setores de retaguarda e atendimento são os mais prejudicados, e que juntos, carecem de 5 (cinco) trabalhadores(as).

“Se falta gente para trabalhar nas várias tarefas diárias, alguém vai acabar assumindo demandas a mais. Já foi solicitado aos setores administrativos para que tenhamos a reposição desse pessoal, mas até agora os nossos pedidos não foram atendidos. Então, seguimos trabalhando dessa forma, pois o Banco não pode parar”, lamentaram os funcionários da agência Marituba.

Indignação 

Diante dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará lamenta, profundamente, que muitos colegas estejam sendo penalizados e sobrecarregados por falta de estrutura de pessoal em diversas agências do Banpará. 

Vale lembrar que quem dá o Lucro e Resultado ao Banco são esses Locais de Trabalho e seus funcionários(as), portanto, essa inadequação não pode se manter. Ainda, é importante ressaltar que esse cenário propicia muitos adoecimentos, dentre os quais o psíquico e lesões.

A Afbepa segue de olhos abertos para essas e outras situações…e cobra respostas urgentes da Administração do Banpará, que seja imediatamente reposto o devido quantitativo de trabalhadores (as) nas Unidades que apresentam déficit.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA